Federação Paulista de Volleyball

FPV

Santander/São Bernardo investe na prevenção contra as lesões

21 fev 2008

Palestra sobre o tema faz parte da programação de início de temporada para categorias de base

São Bernardo do Campo (SP)– Lesão é um assunto que os atletas nunca gostariam de debater. Muito menos sentir. E se ela acontece em um bom momento profissional, se torna mais frustrante ainda. Depois de constatada a contusão e, algumas vezes, após uma cirurgia, vem a rotina de tratamento na fisioterapia, com recuperações longas e distância da quadra. Para evitar passar por todos esses transtornos, os fisioterapeutas do Santander / São Bernardo, Fabiano Knoll e Raphael Planas, desenvolvem um trabalho em equipe juntamente com os preparadores físicos, Marcelo Zangrande e Fábio Correia.

O objetivo principal dos quatro profissionais é um só: a prevenção. E para demonstrar a importância disso, Fabiano e Marcelo deram uma palestra, que integrou a programação de início de temporada dos jogadores das categorias infanto-juvenil e juvenil, com o tema “Preparação física e fisioterapia no voleibol profissional”. “Todos os anos existe uma preocupação em orientar, levar as informações para que esses jovens atletas saibam como é o sistema ideal de funcionamento de uma equipe”, disse Fabiano.

Os dois fizeram questão de destacar que o mais importante para todos é evitar a lesão e que, para isso, é necessário que o trabalho seja feito em conjunto através da fórmula “preparação física + fisioterapia = prevenção”. A importância de uma função para a outra foi bastante exaltada e uma das principais instruções foi a de que não se deve treinar mais que o orientado.

“Muitas vezes, os jovens chegam aqui pensando em se aperfeiçoar, treinar mais que os outros, mas isso não é o mais importante. O principal é que treinem concentrados o tempo todo. A chave é o equilíbrio muscular, para que não haja problema. A sobrecarga pode gerar lesão”, explicou Marcelo, que é preparador físico das categorias de base do Santander / São Bernardo.

Para haver uma dosagem entre o mínimo e o máximo nessa carga de treinamentos, há uma interação entre fisioterapeutas, preparadores e técnicos. Inclusive, os treinadores do infanto, Rodolfo Lino, e do juvenil, Fabiano Ribeiro, estiveram presentes na palestra e participaram. “O corpo é a ferramenta de trabalho do atleta. A musculação é um trabalho que tem que ser levado a sério. A parte física tem que ser trabalhada com afinco e isso vai se refletir na quadra”, disse Magoo, como Fabiano Ribeiro é conhecido no vôlei.

Para exemplificar alguns detalhes, os profissionais apresentaram gráficos sobre o assunto. Um deles, que aborda a incidência de lesões no vôlei, mostrou que os joelhos são os que mais sofrem na modalidade. Os atletas souberam, ainda, que o ataque é o movimento responsável pelo maior número de contusões e, consequentemente, os atacantes são os maiores prejudicados nessa questão.

Além das informações sobre prevenção de lesões, os atletas estão tendo a chance de conhecer sobre diferentes assuntos. Os jogadores infanto e juvenis do Santander / São Bernardo já tiveram palestras sobre a carreira de um atleta com o técnico do time adulto, Rubinho, sobre nutrição e odontologia. A programação de palestras continua na próxima semana com uma visita de representantes dos Alcóolicos Anônimos ao Ginásio Adib Moysés Dib, em São Bernardo, no próximo dia 26, às 14 horas, e uma ida a sede da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), em São Paulo, no dia 28, às 13 horas.

Fonte: Photo&Grafia Comunicação

Veja também: