Vôlei de Quadra
Publicado 15 de outubro de 2003
CompartilharSão Paulo – Criada há sete anos na cidade de Canoas, Rio Grande do Sul, a Ulbra já se tornou uma das equipes mais tradicionais do País. Nesse período, o time conquistou três Superligas (97/98, 98/99 e 2002/03), além de diversos outros títulos. Este ano, pela primeira vez, participa do Campeonato Paulista Masculino de Vôlei, o mais forte torneio do Brasil.
Para disputar a competição, a Ulbra fechou parceria com o São Paulo Futebol Clube. A vontade de jogar o principal campeonato estadual do País, segundo o técnico Marcelo Fronckowiak, se deve ao calendário do vôlei brasileiro, além do elevado nível técnico do torneio que tem os principais times do País.
“No Brasil, estamos muito restritos à Superliga, que não é suficiente para os clubes. Nesse aspecto, o Paulista cumpre uma função importante, porque tem jogos de alto nível. Para um clube como a Ulbra, que deve retorno aos patrocinadores, é essencial se manter em atividade. É preciso acabar com essa idéia de que se faz esporte por filantropia”, diz o treinador da Ulbra.
Fronckowiak assumiu a equipe há uma temporada, e está mais do que satisfeito com a parceria com o São Paulo Futebol Clube, que vai até o final do Paulista, previsto para o novembro. Na verdade, uma prorrogação visando à Superliga 2003/04 já estaria nos planos das duas partes.
“Acho que é uma parceria que veio para ficar, estamos em um dos maiores clubes do País. Não só no futebol, mas em várias outras modalidades. Estamos começamos bem e vestindo, literalmente, a camisa. Na Superliga, podemos mandar no Morumbi os jogos contra as equipes paulistas e de Estados próximos, como o Telemig/Minas”, conta o treinador.
Como jogador, Marcelo Fronckowiak disputou duas edições do Paulista, pela Pirelli. Em 1991, foi vice-campeão, perdendo a decisão para o Banespa. No ano seguinte, ficou na terceira colocação, justamente quando o Suzano conquistou seu primeiro título, depois de bater a Pirelli na semifinal.
Segunda colocada na fase de classificação do Paulista, com 12 vitórias em 14 jogos, a Ulbra/SPFC vai enfrentar, na semifinal, o Banespa/MasterCard/São Bernardo. A série melhor-de-três começa no próximo dia 22, no Ginásio Poliesportivo de São Bernardo e Fronckowiak terá pela frente um velho conhecido.
“Guardo ótimas lembranças do Mauro (Grasso, técnico do Banespa). Jogamos juntos na equipe da Frangosul, nos anos 80. Ele estava encerrando a carreira e eu era juvenil. Era um grande companheiro, muito mais bravo como jogador do que é hoje como técnico”, brinca.
Para a série semifinal, que será disputada no sistema melhor-de-três, Fronckowiak quer que a Ulbra ignore a boa campanha na fase de classificação e a renovação do elenco do adversário.
“Se tem uma palavra que tento levar comigo sempre é respeito. Ainda estamos buscando nosso espaço no Paulista, e temos de ter muito respeito pelo Banespa, pela tradição e pela trajetória deles. Eles fizeram excelente campanha, foram os únicos que nos derrotaram no primeiro turno, tiveram uma boa renovação e precisamos ficar atentos”, avalia o técnico.
Milton Alves, José Eduardo Martins e Fábio Fleury – Local da Comunicação
Gostou do conteúdo? compartilhe com seus amigos.
CompartilharVôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
© 2024 Federação Paulista de Volleyball