Vôlei de Quadra
Publicado 13 de março de 2007
CompartilharOsasco (SP) – Na abertura do playoff semifinal da Superliga Feminina de Vôlei de 2006/2007, o Finasa recebe nesta quarta-feira, às 20 horas, o Fiat/Minas na primeira partida da série melhor-de-cinco no Ginásio Professor José Liberatti, em Osasco. O Finasa, segundo time mais eficiente na fase de classificação, eliminou nas quartas-de-final o Brasil Telecom, enquanto o Minas, terceiro colocado, passou pelo Pinheiros/Blue Life. A entrada no ginásio é gratuita para o público.
Esta é a segunda semifinal entre as duas equipes na atual temporada. No Campeonato Paulista, quando representou o Club Athletico Paulistano, o Fiat caiu diante da equipe dirigida pelo técnico Luizomar de Moura em dois jogos. Na Superliga, os times se enfrentaram duas vezes, com uma vitória para cada lado. O Finasa venceu em Osasco e o Minas devolveu a derrota em Belo Horizonte.
Para o jogo, os integrantes da comissão técnica do Finasa estudaram o adversário e tem uma estratégia bem definida para tentar vencer. “Primeiro temos de sacar bem para forçar o jogo com bolas altas e assim tirar a velocidade do sistema ofensivo do Minas, já que é um time que joga rápido não só com as meios, mas também com as pontas e o fundo”, explica o assistente técnico Jefferson Arosti.
Sobre a evolução apresentada pela equipe mineira ao longo da Superliga, Arosti diz que não se surpreendeu. “Desde a etapa do Grand Prix em São Caetano, no início do Paulista, já era possível ver a filosofia de jogo que estava sendo implantada. Porém, por problemas de contusão, os resultados só começaram a aparecer agora, com o time ganhando jogos e confiança”, comenta o assistente, que destaca a qualidade das jogadoras do Minas, jovens muito talentosas que estão buscando espaço.
E em uma série que promete ser equilibrada, um resultado positivo na estréia pode ser um grande passo rumo à classificação, por mais que não defina o playoff. “Depende muito de como for a partida, já que se uma equipe conseguir ser obediente do início ao fim e impor seu jogo pode acabar assustando o adversário”, diz a meio-de-rede Valeskinha, uma das mais experientes do time. “A gente tem de correr atrás do resultado.”
Doação – Segunda maior pontuadora da Superliga, uma das armas do Finasa é a ponteira Paula Pequeno, que vem fazendo um grande campeonato. Acostumada a decisões, a atacante acha que em jogos como este, além da obediência tática e da concentração, vão contar também o espírito de grupo, a cumplicidade e a doação, algo que esteve muito presente na série diante do Brasil Telecom.
Paula diz que o Finasa fez uma boa preparação para a partida, estudando o adversário e treinando duro. Além disso, cada atleta está consciente da responsabilidade dentro de quadra. “Sabemos que a série não vai ser nada fácil, mas o nosso objetivo é muito maior e para chegar até lá temos de passar pelo Minas. Por isso toda atenção é pouca”, lembra a ponteira.
O Finasa deve entrar em quadra com o time titular formado pela levantadora Fabiana Berto, as centrais Valeskinha e Carol Gattaz, as ponteiras Paula Pequeno e Natália, a oposto e capitã Elisangela e a líbero Arlene. A segunda partida do playoff está marcada para sábado, às 11 horas, na Arena Telemig, em Belo Horizonte. Já o terceiro confronto teve data e horário alterados, passando de quarta-feira às 20 horas para terça-feira às 19h30, com transmissão pelo SporTV.
Fonte: ZDL
Gostou do conteúdo? compartilhe com seus amigos.
CompartilharVôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
© 2024 Federação Paulista de Volleyball