Federação Paulista de Volleyball

FPV

Santander/S. Bernardo x Telemig Celular/Minas define vaga

22 dez 2007

Rio de Janeiro – Santander/S. Bernardo (SP) e Telemig Celular/Minas (MG) duelarão, neste sábado (22.12), às 18h, no ginásio Adib Moysés Dib, em São Bernardo do Campo (SP), com transmissão do canal Sportv. A partida é uma reedição da decisão da temporada 04/05, na qual o time do ABC Paulista se sagrou campeão. Se a equipe mineira vencer um set, disputará no próximo dia 29 a final do primeiro torneio da Superliga masculina de vôlei 07/08. A única chance de o time paulista chegar à decisão é vencer por 3 sets a 0 a partida.

Na última rodada, as duas equipes saíram de quadra com resultados positivos. O Santander/S. Bernardo superou o Universo/UPtime (MG), por 3 sets a 0. Já o Telemig Celular/Minas teve mais trabalho. Depois de estar vencendo por 2 sets a 0, fechou a partida contra o Vôlei Futuro (SP) no somente no tie-break.

Rodrigo do Nascimento Pinto, o Rivaldo, é um dos destaques do Telemig Celular/Minas na atual Superliga. O oposto, de 27 anos e 2,02m, diz como a equipe comandada por Mauro Grasso encara o duelo. “Os times têm praticamente os mesmos objetivos na competição. Vamos para cima, apesar de eles estarem jogando em casa. O Telemig Celular/Minas está trabalhando muito forte e conseguindo assimilar os desfalques de Rafinha, Igor e Nalbert, que se lesionaram e fazem falta à equipe. Em compensação, os seus substitutos (Daniel, Wanderson e Maurício) estão ganhando ritmo e serão importantes dentro do grupo na seqüência da competição”, explica Rivaldo.

Naquela edição 04/05, Rivaldo conquistou o título pelo time de São Bernardo do Campo (SP), agora adversário direto na Superliga 07/08. “Em comparação ao time campeão da Superliga 04/05, o Santander/S. Bernardo mudou bastante. Um dos remanescentes é o Michael, que agora é experiente e um dos líderes. Será uma partida bastante difícil, até porque o adversário conta com outros jogadores de qualidade, como o João Paulo e o Rodriguinho. É uma equipe forte, com bastante volume de jogo e bom setor defensivo”, afirma Rivaldo, que foi revelado pelo Álvares Cabral (ES) e campeão sul-americano juvenil em 98, quando transferiu-se para a equipe de Três Corações (MG).

O técnico Rubinho, do Santander/S. Bernardo, recorda com carinho daquela conquista da Superliga 04/05. O então auxiliar de Mauro Grasso, atual treinador do Telemig Celular/Minas, comenta a performance de Rivaldo durante a campanha. “Na ocasião, o Rivaldo fez uma bela temporada desde o Campeonato Paulista. E o trabalho foi coroado com o título da Superliga. Ele já era um bom jogador e, após a conquista, ficou mais conhecido. Logo em seguida, transferiu-se para o voleibol japonês”, diz Rubinho.

Ciente de que apenas a vitória por 3 sets a 0 interessa ao time do ABC Paulista, o treinador comenta a expectativa para o confronto. “Todos os jogos são difíceis, mas esse será um pouquinho mais. O Telemig Celular/Minas, favorito ao título, tem bons jogadores e uma base formada desde o ano passado. Porém, trabalhamos para encontrar as falhas do adversário, saber explorá-las e tentar trazer o jogo o nosso time. Agora, temos dado ênfase ao ataque, bloqueio e defesa durante os treinamentos. O time tem evoluído continuamente, o que é importante. Uma das nossas virtudes é atuar com regularidade, cometendo poucos erros”, ressalta Rubinho.

Nas estatísticas oficiais da Superliga masculina 07/08, o Telemig Celular/Minas lidera dois fundamentos por equipes: o ataque (41,45%) e o bloqueio (25,41%). Já o Santander/S. Bernardo ocupa a segunda colocação no levantamento (33,40%), atrás apenas da Cimed (36,65%). Em outros quatro fundamentos, o time de São Bernardo do Campo está na terceira colocação: ataque (36,36%), saque (5,46%), defesa (16,91%) e recepção (51,61%).

O Santander/S. Bernardo tem o segundo maior pontuador da competição até o momento: o atacante João Paulo, com 82 acertos – 65 no ataque, 10 no bloqueio e sete no saque. Rivaldo é o atleta do Telemig mais bem posicionado neste ranking. É o nono colocado, com 74 pontos – 67 de ataque e sete de bloqueio.

No entanto, Rivaldo é o segundo colocado no ranking de ataque, com 39,06% de eficiência. Neste mesmo fundamento, o Santander/S. Bernardo tem dois destaques: João Paulo, em quarto, com 37,50%, e Theo, em quinto (34,95%).

No bloqueio, o meio-de-rede Alberto do Telemig Celular/Minas lidera (35,85%). O ponteiro do Santader/S. Bernardo João Paulo é o sétimo no saque (9,09%). Na defesa, dois jogadores do Telemig Celular/Minas aparecem entre os 10 mais bem posicionados: Ezinho é o quarto colocado (33,33%) e Maurício é o sexto (30%). Enquanto o Santander/S. Bernardo tem dois jogadores neste ranking: o levantador Rodriguinho é o oitavo colocado (27,27%) e o líbero Tiago Brendle, o 10º (24,27%).
Entre os levantadores, o time de São Bernardo leva vantagem: Rodriguinho é o terceiro colocado (39,94%), enquanto Daniel é o sexto (35,36%). Na recepção, o ponteiro Willian Reffatti é o nono colocado (55,70%).

A rodada contará com outros seis jogos, todos neste SÁBADO (22.12). Às 10h, Álvares Cabral (ES) e Shopping ABC/Santo André (SP) duelarão no Centro de Treinamento, em Vitória. Às 17h, a Sada Betim (MG) receberá o São Caetano/Tamoyo (SP), no ginásio Divino Braga, em Betim (MG). Às 18h, o Uniamérica–Foz do Iguaçu (PR) terá pela frente a Tigre/Unisul/Joinville (SC), no ginásio Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu (PR); e o Vôlei Futuro (SP) medirá forças com o Universo/UPtime (MG), no ginásio Plácido Rocha, em Araçatuba (SP). Purity/Cesumar (PR) x Cimed (SC), às 20h, no ginásio Chico Neto, em Maringá (PR). Bento Vôlei (RS) x Ulbra/UPtime/Suzano (RS), às 20h30, no ginásio Municipal, em Bento Gonçalves (RS).

EQUIPES

TELEMIG CELULAR/MINAS – Daniel, Rivaldo, Mauricio, Ezinho, Alberto e Jardel. Líbero – Serginho.Técnico – Mauro Grasso

SANTANDER/S. BERNARDO – Rodriguinho, Theo, João Paulo, Willian, Michael e Vitão. Líbero – Thiago Brendle.Técnico – Rubinho

Fonte: CBV

Veja também:

Rua Dr. Rafael de Barros, 596
CEP: 04003-043 - São Paulo, SP
(11) 3053-9560