Federação Paulista de Volleyball

FPV

Clássico paulista encerra a rodada inicial do Primeiro Turno

29 out 2008

 


 


Fonte: CBV


 


Rio de Janeiro (RJ) – Em quadra, quatro títulos da Superliga. O clássico entre Santander/São Bernardo (SP) e Ulbra Suzano Massageol (SP) encerrará a primeira rodada do primeiro turno da Superliga Masculina de vôlei 08/09. A partida será disputada, nesta quinta-feira (30.10), a partir das 18h, no ginásio Poliesportivo de São Bernardo do Campo (SP) e terá a transmissão do canal Sportv. O Santander/São Bernardo foi campeão na temporada 04/05. Já a Ulbra Suzano Massageol acumula três títulos (97/98, 98/99 e 02/03).


 


Além desta partida, outro jogo movimentará as quadras neste mesmo dia. Na serra gaúcha, em Bento Gonçalves, o Bento Vôlei (RS) receberá a Fátima/Medquímica/UCS (RS), às 20h30, no ginásio Municipal.


 


O Santander/São Bernardo repatriou dois atletas para esta temporada: o líbero Serginho, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim e de ouro em Atenas/2004, e o levantador Marlon – convocado para a seleção este ano.


 


Além deles, chegaram o oposto Bob, que jogava no voleibol japonês, e o levantador Luizinho e o meio-de-rede Acácio (ambos ex-Sada Betim). Outro reforço veio do adversário de estréia: o ponteiro Filipe deixou a Ulbra Suzano Massageol e, agora, está na equipe do técnico Roberley Leonaldo, o Rubinho.


 


“Será um jogo difícil entre fortes equipes. Esta partida será uma prévia de como será a Superliga desta temporada. Espero um confronto bonito e que deverá ser definido nos detalhes, nas retas finais dos sets’”, ressalta Rubinho.


 


O treinador do Santander/São Bernardo vê o adversário com fraquezas e forças momentâneas. “Ao mesmo tempo em que o cansaço pode prejudicar a Ulbra Suzano Massageol, eles estão com um ritmo de jogo maior. É um time bem organizado tecnicamente. Eles têm um forte bloqueio, características da equipes treinadas pelo Chico. Além disso, o Vinhedo é um levantador veloz”, analisa Rubinho.


 


Já a Ulbra Suzano Massageol tem novo técnico: Chico dos Santos, que estava há cinco anos no exterior. O time manteve no elenco o levantador Vinhedo, o líbero Jeffe e o oposto Kaio. Do Minas Tênis Clube, a equipe de Suzano trouxe dois dos principais reforços: os centrais Jardel e Alberto. Além deles, chegaram: o ponteiro Roberto Minuzzi – que estava no voleibol grego – e o levantador Rodrigo (ex-Tigre/unisul/Joinville).


 


Atual campeã paulista, a Ulbra Suzano Massageol ainda joga o Campeonato Gaúcho. Por isso, para o técnico Chico dos Santos o maior adversário será o cansaço. “O time precisará superar o desgaste físico. Depois da conquista do Paulista, já fizemos quatro jogos pelo Gaúcho. Mas acredito na força do grupo para superar este obstáculo”, conta Chico.


 


O treinador analisa os pontos fortes do time adversário. “O Santander/São Bernardo tem dois centrais altos e o time todo saca muito forte. Além disso, conta nesta temporada com um levantador experiente, o Marlon. Ele imprime muita velocidade ao jogo. Por isso, teremos de sacar bem para dificultar o passe dos adversários”, destaca Chico.


 


Coincidência olímpica – Os treinadores que estarão no comando das equipes neste clássico entre Santander/São Bernardo e Ulbra Suzano Massageol têm algo em comum. Os dois participaram dos dois últimos Jogos Olímpicos. Chico dos Santos foi auxiliar técnico do treinador Bernardinho na conquista da medalha de ouro em Atenas/2004, enquanto Rubinho é o atual assistente do treinador da seleção brasileira masculina. Rubinho participou do grupo que ganhou a medalha de prata em Pequim/2008.


 


EQUIPES


 


SANTANDER/SÃO BERNARDO – Marlon, Bob, Thiago Sens, Filipe, Acácio e Michael. Líbero – Sergio Escadinha


Técnico – Rubinho


 


ULBRA SUZANO MASSAGEOL – O técnico Chico dos Santos não definiu a equipe que começará a partida.


 

Veja também: