Federação Paulista de Volleyball

FPV

Vôlei Futuro e Santander/Banespa jogam nesta 5ª

21 fev 2007

Rio de Janeiro – Após a folia, a Superliga masculina de vôlei 06/07 está de volta. Vôlei Futuro (SP), sexto colocado com 10 vitórias em 20 jogos, e Santander/Banespa (SP), uma posição acima e um triunfo a mais, estarão frente a frente nesta quinta-feira (22.02), às 19h30, no ginásio Plácido Rocha, em Araçatuba (SP). A partida, válida pela sétima rodada da segunda fase classificatória da competição, terá transmissão ao vivo do canal Sportv.

Dois oito atacantes com melhor aproveitamento na Superliga, dois são do Vôlei Futuro. O ponteiro Denis, que completa 24 anos nesta sexta-feira(23.02), é o terceiro colocado no ranking (35,32%). O oposto Boi, de 27 anos e 1,96m, está em oitavo (33,50%). Ambos figuram entre os principais pontuadores da competição: Boi ocupa a primeira posição (355 pontos) e Denis a quinta (277).

O Santander/Banespa conta com dois meios-de-redes entre os cinco melhores bloqueadores: Silêncio, de 23 anos e 2,00m, lidera o fundamento com 26,83% de eficiência e Douglas, de 28 anos e 1,97m, ocupa o quinto lugar (21,65%).

Durante a última temporada, o técnico Cezar Silva, do Vôlei Futuro, fez um estágio de cerca de dez dias no Santander/Banespa. Na ocasião, acompanhou de perto o trabalho de Rubinho, atual treinador da equipe de São Bernardo do Campo (SP).

“Na época, o Rubinho trabalhava como assistente técnico de Mauro Grasso, que atualmente comanda o Telemig Celular/Minas. Ele é muito inteligente e aprendi a admirá-lo. Como ouvinte, percebi que ele entende bastante sobre aspecto tático”, revela Cezar Silva.

Rubinho elogia o treinador adversário e os seus principais jogadores. “Ele é um técnico aplicado e interessado. Gosto bastante do ponteiro Denis e do Boi, que é um atacante de força e vem sendo eficiente há algumas temporadas. Conheço bem o Leo, o outro ponteiro do Vôlei Futuro. Ele tem 20 anos, começou atuando pelo Santa Mônica, de Curitiba, e já jogou pelo Santander/Banespa. Enfim, será uma partida importante contra o time de Araçatuba, que é nosso adversário direto na disputa por uma vaga nas quartas-de-final e faz uma campanha excepcional, apesar de ser estreante em Superligas”, afirma o técnico do Santander/Banespa.

Cezar Silva, do Vôlei Futuro, também reconhece a importância do jogo. “Não considero muito o fato de estarmos em sexto lugar, pois a Fátima/UCS (RS) tem um jogo a menos e ocupa a nona posição. Vamos encontrar bastante dificuldade, pois o Santander/Banespa conta com valores individuais muito bons. Nossa torcida está comparecendo em grande número e tem sido uma bela aliada, transformando o ginásio num caldeirão. O objetivo é equilibrar os fundamentos: estamos bem na recepção e mal na defesa, por exemplo“, admite o treinador, que terá o desfalque de Chris, quinto colocado na estatística de levantamento (36,95%), suspenso por 2 (duas) partidas pelo STJD.

Rubinho arma uma estratégia para minimizar a saída de jogo do Vôlei Futuro, dificultando o trabalho da recepção e, conseqüentemente, dos atacantes Denis e Boi. “Com a pausa em virtude do carnaval, pude aprimorar alguns fundamentos em que o Santander/Banespa não tem tido muito sucesso nos últimos jogos. Por isso, dei ênfase ao bloqueio, à defesa e ao saque. Teremos de dificultar a recepção deles. Se nosso saque entrar bem, aproveitando o potencial de jogadores como Piá e Michael, vamos dificultar o trabalho do Vôlei Futuro, que joga em velocidade com os ponteiros“, analisa Rubinho.

Outros quatro jogos completam a rodada nesta quinta-feira (22.02). Às 19h, Lupo/Náutico (SP) e Shopping ABC/Santo André (SP) medirão forças no ginásio Gigantão, em Araraquara (SP). Às 20h, os duelos São Caetano/Tamoyo (SP) x Sada/Betim (MG) e Ulbra/UPTIME (RS) x Bento Vôlei (RS) terão como palco, respectivamente, os ginásios Lauro Gomes, em São Caetano do Sul (SP), e C.E. Ulbra, em Canoas (RS). Às 20h30, On Line/São Leopoldo (RS) e Fátima/UCS (RS) estarão frente a frente no ginásio Celso Morback, em São Leopoldo (RS).

Fonte: CBV

Veja também: