Vôlei de Quadra
Publicado 18 de setembro de 2017
CompartilharFonte: Marcelo Ferrazoli – Assessoria Vôlei Bauru
Bauru (SP) – O Vôlei Bauru venceu Valinhos por 3 a 0 (parciais de 25/18, 25/17 e 25/17) neste sábado à noite, no Ginásio Panela de Pressão, no último duelo pela fase classificatória do Campeonato Paulista 2017. Com o resultado, a equipe bauruense subiu para 11 pontos e chegou à vice-liderança provisória da competição, que encerrará a primeira fase na próxima terça-feira, 19, com os últimos três jogos: Barueri x Sesi, Osasco x Pinheiros e Valinhos x São Caetano.
O triunfo diante das valinhenses também definiu que o Vôlei Bauru enfrentará nas quartas de final o quinto ou o sexto colocado da fase classificatória do Estadual. Com 11 pontos, o time bauruense só poderá ser superado pelo Barueri, que tem 9 e ainda encara o Sesi, condição que fará com que o Vôlei Bauru, dependendo dos resultados das três partidas ainda a serem disputadas, termine em segundo ou terceiro após o término da primeira fase da competição.
No entanto, como o regulamento do Campeonato Paulista prevê que o Osasco, independentemente dos resultados da primeira fase, avance diretamente às semifinais como o primeiro colocado do turno inicial, o Vôlei Bauru, para efeito de chaveamento das quartas de final, poderá terminar na terceira ou quarta colocação, fazendo com que encare na segunda fase o quinto ou o sexto colocado.
As quartas de final estão previstas para serem disputadas nos próximos dias 23 e 26, mas as datas ainda são provisórias, segundo a assessoria de imprensa da Federação Paulista de Volleyball (FPV). Elas serão disputadas por seis times, reunidos em três grupos formados após o encerramento da fase classificatória.
O Grupo B reunirá o 2º x 7º e o C o 3º x 6º, com os vencedores de ambas as chaves se enfrentando em uma das semifinais. Já o Grupo D contará com o quarto e quinto colocados e o vencedor da série enfrentará nas semifinais o atual campeão Osasco, que, por regulamento, já está previamente garantido nas sêmis.
O regulamento do Estadual prevê que as quartas de final sejam disputadas em séries melhor de dois jogos, com desempate, caso necessário, no golden set (set único disputado logo após a segunda partida). Os times de melhor campanha na fase classificatória terão o benefício de decidir a vaga às semifinais jogando em casa a segunda partida dos playoffs.
O jogo
O Vôlei Bauru iniciou o jogo com a seguinte formação: Juma, Dayse, Paula Pequeno, Helô, Angélica, Valquiria e Shara Venegas. O primeiro set começou bastante equilibrado, com os dois times não conseguindo abrir grande vantagem, mas com o Vôlei Bauru sempre à frente. Valinhos para o jogo quando o Vôlei Bauru abre 17 a 13 e, no retorno, o time bauruense mantém o ritmo, forçando nova parada de Valinhos com o placar apontando 22 a 17. Mas o Vôlei Bauru se impõe, fecha a parcial em 25 a 18 e faz 1 a 0 em 24 minutos.
O segundo set começa com o Vôlei Bauru errando sucessivamente, permitindo a Valinhos abrir 4 a 0 em menos de dois minutos. O técnico Fernando Bonatto para o jogo e, no reinício, as valinhenses ampliam para 6 a 1, mas o time bauruense inicia reação e faz seis pontos consecutivos, virando o placar em 7 a 6 e abrindo em seguida vantagem de quatro pontos em ótima passagem no saque de Valquiria. O jogo fica equilibrado, mas aos poucos o Vôlei Bauru assume o controle do duelo e abre sete de vantagem – 22 a 15 -, fazendo Valinhos pedir tempo. No reinício, o time bauruense mantém o ritmo, administra a folga no placar e fecha a parcial em 25 a 17 em 23 minutos fazendo 2 a 0 no jogo.
O terceiro set começa equilibrado, mas o Vôlei Bauru chega aos 8 a 5 e Valinhos pede tempo. No retorno o time bauruense segue controlando as ações e amplia a vantagem para cinco pontos com 18 a 13 e Valinhos para novamente o confronto. Mas o time bauruense não dá chances de reação às valinhenses, fecha a parcial em 25 a 17 em 21 minutos e o jogo em 3 a 0.
As maiores pontuadoras do Vôlei Bauru no confronto contra Valinhos foram a oposta Helô, com 17 pontos, a central Angélica, com 10, a central Valquiria, com 8, a ponteira Dayse, com 7, a ponteira Paula Pequeno, com 6, e a levantadora Juma, com 5.
O técnico Fernando Bonatto analisou a participação do time no primeiro turno do Estadual e projetou a expectativa para os playoffs. “A parte importante é que conseguimos pontuar na maioria dos jogos e só não pontuamos no primeiro jogo. Depois em toda a sequência conseguimos pontuar bem, principalmente em casa, e fora de casa também diante de grandes adversários. Estamos conseguindo dar uma base para a equipe, sem ficar fazendo muitas rotações, e é muito importante fecharmos a fase classificatória com a melhor pontuação possível. Já pensando em playoffs, teremos de avaliar vários pontos, como a parte física, técnica e tática, pois estamos com uma proposta de jogo difícil, que elas estão entendendo e precisamos ainda ter muita paciência para ajustarmos esse sistema de jogo.”
Gostou do conteúdo? compartilhe com seus amigos.
CompartilharVôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
© 2024 Federação Paulista de Volleyball