Vôlei de Quadra
Publicado 12 de dezembro de 2011
Compartilhar
Rio de Janeiro (RJ) – Depois de estrear na Superliga feminina de vôlei 11/12 com uma vitória sobre a atual campeã Unilever (RJ), o Sesi-SP se credenciou de vez como uma das equipes candidatas ao título desta temporada. Para continuar neste caminho de vitória, o time paulista, liderado pelo técnico campeão olímpico Talmo de Oliveira, terá como novo desafio a equipe do Macaé Sports (RJ), nesta terça-feira (13.12), às 20h, no ginásio Juquinha, no Norte Fluminense.
Um dos principais destaques da primeira vitória do time paulista foi a ponteira Sassá. A campeã olímpica em Pequim/2008 ocupa o primeiro lugar nas estatísticas de defesa, com 80% de eficiência. Motivada, Sassá revela os ingredientes para um novo triunfo na Superliga.
“Concentração, atenção e respeito pelo adversário serão fundamentais para conseguirmos mais uma vitória. O Macaé Sports é um time jovem, mas perigoso. Temos que ter total atenção. Vamos entrar em quadra para fazer o nosso melhor”, diz Sassá.
O Macaé Sports estreou com derrota na primeira rodada. O time do Norte Fluminense foi superado pelo time mineiro Banana Boat/Praia Clube, por 3 sets a 0, em Uberlândia (MG).
Jordane, levantadora do Macaé Sports garante que a equipe está focada e acredita em dias melhores na Superliga.
“Estamos muito empolgadas e acreditando que podemos ir mais longe. No jogo de estreia, sofremos uma virada no primeiro set e, depois, a equipe não conseguiu manter o mesmo ritmo. Para o jogo contra o Sesi-SP, além de ter que sacar forte para tentarmos as defesas, precisamos manter concentração máxima até o fim da partida”, enfatiza Jordane.
Pinheiros x BMG/São Bernardo, rivalidade paulista
Na segunda rodada da Superliga feminina 11/12, um clássico paulista. Pinheiros e BMG/São Bernardo duelarão nesta terça-feira (13.12), às 21h (de Brasília), no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo. A partida terá transmissão, ao vivo, do canal Sportv.
O Pinheiros encontrou facilidade na estreia e venceu, fora de casa, o Rio do Sul (SC), por 3 a 0. Já o BMG/São Bernardo, apesar de abrir vantagem de 2 sets a 0, diante de sua torcida, não resistiu à força da Usiminas/Minas (MG) e foi derrotado no tie break.
Embora o time do ABC Paulista não tenha conquistado a vitória, o BMG/São Bernardo se beneficiou da nova regra de pontuação e, com a derrota por 3 sets a 2, garantiu um ponto na tabela. Das 12 equipes participantes, o time aparece na sétima posição na classificação geral.
O Pinheiros lidera a classificação geral da Superliga. Nas estatísticas, o time da capital paulista também se destaca no ataque e no saque, com 44,83% e 9,59% de sucesso nesses fundamentos, respectivamente.
Apesar da boa estreia do Pinheiros na Superliga, a ponteira Andréia Laurence, eleita a melhor atleta em quadra na primeira rodada, não espera jogo fácil.
“Estamos vindo de uma rivalidade do Campeonato Paulista. As duas equipes se conhecem muito bem e vão para o jogo querendo ganhar. Será uma partida muito pegada, difícil. Temos que começar forçando o saque e observando as jogadas da Ana Maria (levantadora). Com esta nova regra na pontuação, não podemos bobear contra adversários diretos”, declara Andréia, que ocupa o primeiro lugar no fundamento saque, com 33,33% de sucesso, e a segunda colocação no ataque, com 52,63% de eficiência.
Do lado do BMG/São Bernardo, o respeito é igual. A oposto Lia acredita que o momento de buscar uma reabilitação na Superliga é esse.
“O time do Pinheiros está unido e joga muito certinho. Vamos precisar de muita concentração e aplicar taticamente o que estamos treinando para minimizarmos ao máximo os erros na partida. Vai ser muito importante sacar bem para aumentar a nossa chance de defesa”, explica Lia, que, na última temporada, defendeu a equipe do Pinheiros.
“Ficou a amizade. Agora, defendo outro time e tenho que entrar para ganhar. Amigos, amigos, negócios à parte”, conclui a jogadora.
Unilever quer reencontrar a vitória
Time com o maior número de títulos na Superliga Feminina, a Unilever foi surpreendida na última rodada pelo Sesi-SP. Na segunda rodada, nesta terça-feira (13.12), a equipe carioca receberá o São Caetano (SP), a partir das 20h, no ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ).
E o time carioca precisa estar atento ao time paulista. Na primeira rodada, o São Caetano deu um susto no Sollys/Nestlé (SP) e foi derrotado, de virada, por 3 sets a 1.
Consciente da dificuldade que terá pela frente, a oposto Sheilla, da Unilever, sabe que é necessário uma mudança de postura. “Embora todos soubessem que o jogo contra o Sesi-SP seria difícil, cometemos erros que não podem voltar a acontecer. O time adversário mereceu a vitória. No nosso time, nada funcionou. Não demonstramos nem mesmo alegria dentro de quadra, que é uma de nossas características. O São Caetano merece todo o nosso respeito e é preciso entrar em quadra com concentração para chegar à vitória. Não existe time fácil nesta Superliga”, avalia a medalhista de ouro em Pequim/2008.
A líbero Fabi é outra campeã olímpica do time da Unilever que pede atenção. “O São Caetano é um time jovem, mas que conta também com jogadoras experientes, como a Flávia (Flávia de Assis, capitã). Não tivemos um bom início de campeonato e precisamos redobrar a concentração daqui para frente e evitar novas surpresas”, completa Fabi.
Outros jogos
Outras três partidas serão disputadas nesta terça-feira (13.12). Na Arena Vivo, a partir das 20h, a Usiminas/Minas (MG) receberá o Banana Boat/Praia Clube (MG). O clássico mineiro reunirá duas equipes que ganharam na primeira rodada.
Técnico da Usiminas/Minas, Jarbas Soares espera ter um novo triunfo na Superliga. “Fizemos uma boa estreia em São Paulo e agora temos o primeiro jogo em casa. Vamos enfrentar uma equipe que montou o melhor grupo em suas participações na Superliga, mais estruturado, mais compacto e com jogadoras de qualidade. Esta partida promete ser muito difícil, mas a expectativa é de um bom jogo e vamos em busca da vitória diante da nossa torcida”, avalia o treinador.
Em Araçatuba, o Vôlei Futuro (SP) buscará a segunda vitória. O adversário será o Rio do Sul (SC), a partir das 20h30, no ginásio Plácido Rocha. O Sollys/Nestlé terá pela frente o Mackenzie/Cia do Terno (MG), às 20h, no ginásio Geodésico, em Osasco (SP).
Gostou do conteúdo? compartilhe com seus amigos.
CompartilharVôlei de praia
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
© 2024 Federação Paulista de Volleyball