13 fev 2008
Rio de Janeiro – Até o final da terceira rodada do terceiro torneio da Superliga feminina de vôlei 07/08, duas jovens promessas do voleibol brasileiro se destacam nas estatísticas oficiais da competição. E, nesta quinta-feira(14.02), elas estarão frente a frente: a oposto do Pinheiros/Blausiegel (SP), Joycinha e a líbero do São Caetano/Detur (SP), Camila Brait. A partida entre as equipes está marcada para as 19h30, no ginásio Lauro Gomes, em São Caetano do Sul (SP).
Outros três jogos completarão a quarta rodada na quinta-feira (14.02). O primeiro às 19h, entre o Rexona-Ades (RJ) – campeão do segundo torneio da competição – e o Mackenzie Cia do Terno (MG) – estreante em Superligas -, no ginásio do Tijuca Tênis Clube. Em seguida, às 20h, o E.C. Banespa (SP) receberá o Fiat/Minas (MG), no ginásio do Esporte Clube Banespa. Já o Vôlei Futuro (SP) jogará em Araçatuba diante do Finasa/Osasco (SP) – campeão do primeiro torneio -, a partir das 20h30.
O Pinheiros/Blausiegel é o terceiro colocado por equipes no ataque, com 23,96% de eficiência, e também na recepção, com 41,76%. Enquanto isso, a equipe do São Caetano/Detur ocupa o segundo lugar no levantamento (20,56%) e lidera na recepção, com 45,77%.
A atacante Joycinha é a segunda colocada entre as maiores pontuadoras da Superliga até o momento, com 182 acertos – 157 de ataque, 12 de bloqueio e 13 de saque. Neste último fundamento, inclusive, ela é a segunda colocada nas estatísticas, com 10,24 % de sucesso.
E para recepcionar os eficientes saques de Joycinha, o São Caetano/Detur terá a líbero Camila Brait, que lidera a recepção, com 54,73% de aproveitamento até a terceira rodada. Além de Camila, a levantadora Ana Cristina também se destaca na defesa, na terceira colocação, com 50,66% de eficiência.
E Camila, campeã mundial juvenil, em 2007, na Tailândia, como líbero da Seleção Brasileira da categoria, destaca a variação dos saques de Joycinha. “Ela tem dois excelentes saques, o viagem e o flutuante. Preciso recepcioná-los como todos os outros. Não posso pensar que do outro lado estará a melhor sacadora da competição. Eu quero fazer o melhor possível para o passe chegar bem nas mãos da levantadora”, diz Camila.
A jogadora lembra que estar bem nas estatísticas é fruto de muito trabalho nos treinamentos. “Fico muito tempo junto com o Chicão (treinador) enfatizando o trabalho no passe, tanto no treino da manhã quando no da tarde. O Pinheiros/Blausiegel é um time determinado, com um jogo tecnicamente parecido com o nosso. O saque poderá ser o diferencial da partida e que poderá apontar a equipe vencedora”, garante Camila de 19 anos.
Na última rodada, enquanto o Pinheiros/Blausiegel superou o Vôlei Futuro (SP) por 3 sets a 1, o São Caetano/Detur foi derrotado pelo Finasa/Osasco (SP), por 3 a 0. Na classificação geral, o time do ABC paulista está na quarta colocação, com 20 pontos, em 12 jogos – oito vitórias e quatro derrotas. Já o Pinheiros/Blausiegel ocupa a sexta colocação, com 16 pontos, em 11 partidas – cinco resultados positivos e seis negativos.
Para a oposto Joycinha, do Pinheiros/Blausiegel, o segredo da vitória será dificultar o trabalho de Camila. “Vamos entrar focadas na partida. Teremos de sacar muito bem para tirar o passe fácil nas mãos da Camila. É um confronto sem favoritos. Por jogar em casa, talvez, o São Caetano/Detur, tenha uma ligeira vantagem”, destaca Joycinha.
Além da recepção, Marcelo Kwiek, técnico do Pinheiros/Blausiegel, destaca outro fundamento perigoso do adversário. “Elas também estão bem na defesa. Será um duelo interessante porque a Joycinha está sacando bem e o time do São Caetano/Detur está bem entrosado e com boas variações de ataque difíceis de serem marcadas. Nosso time está consciente disso tudo”, finaliza o treinador.
EQUIPES
SÃO CAETANO/DETUR – Ana Cristina, Clarisse, Joyce, Dayse, Bárbara e Natasha. Líbero: Camila Brait. Técnico – Chicão
PINHEIROS/BLAUSIEGEL – Dani Fagundes, Joycinha, Thais, Juliana, Daniele e Ângela. Líbero – Arlene. Técnico – Marcos Kwiek
Fonte: CBV
© 2024 Federação Paulista de Volleyball