Federação Paulista de Volleyball

FPV

Sanofi/Fonte é campeã dos Jogos Regionais

14 jul 2011

Fonte: Photo&Grafia Comunicação

                        

Mogi-Guaçu (SP) – A equipe juvenil do Sanofi/Fonte venceu o Americana por 3 a 0 (25/20, 25/14 e 25/7) ontem (13), na final dos 55º Jogos Regionais, e conquistou a medalha de ouro para a cidade de Campinas na categoria sub-21 do campeonato, disputado em Mogi-Guaçu.

O jogo começou equilibrado no Ginásio Municipal Pref. Carlos Nelson Bueno. Americana chegou a abrir 3 pontos de vantagem, mas o time de Campinas melhorou e conseguiu empatar em 14 a 14. Um bloqueio do meio Thiago Oliveira fez com que o Sanofi/Fonte passasse à frente no placar e, na sequência, marcasse cinco pontos seguidos com o levantador Dodô – Douglas Tavares – no saque, abrindo 22 a 17. Depois, bastou administrar a vantagem e fechar em 25 a 20.

A vibração da torcida, que era formada por uma maioria de campineiros, principalmente por atletas do handebol e do tênis de mesa de Campinas, ajudou para um segundo set ainda melhor. Apesar de ter começado a segunda etapa atrás no placar, o Sanofi/Fonte passou a ser mais eficaz no saque, no bloqueio e na recepção e abriu larga vantagem, até fechar em 25 a 14.

No terceiro set, os saques eficientes, principal destaque da equipe do Sanofi/Fonte, apareceram desde o início e com outra boa sequência, o levantador Dodô só deixou de sacar quando o time já vencia por 5 a 0. Com pontos de bloqueios e contra-ataques, principalmente pelas mãos do ponta Dhionatan da Silva, do oposto Douglas Figueiredo e do meio Evaldo, o Sanofi deixou o Americana para trás de vez e se aproveitou de um erro adversário para fazer o ponto do título e fechar em 25 a 7.

O time de Campinas fez 18 pontos de bloqueio e 15 em cima de erros do Americana, que não conseguiu trabalhar diante dos bons saques que vinham do outro lado. Para o técnico do Sanofi/Fonte, Adilson Zambom, o jogo foi decidido no saque. “Depois de um certo tempo, eles não conseguiam mais passar bem a bola e nosso bloqueio funcionava. Aos poucos, fomos percebendo onde era mais fácil sacar e fizemos isso cada vez melhor”, avaliou.

Destaque no fundamento, o levantador Dodô creditou à comissão técnica suas sequências de saques bem executados. “Durante o jogo mesmo e principalmente nos tempos técnicos, o técnico e os auxiliares passaram informações importantes, que me ajudaram a acertar saques bons tecnicamente”, contou o jogador, que acrescentou sua opinião sobre o que foi determinante para o grupo conquistar esse título. “Entramos muito focados no que tínhamos que fazer e em qual era nosso objetivo. Essa motivação grande foi fundamental para encaixarmos nosso jogo”, completou.

O maior pontuador da partida foi Dhionatan da Silva, o Zóio,que colocou dez bolas no chão em jogadas de ataque. “Fiquei feliz por ser o maior pontuador e ajudar a equipe na conquista do título. Essa experiência vai nos ajudar muito no Paulista, principalmente se chegarmos às finais”, destacou.

Para a disputa dos Regionais, a equipe do Sanofi/Fonte contou com o levantador Eykman e com o meio de rede Evaldo, que são jogadores do time adulto da Medley/Campinas, mas tem idade para representar a cidade na categoria sub-21. “Eu achei muito bom porque estava sem jogar desde o final da temporada passada e sentia falta de ritmo de jogo. Acredito que esse título pode fazer com que o time juvenil se acostume com vitórias nas decisões e melhore ainda mais o desempenho em futuras finais”, comentou Evaldo.

O Sanofi/Fonte repetiu o sucesso da equipe principal da Medley/Campinas, que no ano passado, representou a cidade na categoria adulta dos Jogos Regionais e também ficou com a medalha de ouro.

Campanha – o time juvenil fez uma campanha invicta até chegar à final, com três vitórias, contra Indaiatuba, Limeira e Itapira. “Toda vez que vencemos, na auto-estima e a confiança da equipe melhoram, e isso é muito importante. A competição também serviu para que eu testasse diversos jogadores, outro ponto positivo”, ressaltou o técnico Adilson Zambom.

O oposto Gabriel Moresco falou sobre a evolução do grupo durante os Regionais. “Começamos desatentos, cometendo alguns erros, mas fomos crescendo a cada set, a cada jogo e chegamos à final muito melhores do que no início do campeonato”, analisou.
A melhora da equipe foi tão visível que o secretário de Esportes e Turismo de Mogi Guaçu, Carlos Ferrari, não poupou elogios ao final da partida contra o Americana. “Devemos nos espelhar no time de Campinas, que é um exemplo a ser seguido”.

Paulista – o Sanofi/Fonte retornará aos treinos em Campinas para disputar o segundo turno do Campeonato Paulista. Na próxima quarta-feira (20), será realizado o sorteio que definirá a tabela da segunda etapa do estadual. O time teve bom desempenho no primeiro turno, ficando na segunda posição.

Formado na temporada passada, o Sanofi/Fonte é uma parceria entre o Clube Fonte São Paulo e o Grupo sanofi-aventis e faz parte do projeto de vôlei da Medley, uma empresa do Grupo sanofi-aventis, que patrocina a equipe com o apoio da Prefeitura de Campinas.

Veja também: