Federação Paulista de Volleyball

FPV

São Caetano/Tamoyo e Shoping ABC/Santo André tentam vaga

12 fev 2007

Rio de Janeiro – São Caetano/Tamoyo (SP) e Shopping ABC/Santo André (SP) estarão frente a frente nesta terça-feira (13.02). A partir das 20h, as duas equipes se enfrentarão no ginásio Lauro Gomes, em São Caetano do Sul (SP), pela quinta rodada da segunda fase classificatória da Superliga masculina de vôlei 06/07.
Os dois times disputam o clássico do ABC Paulista de olho na zona de classificação para as quartas-de-final. O Shopping/Santo André (nove vitórias em 18 jogos) ocupa o nono lugar, uma posição acima do São Caetano/Tamoyo (sete triunfos em 17 partidas).

Os dois treinadores se conhecem bastante. Tonico, do São Caetano/Tamoyo, já teve como auxiliar no próprio clube o atual técnico do time de Santo André, Marcelo Madeira.
“Trabalhei e aprendi muito com o Tonico durante a Superliga 04/05. Ele me ensinou a observar o aspecto tático no voleibol. Antes de ter sido o seu assistente, eu tinha uma visão técnica. Sou diferente por ter trabalhado com ele”, revela Madeira, de 36 anos.

O comandante do Shopping ABC/Santo André fala sobre os pontos positivos da equipe adversária e elogia o levantador Hermison, que é seu contemporâneo no voleibol.
“O São Caetano/Tamoyo tem uma distribuição rápida de bolas, a partir da experiência do levantador Hermison, de 35 anos. Quando eu era jogador, atuamos juntos pela seleção paulista, em 1989. É preciso ter cuidado com o saque flutuante do adversário”, diz Madeira, que parou de jogar profissionalmente em 1999.

No duelo da primeira fase, o Shopping ABC/Santo André venceu por 3 sets a 0. Naquela partida, o maior pontuador do São Caetano/Tamoyo foi o oposto Leozão, com 10 acertos. E ele, por sinal, é ex-jogador do time de Santo André, onde trabalhou com Marcelo Madeira.
“O Madeira demonstrou que sabe ensinar na hora certa. Eu tinha acabado de chegar do Clube dos Oficiais da PM, de Minas Gerais, onde atuava com o Thiago, atual oposto do Shopping ABC/Santo André. O Thiago havia chegado primeiro a Santo André e me incentivou a fazer o teste também”, lembra Leozão.

O atacante, de 2,08m e que completou 21 anos na última sexta-feira (09.02), está ciente da força do Shopping ABC/Santo André, dono do quinto melhor saque da Superliga (4,78%) e que conta com o poder de ataque do oposto Pedrinho, terceiro principal pontuador da competição, com 279 acertos. Ao mesmo tempo, Leozão fala das qualidades do São Caetano/Tamoyo, oitavo colocado nas estatísticas de bloqueio (19,37%).
“Um dos pontos fortes da nossa equipe é o bloqueio. Mas acredito que a gente precisa corrigir algumas falhas na defesa. Temos dado alguns vacilos e deixado escapar vitórias ao longo da Superliga. Está faltando mais confiança”, afirma Leozão.

Outros seis jogos completam a rodada nesta terça-feira (13.02). Às 16h, o Telemig Celular/Minas (MG), único invicto até o momento, terá pela frente o Barão/Blumenau (SC), que conta com o segundo maior pontuador da competição (o oposto Jamelão, com 302 acertos), na Arena Telemig, em Belo Horizonte. Às 20h, o Ingá/Álvares (ES), com o terceiro melhor bloqueador (o meio-de-rede Vitão), receberá o Santander/Banespa (SP), do líder na mesma estatística de bloqueio (o meio-de-rede Silêncio), no Centro de Treinamento do Est. Espírito Santo, em Vitória; e a Ulbra/UPTIME (RS), com o primeiro colocado no ranking de defesa (o líbero Alan), jogará com o Lupo/Náutico (SP), equipe que lidera a estatística de bloqueio, no ginásio C.E. Ulbra, em Canoas (RS). Às 20h30, a On Line/São Leopoldo (RS), time que tem o terceiro melhor saque da competição, estará frente a frente com o Vôlei Futuro (SP), que tem o principal pontuador da Superliga (o oposto Boi, com 312 acertos), no ginásio Celso Morback, em São Leopoldo (RS); o Bento Vôlei (RS), sétimo colocado no bloqueio, medirá forças com a Unisul/Nexxera (SC), equipe mais eficiente no levantamento, no ginásio Municipal, em Bento Gonçalves (RS); e a Fátima/UCS (RS), que conta com o vice-líder na estatística de bloqueio (o meio-de-rede Patel), duelará com a Cimed (SC), time que tem os três mais eficientes sacadores da competição (Filipe, Éder e Bruninho), no ginásio Poliesportivo, em Caxias do Sul (RS).

Fonte: CBV

Veja também:

Rua Dr. Rafael de Barros, 596
CEP: 04003-043 - São Paulo, SP
(11) 3053-9560