Federação Paulista de Volleyball

FPV

Ulbra Suzano Massageol a uma vitória da vaga nas quartas

17 fev 2009

 


Fonte: CBV


 


Rio de Janeiro – Depois de disputar 10 sets em dois jogos, somar uma vitória e uma derrota no tie-break no quarto turno da Superliga Masculina de vôlei 08/09, a Ulbra Suzano Massageol (SP) retorna à quadra nesta QUARTA-FEIRA (18.02), às 19h, no ginásio do Centro Esportivo da Ulbra, em Canoas (RS). O adversário será o Álvares/Vitória (ES). Se vencer, o time paulista garantirá uma vaga entre os oito classificados para as quartas-de-final da competição. O confronto será válido pela terceira rodada do quarto turno da fase classificatória.


 


Se a Ulbra Suzano Massageol – sexta colocada na classificação geral, com 29 pontos, 10 vitórias e nove derrotas – precisa de apenas uma vitória para se garantir, o caminho do Álvares/Vitória é mais complicado. O time capixaba ocupa o nono lugar, com 24 pontos (cinco triunfos e 14 resultados negativos), e precisa vencer os três jogos restantes, ser, no mínimo, um dos finalistas do quarto turno, e ainda torcer para que Fátima/Medquímica/UCS (RS) e Vôlei Futuro (SP) percam todos os seus jogos.


 


E o retrospecto no quarto turno não favorece ao Álvares/Vitória. Nos dois jogos realizados até o momento, a equipe foi derrotada em ambos por 3 sets a 1 por Vivo/Minas (MG) e Santander/São Bernardo (SP).


 


No confronto direto entre Ulbra Suzano Massageol e Álvares/Vitória, melhor para o time paulista que ganhou na terceira rodada do primeiro turno. Em novembro, no ginásio Jones Neves, em Vitória, a equipe de Suzano ganhou por 3 sets a 1.


 


Mais de três meses se passaram e as equipes estão em condições diferentes. Um dos comandantes da Ulbra Suzano Massageol dentro de quadra, o levantador Vinhedo destaca esta mudança. “Será uma partida totalmente diferente. Eles, com certeza, evoluíram e nós também, além de estarmos com um novo treinador”, conta o levantador de 25 anos, referindo-se a Marcos Miranda. O atual técnico substituiu Chico dos Santos.


 


Para o jogador, a partir de agora, todas as partidas serão decisivas para a equipe. “Será um jogo-chave. A vitória nos garantirá nos playoffs e, daqui para frente, temos que nos ajustar para chegarmos bem nas quartas-de-final. Com a mudança de técnico, nosso time está em processo de adaptação mais uma vez. Todo trabalho novo precisa de um tempo para surtir efeito. E estamos neste momento”, diz Vinhedo, que pede atenção redobrada para a partida:


 


“Jogar contra equipes ‘teoricamente’ pequenas é sempre complicado. Nosso time precisa estar atento porque o Álvares tentará beliscar um set ou nos complicar já que sabe que nós estamos passando por este momento de adaptação”, ressalta Vinhedo, que admite que a equipe precisar cometer menos erros.”No último confronto, cedemos 43 pontos para o Vôlei Futuro e ainda assim vencemos. Mas isso não pode se repetir. No voleibol, vence quem erra menos. Por isso, temos de nos ajustar porque nos playoffs não podemos vacilar”, destaca.


 


Do outro lado, o técnico do Álvares/Vitória, Henrique Dias, não crê mais na classificação, mas quer que o time continue com o mesmo compromisso. “É muito difícil garantirmos uma vaga, praticamente impossível. Mas nosso grupo é bastante compromissado e tenho a certeza de que continuará com a mesma aplicação dos jogos anteriores. A vitória não nos garantirá uma vaga, mas seria importante para fecharmos esta Superliga bem”, avalia o treinador.


 


Sobre o adversário, Henrique lembra que o time está se ajustando depois de ter passado por momentos complicados. “Depois da mudança de treinador, a equipe da Ulbra está se readaptando. Eles têm um elenco fortíssimo, com excelentes valores individuais. O time está estabilizado agora e voltando a ter boas atuações”, destaca o treinador capixaba.


 


ESTATÍSTICAS – A Ulbra Suzano Massageol é vice-líder de dois rankings por equipes nas estatísticas oficiais da Superliga. No levantamento, o time tem 31,97% de eficiência, enquanto no saque, 5,38%. Já o Álvares/Vitória está mais bem posicionado no bloqueio. A equipe capixaba ocupa a quarta colocação, com 21,55% de aproveitamento.


 


Individualmente, a Ulbra Suzano Massageol tem um destaque no ranking do saque. O meio-de-rede Jardel lidera com 13,79% de eficiência. O ponteiro Robinson é o nono colocado neste mesmo fundamento (5,64%). No ataque, Robinson ocupa a terceira colocação, com 34,75%. No levantamento, Vinhedo está na segunda posição, com 39,21% de eficiência. Na defesa, o levantador é o oitavo (18,84%), atrás do líbero da equipe Jeffe, sétimo colocado (19,01%).


 


O destaque do time do Álvares/Vitória é o meio-de-rede Rodrigo, sexto colocado no ranking do bloqueio, com 22,86% de aproveitamento. O central Alberto, da Ulbra Suzano Massageol, ocupa a nona colocação (19,51%).


 


OUTROS JOGOS – Mais três partidas serão realizadas nesta quarta-feira (18.02). Às 19h, a Tigre/Unisul/Joinville (SC) jogará contra o Lupo/Náutico/Let´s (SP), no ginásio Felipe Caran, em Rio Claro (SP). A Cimed/Brasil Telecom (SC) receberá a Fátima/Medquímica/UCS (RS), às 20h, no ginásio Capoeirão, em Florianópolis. Às 19h30, o Santander/São Bernardo (SP) terá pela frente a GAC Logistics/Santo André (SP), no ginásio Poliesportivo, em São Bernardo do Campo (SP).


 


 


EQUIPES


ULBRA SUZANO MASSAGEOL – Na última partida, o técnico Marcos Miranda começou com a seguinte equipe: Vinhedo, Fábio, Robinson, Reffatti, Ialisson e Alberto. Líbero – Jeffe


 


ÁLVARES/VITÓRIA – Fred, Léozão, Renato, Mineiro, Oton e Rodrigo. Líbero – Junior.


Técnico – Eduardo Pádua


 

Veja também:

Rua Dr. Rafael de Barros, 596
CEP: 04003-043 - São Paulo, SP
(11) 3053-9560