Federação Paulista de Volleyball

FPV

Telemig Celular/Minas e Shopping ABC/Santo André duelam

05 mar 2008

Rio de Janeiro – Sete partidas abrirão, nesta quinta-feira (06.03), o quarto torneio da fase classificatória da Superliga masculina de vôlei 07/08. Um dos destaques desta primeira rodada será o duelo Telemig Celular/Minas (MG) x Shopping ABC/Santo André (SP), a partir das 18h, na Arena Telemig, em Belo Horizonte, com transmissão do canal Sportv. O time mineiro, campeão do primeiro torneio e vice do segundo, ocupa a terceira posição na classificação geral. Já a equipe paulista é a 13ª equipe mais bem colocada na competição.

Três jogos começarão às 19h30: Universo/UPtime (MG) e São Caetano/Tamoyo (SP) medirão forças no ginásio do Olympico Club, em Belo Horizonte; a Sada Betim (MG) estará frente a frente com o Santander/S. Bernardo (SP), no ginásio Divino Braga, em Betim (MG); e o Álvares Vitória (ES) receberá o Vôlei Futuro (SP), no ginásio do Centro de Treinamento, em Vitória. Às 20 horas, a Ulbra/UPtime/Suzano (RS) enfrentará a Cimed (SC), no ginásio da Ulbra, em Canoas (RS); e a Fátima/UCS/Multisul (RS) duelará com a Uniamérica – Foz do Iguaçu (PR), no ginásio Poliesportivo, em Caxias do Sul (RS). Às 20h30, Bento Vôlei (RS) e Purity/Cesumar (PR) encerrarão a rodada no ginásio Municipal, em Bento Gonçalves (RS).

Um dos pontos fortes do Telemig Celular/Minas, de acordo com as estatísticas, é o ataque. O time mineiro lidera o ranking neste fundamento, com 38,96% de aproveitamento, e conta com dois jogadores entre os mais bem colocados na competição. O ponteiro Ezinho, de 28 anos e 1,90m, ocupa o segundo lugar no ataque (37,74%), cinco posições acima do companheiro Rivaldo (34,40%), de 28 anos e 2,02m.

Rivaldo comenta a importância da partida contra o Shopping ABC/Santo André. “Será fundamental buscarmos o resultado positivo logo na estréia do quarto torneio, que também servirá para deixar o nosso time bem preparado para os playoffs. Sofremos três derrotas seguidas para times fortes (Ulbra/UPtime/Suzano-RS, Cimed-SC e Tigre/Unisul/Joinville-SC), mas que não estavam nos nossos planos. O grupo reagiu bem e está com uma cabeça boa para a reta final da competição”, diz o jogador, medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano com a seleção brasileira em 98 e campeão na Superliga 04/05 pelo Banespa (SP).

De acordo com Rivaldo, o time mineiro não terá tarefa fácil no confronto. “Apesar de não estar as primeiras posições na classificação geral, o Shopping ABC/Santo André defende bem e tem bastante volume de jogo. Além disso, sempre deu trabalho ao Telemig Celular/Minas e conta com jogadores experientes, como o Orlando (ponteiro) e o Celsinho (líbero), que conseguem dar tranqüilidade à garotada. Atuei ao lado de Orlando, no Palmeiras (SP), há cerca de seis anos. Conheço bem o seu potencial de ataque, que é sempre forte, assim como o seu saque”, explica.

O ponteiro Orlando, de 36 anos e 1,92m, é o nono maior pontuador da Superliga de vôlei 07/08, com 268 acertos. Além disso, está em sexto lugar nas estatísticas de recepção (55,64%). Capitão do Shopping ABC/Santo André, Orlando elogia a qualidade técnica do time adversário.

“Será um jogo difícil. O grupo de atletas do Telemig Celular/Minas é bastante qualificado. O Rivaldo, ao lado do Anderson (Ulbra/UPtime/Suzano-RS), é o melhor oposto da competição e está entre os principais jogadores da posição no mundo. Além do grande potencial de ataque, salta bem e tem um bloqueio eficiente. É um jogador quase completo. Conheço também o meio-de-rede Jardel, que foi meu companheiro na época do Banespa (SP)”, afirma Orlando, eleito o jogador com a melhor recepção na última rodada do terceiro torneio.

Orlando lembra que as equipes precisam se reabilitar na Superliga 07/08. “Precisamos da vitória para tentar ficar entre os oito times mais bem colocados. Enquanto o Telemig Celular/Minas perdeu os últimos três jogos, o Shopping ABC/Santo André vem de derrotas para Bento Vôlei (RS), Uniamérica – Foz do Iguaçu (PR) e Purity/Cesumar (PR)”, ressalta o ponteiro, que em 1991 foi comandado pelo treinador Marcos Lerbach na seleção brasileira juvenil que terminou em quarto lugar no Campeonato Mundial da categoria, no Egito, ao lado de jogadores como Pinha, Reinaldo e Anjinho – este último fez carreira no vôlei de praia.

As equipes já se enfrentaram uma vez nesta edição 07/08 da Superliga masculina. O duelo foi realizado no dia 6 de dezembro, em Santo André (SP), e os mineiros ganharam por 3 sets a 0, parciais de 25/19, 25/22 e 25/19.

EQUIPES

TELEMIG CELULAR/MINAS – Rafinha, Rivaldo, Ezinho, Nalbert, Alberto e Jardel. Líbero – Serginho. Técnico – Mauro Grasso.

SHOPPING ABC/SANTO ANDRÉ – Bressa, Gabriel, Kulaska, Orlando, Haroldo e Rafa. Líbero – Celsinho. Técnico – Marcelo Madeira.

Fonte: CBV

Veja também:

Rua Dr. Rafael de Barros, 596
CEP: 04003-043 - São Paulo, SP
(11) 3053-9560