FPV

Entrar

Vôlei de Quadra

SHOPPING ABC QUER RETOMAR TRAJETÓRIA DE VITÓRIAS DA PIRELLI

Publicado 19 de outubro de 2003

Compartilhar

São Paulo – A cidade de Santo André, no Grande ABC paulista, tem uma longa e vitoriosa história no vôlei. Do final dos anos 70 ao início dos 90, foi a sede da equipe mais vitoriosa do País na modalidade: a Pirelli. Hoje, a realidade é outra e os investimentos menores, mas jogadores e comissão técnica do Shopping ABC/Santo André tentam honrar da melhor forma possível a tradição.

No comando da equipe desde 1999, o técnico Marcelo Madeira sabe o tamanho da responsabilidade. Em três passagens pela Pirelli, todas como jogador, ele venceu o Campeonato Paulista Masculino de Vôlei quatro vezes (1985 a 88). Hoje, tenta reconduzir o time do ABC aos títulos que sobravam em anos anteriores.

“Desde que assumi o cargo, sabia que não seria fácil, nosso investimento é o menor entre as equipes de ponta do Paulista. Para nós, o estadual é um torneio muito importante, e também o mais forte do País, depois da Superliga. Se não fosse assim, as equipes de fora não jogariam aqui”, lembra Madeira, referindo-se à Ulbra/SPFC, no masculino, e ao MRV/São Bernardo, no feminino.

O técnico conta com vários jogadores jovens, formados especialmente no Banespa, como os atacantes Jacke e Sidão. Ao mesmo tempo, tem outros mais experientes, como Hernani, capitão da equipe. Essa mescla, garante Madeira, é o ideal para uma equipe que não tem o mesmo poder de fogo dos concorrentes na hora de contratar reforços.

“Essa sempre foi a nossa política, dar chances a jogadores jovens que não estejam sendo aproveitados nos outros clubes, e colocá-los ao lado de outros mais experientes. De vez em quando, temos a felicidade de ter alguma convocação para a seleção brasileira, o que nos mostra que estamos no caminho certo”, diz o treinador.

Essa é a realidade atual do time do ABC que em outros tempos contava com praticamente toda a seleção brasileira vice-campeã olímpica nos Jogos de Los Angeles em 1984. Na Pirelli, jogavam William, Montanaro, Amauri, Renan e Xandó. Apenas Bernard, que atuou em equipes do Rio, jamais defendeu o clube. Antes da mudança de nome, também jogaram por Santo André atletas como Carlão, Kid, Pampa, Talmo e Douglas, entre outros.

No Campeonato Paulista Masculino de Vôlei deste ano, o Shopping ABC/Santo André terminou a fase de classificação na quarta colocação, com oito vitórias em 14 jogos. Nas semifinais, terá pela frente o Wizard/Suzano, que perdeu apenas uma vez e terminou em primeiro. Madeira conhece bem o adversário da série melhor-de-três, que começa na próxima quarta-feira.

“O Suzano é um time que erra muito pouco, que nunca te dá o ponto de graça. Eles nos obrigam a jogar bem e lutar muito pelos pontos, quase não erram saques. Essa é a diferença de enfrentá-los. Teremos de sacar forte e tentar desequilibrar a equipe deles”, analisa Madeira.

Milton Alves, José Eduardo Martins e Fábio Fleury – Local da Comunicação

Gostou do conteúdo? compartilhe com seus amigos.

Compartilhar

Mais notícias

  • Vôlei de Quadra

    Pinheiros está em três finais na base do voleibol

    Leia mais
  • Vôlei de Quadra

    Vôlei Renata promove 4ª edição do Vôlei Day neste sábado (23)

    Leia mais
  • Vôlei de Quadra

    Vôlei de São Caetano estreia na Superliga B em parceria com sua torcida

    Leia mais
  • Vôlei de Quadra

    De olho no tetra, Sesi Bauru decide título do Paulista Sub-17 de vôlei feminino contra Barueri

    Leia mais
  • Vôlei de Quadra

    Semelp/Instituto Transforma garante vaga na final do Paulista Sub 21

    Leia mais
  • Vôlei de Quadra

    Seletiva Santo André 2025

    Leia mais