Federação Paulista de Volleyball

FPV

Santo André/Spread enfrenta Montes Claros/Funadem

24 mar 2010

 


Fonte: Thiago Oliveira


Os “garotos do ABC” buscam outro triunfo no campeonato nacional nesta quinta-feira (25)


 


Santo André (SP) – Pela Superliga Nacional de vôlei masculino, a jovem equipe do Santo André/Spread enfrenta o atual campeão mineiro, Montes Claros/Funadem, pela 15a rodada. O confronto acontece no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, às 19h, nesta quinta-feira (25). Os garotos do ABC vêm de vitória contra a UCS, no Rio Grande do Sul, por três sets a um.


Em um aspecto a equipe andreense pode ser comparada com o time de futebol do Santos que lidera o Campeonato Paulista de 2010. Ambas as equipes são muito jovens e possuem grandes talentos individuais. A média de idade dos titulares santistas é de 23,5 anos. A do time andreense é próxima aos 24 anos.


 Os jogadores do Santo André/Spread, mesmo com pouca experiência, surpreenderam durante o primeiro turno se mantendo no bloco dos oito que se classificam aos playoffs. Retirando da conta os três jogadores mais velhos do time, a média cai para 21. A competição deste ano conta com grandes jogadores do cenário mundial.


A equipe é composta pelos levantadores, Fredy (27) e Bernardo (21), os opostos Adauto (24) e Alexander, o Alemão (21), os pontas Juarez (21), Túlio (23), Thiago (21) e Orlando (37), no meio de rede o time conta com Vinicius (22), Oton (31) e Athos (21) e o líbero Vínicius Tiago (22), fecha o elenco.


 Com as contusões de Oton, Orlando e Athos, no final do primeiro turno, a equipe perdeu não apenas em experiência, conforme explica o técnico Marcelo Madeira. “Perdemos jogadores importantes e nossos treinos também ficaram muito prejudicados. Perdemos em qualidade”.


Os números do Santo André/Spread mostram o potencial do time. Foram 40 sets perdidos por uma diferença míninma de três pontos. A equipe tem o oitavo melhor saque da competição, o 11o ataque e o sexto bloqueio.


Jovens promessas do vôlei brasileiro


Individualmente a equipe também mostra qualidade. Entre os destaques da Superliga três nomes estão entre os melhores do torneio.


O oposto Alexander Marczewski, o Alemão, é o quarto maior pontuador da competição, com 415 pontos e o quarto saque, com 9,34% de pontos diretos. Durante toda a temporada é o grande destaque ofensivo da equipe.


Outro jovem que se destaca é o ponta Túlio Nogueira. Com 379 pontos é o sexto maior pontuador da Superliga. Durante boa parte da competição também esteve entre os atacantes mais eficientes, mas com a queda de produção da equipe deixou o ranking dos dez melhores.


Já no bloqueio, a “muralha” é Athos Costa. O jovem meio de rede tem 2,03 m, sendo o quarto melhor neste fundamento na Superliga, à frente de nomes consagrados como André Heller, Gustavo Endres, Rodrigo Santana e Sidnei dos Santos, todos de seleção brasileira.


Serviço:


Superliga Masculina de Vôlei 09/10


15a rodada – Santo André/Spread x Montes Claros/Funadem


Data: quinta-feira (25), às 19h


Local: Ginásio Principal do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia (Rua São Pedro, 27 – Vila América – Santo André – SP)


Entrada gratuita

Veja também:

Rua Dr. Rafael de Barros, 596
CEP: 04003-043 - São Paulo, SP
(11) 3053-9560