Vôlei de Quadra
Publicado 26 de abril de 2010
Compartilhar
Fonte: Reunion Press
Pódio ainda contou com as brasileiras Maria Clara e Carol, que conquistaram o bronze
Brasília (DF) – O segundo título consecutivo de Larissa e Juliana na etapa brasileira do Circuito Mundial, conquistado neste sábado, em Brasília, reitera a posição das brasileiras como melhor dupla de vôlei de praia do mundo na atualidade. O público que compareceu à arena montada na Esplanada dos Ministérios apoiou as brasileiras contra Goller/Ludwig e como recompensa presenciou uma excelente apresentação das atuais campeãs do Circuito Mundial, que bateram as alemãs por 2 sets a 0, com parciais de 21-15, 21-19. No pódio, Maria Clara e Carol se uniram à comemoração, depois de terem vencido a disputa pelo terceiro lugar do torneio.
“Tivemos dois momentos na competição: um antes da derrota (para as mesmas adversárias da final, nas quartas-de-final) e um depois daquele jogo. Conversamos muito e chegamos à conclusão de que não podemos sair da nossa característica de garra e vontade de vencer. Não adianta a gente achar que vai ganhar usando a razão. Somos 100% emoção”, comentou Larissa, eleita a melhor levantadora do Circuito Mundial quatro vezes, desde 2006.
“Tenho certeza que as alemãs sabiam que o público ia fazer diferença e que a gente vinha mordendo abelha”, brincou Juliana, que percebeu uma mudança na rotina pré-jogo das europeias. “Vi que elas estavam sentadas, quietas. Entramos em quadra confiantes de que elas iriam sentir a pressão”, continuou. A impressão de Juliana foi confirmada por Sara Goller logo depois da derrota. “Precisamos nos acostumar a esse clima de final. O barulho da torcida e a pressão nos tiraram o foco”, justificou a alemã.
Os próximos desafios da dupla brasileira no Circuito Mundial são as etapas da China e o Grand Slam de Roma, ambos em maio. “Apesar das vitórias, a gente não pode parar de trabalhar. A May (atual campeã olímpica, ao lado Kerry Walsh) voltou, as chinesas (Xue-Zhang Xi, medalhas de bronze em Pequim) são muito fortes e as duplas estão com um nível ótimo. Isso é um desafio e nos motiva a treinar duas vezes mais para ser cada dia melhor”, lembrou Larissa, que recebeu uma declaração emocionada da parceira Juliana. “Ela (Larissa) é meu diamante e eu sou o dela. Essa vitória renovou os nossos votos de parceria”.
Já Maria Clara e Carol fizeram uma partida irrepreensível e conquistaram a medalha de bronze sobre as norte-americanas Kessy e Ross: 2 sets a 0, com duplo 21-16. Na vitória, foram fundamentais o desempenho individual das brasileiras – Maria Clara na defesa e na finalização e Carol no bloqueio – e a confiança adquirida ao longo da competição.
“Não sei nem explicar, mas hoje deu tudo certo. Começamos bem o primeiro set e sentimos que o jogo estava para nós”, contou Carol, de 22 anos, que, assim como a parceira, confere muito do crédito pelo bom desempenho na etapa ao treinador Edmilson Costa. “Ele foi a melhor surpresa do ano e foi essencial para este resultado aqui em Brasília. Acreditamos que o treinamento intenso e bem feito é a única forma de chegar lá e o Edmilson chegou com esse mesmo espírito de trabalho”, explicou Maria Clara.
O resultado no primeiro torneio da temporada internacional das filhas de Isabel Salgado é bastante promissor, já que em 2009 a dupla não obteve os mesmos bons resultados que acumulou em 2008, quando conquistou um título e três medalhas de bronze. “É normal essa queda de produtividade quando se está há tanto tempo junto. Eu comecei o trabalho com elas há três meses e meio e meu principal objetivo era reconquistar a confiança do time. Esse bronze é uma recompensa incrível”, afirmou Edmilson.
Gostou do conteúdo? compartilhe com seus amigos.
Compartilhar
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
© 2025 Federação Paulista de Volleyball