07 fev 2005
Belo Horizonte (MG) – Enquanto confetes e serpentinas eram jogados por todo o país no primeiro dia de folia, o Telemig Celular/Minas (MG) deu seu grito de carnaval na Superliga masculina de vôlei 04/05. Neste sábado (05.02), o time de Belo Horizonte superou o Shopping ABC/São Caetano (SP) por 3 sets a 0, parciais de 25/16, 25/20 e 25/18. A partida, realizada na capital mineira, foi disputada em 1h12, no ginásio Juscelino Kubitschek e abriu a sexta rodada da segunda fase classificatória.
Com a vitória, o time dirigido pelo técnico Marcos Miranda continua na liderança da Superliga, com 29 pontos, em 15 jogos (14 vitórias e uma derrota). Já o Shopping ABC/São Caetano ocupa a oitava colocação, com 20 pontos, em 16 partidas – quatro vitórias e 12 derrotas.
O troféu VivaVôlei para o melhor jogador da partida foi para o meio-de-rede do Telemig Celular/Minas, Jardel. “Só teremos três dias de folga e na quarta-feira já estaremos treinando para o jogo contra o Banespa/Mastercard. Será uma partida importante, entre os líderes da Superliga. Estou super contente por ganhar pela primeira vez o troféu VivaVôlei”, disse Jardel.
O maior pontuador do confronto também foi da equipe mineira. O atacante Samuel marcou 15 vezes. “Entramos com muita força para não dar chance ao Shopping ACB/São Caetano e conseguimos a vitória. O apoio da torcida também foi importante”, observou Samuel.
O JOGO – Os mineiros não tiveram dificuldades no primeiro set. No primeiro tempo técnico, a vantagem do Telemig Celular/Minas era de quatro pontos (8/4). Na segunda parada técnica, os donos da casa ampliaram: 16/10. O time paulista não conteve a força do ataque da equipe mineira, que fechou a parcial em 25/16, no saque do meio-de-rede Jardel em cima do líbero Celsinho.
O Shopping ABC/São Caetano não se abateu com a derrota do set anterior e entrou com todo o gás, principalmente no bloqueio. Assim, abriu três pontos (11/08). Aos poucos, o time mineiro retomou a concentração, equilibrou o jogo e voltou a liderar (15/14). O set só foi decidido na reta final. A experiência do Telemig Celular/Minas falou mais alto e a equipe marcou 25/20, no erro do ataque paulista.
Apesar de o time paulista abrir 4/2, o Telemig Celular/Minas virou o placar e dominou todo o terceiro set. Bem no bloqueio e o no saque, que desestruturou a recepção do Shopping ABC/São Caetano, os mineiros administraram o jogo e selaram a vitória ao marcar 25/18, no ataque pela entrada de rede do ponteiro Paulo Anchieta.
Após a partida, o técnico do Telemig Celular/Minas, Marcos Miranda, avaliou a atuação da equipe. “Desde terça-feira estávamos concentrados para este jogo. Enfrentamos um adversário que busca ficar entre os oito primeiro colocados para passar às quartas-de-final. E, por isso, para o Shopping ABC/São Caetano, uma derrota seria muito ruim. Valeu toda esta expectativa. Depois de um bom primeiro set, o time relaxou no segundo. No entanto, o mais importante foi que reverter a situação e vencer. No último set, o adversário praticamente entregou o jogo. Foi uma vitória muito boa para encerrar este período pré-carnavalesco”, disse.
Sobre o próximo adversário, Marcão só pensará depois da folia. “Agora é hora de a equipe relaxar e curtir o carnaval. E, na quarta-feira, aí sim começaremos a nos preparar para o jogo contra o Banespa/Mastercard”, falou o treinador, que poupou o ponteiro Roberto Minuzzi, com um estiramento na musculatura da coluna cervical.
Do lado do Shopping ABC/São Caetano, a tristeza maior era por não ter vencido set algum. “Sabíamos que seria um jogo difícil. Tivemos alguns desfalques e o Ualas não pode jogar e, com isso, o time perdeu principalmente no ataque. Saímos triste por perder de 3 sets a 0. Estamos brigando por uma vaga nas quartas-de-final que poderá ser decidida no set average (divisão dos sets vencidos pelos sets perdidos). E o nosso set average é muito ruim. Agora, é descansar e, após o carnaval, pensar na Unisul/Cimed”, disse o técnico Tonico.
O próximo desafio do Telemig Celular/Minas será no próximo sábado (12.02), quando a equipe irá até Juiz de Fora (MG), onde enfrentará o Banespa/Mastercard (SP), às 20h30, no ginásio do Tupynambás Futebol Clube. O Shopping ABC/São Caetano folgará na sétima rodada da segunda fase classificatória e só voltará à quadra no dia 17.02 (quinta-feira). Os paulistas jogarão contra a Unisul/Cimed (SC), às 20h, no ginásio Carlos Campos, em Florianópolis.
EQUIPES
TELEMIG CELULAR/MINAS – Marlon, Samuel, Paulo Anchieta, Ezinho, Jardel e Rogério. Líbero: Serginho. Entraram: Evandro e Luizinho. Técnico: Marcos Miranda.
SHOPPING ABC./SÃO CAETANO – Herminson, Denis, João Carlos, Fábio, Douglas e Léo. Líbero: Celsinho. Entraram: William, Tiago, Leonardo e Rafael. Técnico: Antônio Gonçalves, o Tonico
Fonte: CBV
© 2024 Federação Paulista de Volleyball