Federação Paulista de Volleyball

FPV

Santander/São Bernardo e Vivo/Minas voltam a se enfrentar

07 nov 2008

 


 


Fonte: CBV



Rio de Janeiro – A quarta rodada do primeiro turno da Superliga Masculina de Vôlei 08/09 será realizada neste sábado (08.11), com seis partidas. Quatro equipes iniciarão a rodada de forma invicta, mas apenas duas delas manterão o status após o encerramento das partidas. A rodada, a penúltima do primeiro turno da fase classificatória, poderá ser decisiva para a definição das equipes que disputarão a final da etapa, marcada para o dia 22 de novembro.


 


Na chave B, o confronto de invictos reunirá Santander/São Bernardo e Vivo/Minas, equipes que se enfrentaram nas semifinais do Campeonato Paulista. Na ocasião, o time mineiro, que representou o Pinheiros (SP) na competição, venceu a série por dois jogos a um. Na Superliga, as equipes somam seis pontos. A liderança da chave é do Vivo/Minas, que leva vantagem no saldo de sets.

O Santander/São Bernardo estreou na Superliga derrotando a Ulbra Suzano Massageol por 3 sets a 0. Na segunda rodada, teve mais dificuldades para superar o Álvares/Vitória: 3 sets a 2. Na última partida, bateu o GAC Logistics/Santo André por 3 sets a 0.



“Não há favoritos. Tenho certeza que será um jogo bastante equilibrado, assim como foi a série semifinal do Campeonato Paulista. Será fundamental cometer poucos erros. A equipe vem evoluindo, fez dois bons jogos na Superliga, mas ainda pode render mais”, analisa Rubinho, treinador da equipe paulista, ressaltando a força do grupo mineiro.



“A principal qualidade do Vivo/Minas é a experiência do grupo. Eles já contavam com uma base forte e reforçaram a equipe muito bem. Além de excelentes jogadores, trouxeram atletas identificados com o clube, como o André Nascimento e o Henrique, por exemplo”, cita.



O Vivo/Minas lidera o ranking do saque por equipes, com 9,82% de sucesso, enquanto o Santander/São Bernardo é o primeiro colocado, na defesa, com 34,63% de aproveitamento, seguido de perto da equipe mineira, segunda colocada (34,25%). O Vivo/Minas venceu três partidas na Superliga 08/09, todas por 3 sets a 0. Os adversários foram, pela ordem, Álvares/Vitória, GAC Logistics/Santo André e Vôlei Futuro.



“Será um jogo entre duas equipes que se conhecem muito bem. Enfrentamo-nos algumas vezes nesta temporada e trabalhei com o Rubinho por seis anos, então sabemos bem como o outro pensa e reage a determinadas situações. É como um jogo de xadrez”, analisa Mauro Grasso, técnico do Vivo/Minas, comparando os rivais à seleção norte-americana campeã olímpica e da Liga Mundial.



“Assim como a seleção dos Estados Unidos, o Santander/São Bernardo é um time muito disciplinado taticamente e com sistema defensivo muito forte. O Rubinho estuda bastante os adversários e procura explorar os pontos falhos. Além disso, eles melhoram muito o aproveitamento do saque quando atuam no ginásio deles. É um dos times mais difíceis de se enfrentar fora de casa”, complementa.

O oposto Bob, do Santander/São Bernardo, se destaca nas estatísticas da competição. O atacante é o terceiro colocado entre os maiores pontuadores, com 49 pontos. Do lado do Vivo/Minas, o oposto André Nascimento está na nona colocação, com 42 acertos.



O Vivo/Minas tem dois jogadores liderando as estatísticas após as três rodadas iniciais. O central Thiago Barth é o primeiro no saque, com 27,59% de eficiência. O oposto André Nascimento é o líder na defesa, com 68,18% de aproveitamento. Neste mesmo ranking dois jogadores do Santander/São Bernardo se destacam: o líbero Sérgio Escadinha é o segundo colocado – com 47,69% -, seguido pelo levantador da equipe, Marlon, na terceira colocação, com 46,67%.


 


Equipes


 


SANTANDER/SÃO BERNARDO – Marlon, Bob, Filipe, Thiago Sens, Acácio e Michael. Líbero – Sérgio Escadinha.Técnico – Rubinho.


VIVO/MINAS – Rafinha, André Nascimento, Ezinho (Mauricio), Wanderson, André Heller e Henrique. Líbero – Serginho (Ezinho).Técnico – Mauro Grasso

Veja também: