Vôlei de Quadra
Publicado 27 de fevereiro de 2023
CompartilharFonte: Lucas Simionato/ESM
Foto: Divulgação Vôlei Renata
Campinas (SP) – O Vôlei Renata deu start no calendário das categorias de base. Nesta segunda-feira (27), os 42 jovens das três categorias (sub-21, sub-19 e sub-17) do projeto de formação do clube campineiro se apresentaram no Ginásio do Taquaral, em Campinas, para iniciarem os trabalhos da temporada 2023. Os atletas chegaram e acompanharam com uma apresentação montada pela comissão técnica. O primeiro compromisso será uma avaliação física do departamento médico.
“A expectativa da temporada é muito boa. Conseguimos, através dos processos seletivos e da montagem, trazer atletas interessantes, com potencial, ainda iniciando no esporte. Isso projeta uma caminhada longa dentro do processo, para que eles possam ascender as categorias mais de alto rendimento. Esperamos que esses atletas consigam absorver nossa metodologia e o conceito de projeto, que não é só formar atletas, mas também cidadãos, que eles sejam pessoas aptas a contribuir de alguma forma para a sociedade”, comenta o coordenador técnico das categorias de base do Vôlei Renata, Giuliano Ribas, o Juba.
Com currículo recheado de títulos pela Seleção Brasileira na quadra e na areia, Juba deu boas-vindas aos novos jogadores falando sobre a história do projeto, apresentando a estrutura organizacional do Vôlei Renata e introduzindo conceitos e valores que vão balizar os trabalhos das três categorias. Por vídeo, os centrais Pedrão e Pedro Henrique, além do ponteiro Vini, acompanharam a palestra. O trio está disputando a Superliga B com o Vôlei Futuro.
“Nossa missão, dentro do conceito do projeto, é fazer também que eles aprendam que o mundo esportivo exige disciplina, dedicação e perseverança. Vamos em busca disso, para que eles estejam aptos para receber o que nossos técnicos da base e nosso grupo multidisciplinar possam fornecer. E que possamos fazer com que eles se tornem cada vez melhores e, quando tiverem seus caminhos definidos, que estejam aptos a serem valorizados no mercado”, acrescenta o coordenador-técnico.
Nas próximas semanas, os atletas passarão por um período de adaptação física, com treinos na academia e na areia, depois iniciarão os trabalhos com bola. No calendário, a primeira competição, o Campeonato Paulista, deve começar em meados de maio. Além do Estadual, as três equipes também disputam o Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI), em data a ser definida.
O Vôlei Renata é o atual vice-campeão brasileiro nas categorias sub-21 e sub-17. Além disto, faturou a medalha de prata no Campeonato Paulista sub-19. Pela mesma categoria, foi campeão dos Jogos Abertos da Juventude, em Presidente Prudente, e medalha de bronze nos Jogos Abertos do Interior, em São Sebastião. Ainda, a equipe campineira foi campeã da Copa São Paulo, torneio organizado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo.
A base do Vôlei Renata é dividida em três categorias: juvenil (sub-21), infanto (sub-19) e infantil (sub-17), com 10, 16 e 16 atletas, respectivamente. A equipe sub-21 e sub-17 será comandada por Vinicius Castilho, enquanto a sub-19 terá Patrícia Appolinário no comando. Completam o corpo técnico Hanniel Souza e Felipe Felix. A estrutura médica e de preparação física será a mesma do elenco principal, reforçando a importância da base dentro do projeto.
O trabalho da base é um dos pilares do projeto do Vôlei Renata. Desde 2010, o time campineiro já teve 280 jogadores passando por suas categorias, sendo que pouco mais de 50 se tornaram profissionais, oferecendo oportunidades em sua tradicional peneira. Em 2022, mais de 400 jovens passaram pelo Taquaral para tentar uma vaga na equipe.
A base do Vôlei Renata contempla para seus jogadores acompanhamento escolar, médico, fisioterápico, nutricional, odontológico, plano de saúde, auxílio-transporte e moradia.
Gostou do conteúdo? compartilhe com seus amigos.
CompartilharVôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
© 2024 Federação Paulista de Volleyball