Federação Paulista de Volleyball

FPV

Ulbra/Suzano enfrenta Sada Betim nesta sexta

03 jan 2008

Rio de Janeiro – Gaúchos e mineiros estarão na quadra no encerramento da primeira rodada do segundo torneio da fase classificatória da Superliga masculina de vôlei 07/08. Ulbra/UPtime/Suzano (RS) e Sada Betim (MG) estarão frente a frente nesta sexta-feira (04.01), a partir das 20h30, no ginásio da Ulbra, em Canoas (RS), com transmissão ao vivo do canal Sportv.

A Ulbra/UPtime/Suzano terminou o primeiro torneio da fase classificatória com cinco vitórias e uma derrota, em seis partidas. O time da Sada Betim jogou sete vezes, também ganhou cinco vezes e perdeu outras duas.

Esta será a terceira partida da Ulbra/UPtime/Suzano, em Canoas. Até o momento, em casa, a equipe gaúcha ainda não perdeu nesta Superliga. Após disputar o primeiro torneio praticamente sem dois destaques do elenco, o técnico do time gaúcho, Percy Oncken, conta que o grupo está completo desta vez. “Nosso objetivo é ir à final deste segundo torneio. No primeiro, estávamos sem o Filipe, que se recupera de contusão, e o Anderson, que acabara de voltar da Seleção brasileira. Agora, temos 15 jogadores treinando e todos estão à disposição. Estamos no caminho certo para ir em busca da final”, conta o treinador.

Para Percy, a Ulbra/UPtime/Suzano, precisa ter atenção no adversário. “A Sada Betim é uma equipe forte, com grandes pretensões nesta Superliga. É um time muito consistente. Alguns jogadores eu conheço bem, como o Jotinha e o Acácio, que já atuaram aqui na Ulbra, e o Pia e o Rodolpho, que defenderam a Seleção Brasileira Infanto-Juvenil quando eu era o treinador”, destaca Percy.

O confronto terá atrações à parte. Será um duelo entre equipes com forte poder de bloqueio. De acordo com as estatísticas oficiais da Superliga, o time gaúcho ocupa o segundo lugar no ranking deste fundamento, com 24,32% de eficiência, enquanto a equipe mineira é a terceira colocada, com 24,16%. A liderança é do Álvares/Vitória (ES), com 24,83%.

A Sada Betim ocupa a liderança em dois fundamentos no ranking por equipes. Os mineiros são os primeiros colocados na defesa (18,66%) e na recepção (55,01%). Enquanto os gaúchos estão na terceira colocação nestes mesmos dois rankings, com 13,96% e com 51,22% de aproveitamento, respectivamente.

O treinador da Sada Betim, Talmo de Olveira – campeão olímpico em Barcelona/92, como jogador – destaca a força ofensiva da equipe gaúcha. “A Ulbra/UPtime/Suzano é uma equipe forte, com um elenco muito diversificado e com um equilíbrio técnico e tático em todos os fundamentos. É uma equipe com um poder de ataque muito forte. O Percy pode escalar a equipe de acordo com o adversário. Ele tem excelentes jogadores à disposição”, diz Talmo.

Para chegar a mais uma vitória, Talmo lembra que a equipe mineira precisa estar bem em todos os fundamentos. “Não podemos jogar bem em um fundamento específico. Precisamos ter equilíbrio em todos eles. Espero que o time continue nesta crescente”, completa o treinador.

O poder de ataque da Ulbra/UPtime/Suzano pode ser conferido no números. A equipe gaúcha tem o atacante mais eficiente da Superliga masculina até o momento: o oposto Kaio, com 44,33% de eficiência. No saque, o time de Canoas tem dois atletas entre os 10 mais bem posicionados: o meio-de-rede Douglas Cordeiro (10,47%), na terceira colocação, e Bob (10%), em quarto lugar. A liderança é de Eder Carbonera, da Cimed (SC), com 11,11%.

No bloqueio, o destaque fica por conta do time mineiro. O central Acácio, com 31,17% de eficiência, é o segundo colocado, atrás do também meio-de-rede Alberto, do Telemig Celular/Minas (MG), com 33,33%. O atacante Silêncio, da Ulbra/UPime/Suzano, é o quinto colocado (25%).

Na defesa, dois jogadores da Sada Betim e um da Ulbra/UPtime/Suzano estão entre os 10 mais bem colocados. O oposto Fábio, quarto lugar – 30,77%, e o ponteiro Leo Mineiro, sétimo lugar – 24,56%, são os destaques da equipe mineira. Já o líbero Jeffe, na quinta colocação (28,21%), é o representante do time gaúcho.

No levantamento, mais equilíbrio nos números. Vinhedo, da Ulbra/UPtime/Suzano, é o quarto colocado (38,75%), e Jotinha, da Sada Betim, é o quinto (35,85%). A liderança é de Bruninho, da Cimed (43,76%). Na defesa, o ponteiro Léo Mineiro, da Sada Betim, aparece na quarta colocação (60,45%), enquanto o também ponteiro Bob, da Ulbra/UPtime/Suzano, é o sétimo colocado (56,19%).

EQUIPES

ULBRA/UPTIME/SUZANO – O técnico Percy Oncken ainda não definiu a equipe titular. Na última partida do primeiro torneio, o treinador começou com a seguinte formação: Vinhedo, Anderson, Kaio, Bob, Douglas e Silêncio. Líbero: Jeffe.

SADA BETIM – O treinador Talmo de Oliveira não definiu o grupo que começará a partida. O oposto Fábio, com uma amidalite, e o central Moisés, com dores nas costas, são as dúvidas. No último confronto, o treinador começou com a seguinte formação: Jotinha, Fábio, Léo Mineiro, Suguinha, Rodolpho e Acácio. Líbero: Polaco.

Fonte: CBV

Veja também:

Rua Dr. Rafael de Barros, 596
CEP: 04003-043 - São Paulo, SP
(11) 3053-9560