Federação Paulista de Volleyball

FPV

Ulbra/Uptime/Suzano vence o segundo torneio

26 jan 2008

Porto Alegre (RS)– Na quadra sete títulos da Superliga: três da Ulbra/UPtime/Suzano (RS) e quatro do Telemig Celular/Minas (MG). A promessa de um grande jogo se concretizou. Neste sábado (26.01), o time gaúcho derrotou o mineiro por 3 sets a 1, parciais de 25/22, 25/22, 21/25 e 25/21, em 1h41 de jogo, no ginásio Tesourinha, na capital gaúcha, e foi campeão do segundo torneio da edição 07/08.

Apesar da derrota, o Telemig Celular/Minas saiu da quadra com o maior pontuador do confronto. Foi o oposto Rivaldo, com 19 acertos. Mais quem fez a diferença foi o ponteiro Filipe, da Ulbra/UPtime/Suzano. Além de ser o maior pontuador da equipe gaúcha, com 15 acertos, saiu de quadra com o Troféu VivaVôlei de melhor jogador da partida nas mãos.

Com a vitória, a Ulbra/UPtime/Suzano ganhou dois pontos na classificação geral a mais dos que as outras equipes. O Telemig Celular/Minas ganhou mais um, já que tinha obtido outros dois pontos extras ao vencer o primeiro torneio.

Após o confronto, o técnico da Ulbra/UPtime/Suzano, Percy Oncken, destacou o nível técnicos das equipes e as mudanças táticas durante o duelo. “Foi um jogo muito equilibrado, como sempre vai ser entre Telemig Celular/Minas e Ulbra/UPtime/Suzano. As duas equipes precisaram mudar suas estratégias durante a partida. E nosso time se adaptou melhor a estas mudanças. Por isso, vencemos. A vitória é muito importante para nós para conseguirmos chegar no final da fase classificatória em primeiro lugar para termos mais vantagens nos playoffs decisivos“, avalia Percy.

Já o comandante do Telemig Celular/Minas, Mauro Grasso, lamentou as contusões em sua equipe. “Precisamos fazer um trabalho mais específico para enfrentarmos a Ulbra/UPtime/Suzano. Temos de marcar melhor os atacantes adversários, melhorar o nosso bloqueio e sacar melhor. De um modo geral, agora, precisaremos recuperar a equipe fisicamente. Alguns jogadores como o Rivaldo (com dores na canela) não estão cem por cento. Os últimos quatro jogos (dois contra a Ulbra, um contra a Cimed e outro contra a Tigre/Unisul/Joiville) desgastaram o time. O Rafa e o Dani (levantadores) não estão na forma física ideal. Sem contar com o Nalbert, que ainda se recupera. A pausa para o Carnaval será ótima para recuperarmos a equipe fisicamente para o terceiro torneio”, conta o treinador.

O JOGO

O primeiro set foi bastante disputado. As equipes arriscaram tudo no saque. Depois de um bom ataque de Ezinho e do bloqueio do levantador Rafinha, o Telemig Celular/Minas marcou 5/3. No entanto, a Ulbra/UPtime/Suzano, justamente forçando o saque, reverteu a situação e chegou ao segundo tempo técnico à frente com dois pontos de diferença (16/14). Na reta final da parcial, o técnico Mauro Grasso, do time mineiro, colocou o campeão olímpico Nalbert – de volta após seis meses de recuperação de uma lesão no ombro. Do outro lado, o treinador Percy Oncken – da Ulbra/UPtime/Suzano – colocou o também campeão olímpico Anderson, que entrou para sacar e marcar um ace, que selou a vitória gaúcha: 25/22.

A Ulbra/UPtime/Suzano voltou empolgada com a vitória na primeira parcial. No primeiro tempo técnico a vantagem gaúcha já era de quatro pontos (8/4). Mesmo assim, o Telemig Celular/Minas não desistiu e encostou (16/15), aproveitando os erros adversários. Mas, no momento final, o time gaúcho manteve a tranqüilidade e fechou em 25/22, num erro de saque do time rival. O ponteiro Bob, da equipe de Canoas, foi o destaque da parcial com sete acertos.

O Telemig Celular/Minas reagiu no terceiro set, enquanto a Ulbra/UPtime/Suzano relaxou na quadra. Do início ao fim, os mineiros dominaram. Nas duas paradas técnicas, a equipe de Belo Horizonte estava na frente (8/4 e 16/14). Tudo isso fruto da melhora do saque, da eficiência do levantador Dani e do bloqueio – fundamento que a equipe mineira marcou quatro pontos contra nenhum dos adversários. Os gaúchos ainda tentaram reagir, mas não impediram a vitória mineira por 25/21.

Na quarta parcial, a Ulbra/UPtime/Suzano voltou com todo o gás, disposta a não deixar a partida ir para o tie-break. Do início ao fim, o time de Canoas dominou o marcador. A maior vantagem adquirida foi de seis pontos, quando o placar marcava 15/9 para os donos da casa. No entanto, o Telemig Celular/Minas esboçou uma pequena reação e encostou: 20/19. Mas a concentração e a boa eficiência do ponteiro Filipe fizeram os gaúchos vencerem ao fechar a parcial em 25/21, no ataque de Bob.

PRÓXIMOS DESAFIOS

A Superliga masculina dará uma parada para o Carnaval e só voltará após a quarta-feira de cinzas. Fim da folia, retorno dos jogos do terceiro torneio da competição. A Ulbra/UPtime/Suzano jogará fora de casa contra a Sada Betim (MG), na quinta-feira (07.02), a partir das 19h30. O Telemig Celular/Minas também será visitante no mesmo dia. A equipe mineira terá pela frente o Uniamérica – Foz do Iguaçu (PR), às 19h30, no ginásio Costa Cavalcanti.

EQUIPES

TELEMIG CELULAR/MINAS – Rafinha, Rivaldo, Ezinho, Maurício, Alberto e Jardel. Líbero – Serginho. Entraram – Wanderson, Dani e Nalbert. Técnico – Mauro Grasso.

ULBRA/UPTIME/SUZANO – Vinhedo, Xanxa, Filipe, Bob, Silêncio e Douglas. Líbero – Jeffe. Entraram – Anderson e Juninho.Técnico – Percy Oncken.

Fonte: CBV

Veja também:

Rua Dr. Rafael de Barros, 596
CEP: 04003-043 - São Paulo, SP
(11) 3053-9560