Vôlei de Quadra
Publicado 18 de maio de 2023
CompartilharFonte: Lucas Simionato/SM
Foto: Divulgação
Campinas, SP – Sábado (20) é dia da fase final da Copa Vôlei Renata. Serão oito escolas disputando o título do maior torneio escolar da modalidade na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Mais do que as medalhas ou as vitórias, os jovens que participam da competição levam na bagagem todos os benefícios e valores que o esporte pode proporcionar através de uma das ações do time campineiro no evento. O projeto entrou, literalmente, nas escolas ao promover clínicas de vôlei para alunos do ensino médio, nas 12 participantes da disputa.
Comandadas pelos campeões olímpicos e embaixadores do Vôlei Renata, Maurício Lima e André Heller, as clínicas, além de darem maiores detalhes de fundamentos específicos da modalidade, também levam preceitos do esporte, como comunicação, trabalho em equipe, atenção, liderança, entre outros. Nas atividades, o time campineiro atingiu mais de 850 jovens entre 14 e 17 anos, do ensino fundamental e médio.
“Tanto na primeira edição, quanto nesta segunda, o contato com os jovens é maravilhoso. Geralmente, eles pensam que os atletas profissionais são dotados de superpoderes, mas eles acabam entendendo, através das clínicas, que esses atletas também foram jovens um dia, que começaram no esporte na idade que eles estão, e que se dedicaram, comprometeram e se capacitaram através do treino, do estudo. Isso não só no esporte, mas também em qualquer área de conhecimento. Então, esse contato é muito poderoso, porque, independente da profissão que eles escolherem, o processo é sempre do trabalho”, comenta André Heller.
Proporcionar a oportunidade dos jovens conhecerem de perto, em todos os sentidos, o esporte e modalidade faz parte do DNA do projeto campineiro.
“A competição é um componente importante para a formação, especialmente para esses alunos experimentarem um ambiente de competição, de jogo oficial, com torcida, arbitragem, as famílias assistindo, outras pessoas torcendo, o adversário, tem a pressão entre eles. Para nós, na verdade, é a consolidação prática da nossa missão, da nossa visão, que é expandir o olhar sobre o esporte e propiciar experiências esportivas, no voleibol, para as escolas, para esses jovens, fazendo um movimento poderoso na região”, acrescenta Heller.
A Copa Vôlei Renata retorna neste sábado para conhecer o campeão da segunda edição. Depois de uma disputa intensa, no último dia 06, oito escolas se classificaram para as quarta-de-final do torneio. A partir das 9 horas, os colégios se enfrentam em duelos eliminatórios até o grande vencedor ser conhecido.
Confira a tabela da Copa Vôlei Renata:
QF 1 – Bento Quirino x Dom Barreto
QF 2 – Anglo Paulínia x Notre Dame
QF 3 – Rio Branco x Liceu Salesiano
QF 4 – Raphael di Santo x Ave Maria
SF 1 – Vencedor QF1 x Vencedor QF2
SF 2 – Vencedor QF3 x Vencedor QF4
Decisão de 3º – Perdedor SF1 x Perdedor SF2
Final – Vencedor SF 1 x Vencedor SF2
Gostou do conteúdo? compartilhe com seus amigos.
CompartilharVôlei de praia
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
© 2024 Federação Paulista de Volleyball