Federação Paulista de Volleyball

FPV

UNISUL/BARUERI VENCE A PRIMEIRA NAS FINAIS DO PAULISTA

19 nov 2005

São Paulo – A Unisul/Nexxera/Barueri saiu na frente na decisão do Campeonato Paulista Masculino de Voleibol da Divisão Especial 2005. Na tarde deste sábado, jogando na casa do adversário, o time venceu o Pinheiros/Telemig por 3 sets a 1, com parciais de 25/20, 20/25, 26/24 e 25/20, em 104 minutos, abrindo 1 a 0 no playoff melhor-de-três jogos. Foi a primeira vitória do representante de Barueri sobre o adversário nesta temporada. As duas equipes fazem o jogo na volta nesta terça-feira, dia 22, a partir das 20h30, no ginásio José Corrêa, em Barueri, e a Unisul precisa de mais um resultado positivo para garantir o título do principal torneio regional do país. Em caso de vitória do Pinheiros/Telemig, o terceiro confronto será no dia 26, também em Barueri.

Não poderia ter começado melhor a disputa do título do Paulista Masculino de 2005. Unisul/Nexxera/Barueri, e Pinheiros/Telemig fizeram um grande jogo, repleto de jogadas bonitas e muita emoção, justificando a presença de ambos na final logo na primeira vez que disputam o Campeonato Paulista. O primeiro set foi marcado pelo equilíbrio e também pelo nervosismo, com os dois times errando bastante. E foi justamente o menor número de erros que garantiu o vitória da Unisul na primeira série, por 25/20.No segundo set a situação se inverteu. O time da casa acertou a mão e ainda contou com as inúmeras falhas da Unisul. Sacando bem e aproveitando os contra-ataques, o Pinheiros/Telemig devolveu o placar e empatou a partida.

A terceira série foi a melhor. Embalado pela boa vitória no set anterior, o Pinheiros/Telemig foi com tudo e chegou a abrir uma vantagem de sete pontos, 11/04. Neste momento, o técnico Marcos Kwiek, da Unisul/Nexxera/Barueri, tirou o levantador titular Vinhedo e colocou o reserva Jotinha, mudando a sorte da partida. A Unisul foi melhorando até conseguir virar o placar, com 19/18, voltando ao jogo. Aproveitando-se melhor das chances, a equipe conseguiu reverter a situação e marcar 2 a 0, com 26/24.

A recuperação motivou a equipe de Barueri que, ao contrário do time paulistano, manteve o ritmo no quarto set. Após um começo bastante parelho, a Unisul passou a controlar a partida e não teve muito trabalho para fechar o set, em 25/20, e garantir a primeira vitória na série final.

“Foi um jogo brigado, digno de uma final. Não houve facilidade para ninguém, mas acho que conseguimos reagir melhor às ausências de ambos os lados (a Unisul não contou com Ezinho, enquanto o Pinheiros não teve Samuel, ambos na seleção brasileira). Demos uma grande passo, mas ainda temos muita coisa para chegar ao título”, destacou o técnico Marcos Kwiek. Com relação á boa entrada de Jotinha, ele gostou muito do desempenho do jogador, mas destacou a força do grupo. “Isso mostra que temos um elenco muito bom. O Vinhedo estava bem marcado e por isso optamos pela troca que, felizmente, deu certo. Isso é fruto do trabalho”, completou.

Para o argentino Jon Uriarte, do Pinheiros/Telemig, a equipe não reagiu bem à virada no terceiro set. “Aquilo acabou tirando o ânimo do grupo. Final é assim mesmo e um detalhe acaba mudando o jogo. Mas vamos trabalhar para conseguir empatar na terça-feira e provocar o terceiro jogo”, afirmou. Ele ainda explicou que a equipe é muito nova. “Entramos no Paulista para fazer uma boa preparação para a Superliga. Chegar à final é uma coisa muito positiva para tão pouco tempo, o que mostra a qualidade do grupo”, finalizou.

A Unisul/Nexxera/Barueri começou com Riad, Vinhedo, Jacke, Robson, Ualas e João Paulo, além do líbero Alan, entrando depois Thiago, Jotinha e André. Já o Pinheiros/Telemig entrou em quadra com Jardel, Wanderson, Paulo, Leandro, Marlon e Rogério, além do líbero Serginho. Luizinho e Léo também participaram da partida. Os árbitros foram José Antônio de Carvalho (1º) e Carlos Valderrama (2º).

Consultoria de Comunicação da FPV:


MBraga Comunicação – Marcelo Eduardo Braga – Mtb 18324

E-mail: imprensa@fpv.com.br Fones: (11) 3053-9584/8266-6086

Veja também:

Rua Dr. Rafael de Barros, 596
CEP: 04003-043 - São Paulo, SP
(11) 3053-9560