Vôlei de Quadra
Publicado 30 de julho de 2021
Compartilhar
Fonte: Lucas Simionato – ESM
Campinas, SP – O Vôlei Renata segue firme na construção da equipe para a temporada 21/22. Sob comando do técnico Marcos Pacheco, o time campineiro concluiu a terceira semana de pré-temporada com uma novidade: a inclusão dos meninos formados nas categorias de base do projeto. Os garotos do sub-19 e sub-21 se juntaram ao restante do elenco para os primeiros treinamentos com bola.
A pré-temporada do Vôlei Renata começou com treinos físicos, em dois períodos, na academia e na quadra. Na evolução dos treinos, Pacheco e a comissão técnica do Vôlei Renata começaram a inserir conceitos técnicos e táticos no elenco nos treinamentos com bola.
“Iniciamos a pré-temporada com treino físico, depois passamos para situações de defesa, com os jogadores entendendo o deslocamento do que eu acredito como padrão para esse fundamento. Depois começamos com movimentação de braço, tocando na bola, impactando a bola. Estamos fechando a terceira semana saltando, atacando. É um elemento complementando o outro. Tudo isso sempre sempre falando, comentando sobre o processo. Essas três semanas serviram de base para que a gente entre forte no processo coletivo a partir da próxima semana. Agora vamos entender como o time age coletivamente”, explica o técnico Marcos Pacheco.
Entre a construção da equipe principal, Pacheco tem acompanhado, constantemente, os jogos e os treinos dos meninos das categorias de base do Vôlei Renata. Nesta semana, o treinador convocou 12 jovens da base para observá-los mais de perto, em contato com o elenco adulto.
“Nas duas primeiras semanas de trabalho usamos apenas o elenco adulto porque os garotos estão em um estágio acima, com ritmo físico e técnico, disputando competições, então precisava um tempo para que os mais velhos estivessem com conceitos aplicados. A partir de agora, os jovens do sub-19 e do sub-21 foram incluídos. O trabalho de formação aqui em Campinas é muito forte e fundamental para nossa equipe”, acrescenta o treinador campineiro.
Respeitando todos os protocolos para evitar a proliferação do novo coronavírus (covid-19), as categorias de base do Vôlei Renata estão com plenas atividades. Terceiro lugar do Paulista no ano passado e com massiva ajuda à equipe principal, o time sub-21 está entre os líderes da edição 2021 do torneio e vem de três vitórias seguidas no torneio (Praia Grande, Santo André e Guarulhos).
O infanto (sub-19) está disputando a Copa São Paulo, torneio preparatório para o estadual, e venceu uma vez em dois jogos. Já os meninos do sub-17 estrearam no final de semana passado com vitória sobre Praia Grande, por 3 a 0.
O Vôlei Renata deve iniciar a temporada na segunda metade de agosto com a disputa do Campeonato Paulista. Até lá, o técnico Marcos Pacheco segue preparando a equipe. O experiente treinador comemorou o período de montagem do time que vai entrar em quadra.
“Este é o momento de desenvolver conceitos, de automatizar o que a equipe vai fazer durante a temporada. Colocar na cabeça as movimentações, as interpretações de jogada daquilo que eu entendo como o melhor para equipe de acordo com nossas características de defesa, de bloqueio, de ataque, buscando o melhor de cada um para fechar dentro do conceito de equipe. Por isso, é fundamental esse processo”, encerra Pacheco.
Gostou do conteúdo? compartilhe com seus amigos.
Compartilhar
Vôlei de praia
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
© 2025 Federação Paulista de Volleyball