Federação Paulista de Volleyball

FPV

Rodada de sábado definirá quartas-de-final no masculino

16 mar 2007

Rio de Janeiro – Os duelos das quartas-de-final serão definidos neste sábado (17.03), quando serão realizados sete jogos pela 15ª e última rodada da segunda fase classificatória – todos com início às 15h15. Cimed (SC), Telemig Celular/Minas (MG), Ulbra/UPTIME (RS), Unisul/Nexxera (SC), Santander/Banespa (SP), Sada/Betim (MG) e Fátima/UCS (RS) já estão garantidos nos playoffs. A oitava vaga está sendo disputada por On Line/São Leopoldo (RS) e Vôlei Futuro (SP).

A fase de quartas-de-final, no sistema de playoff melhor de 3 (três) jogos, será disputada em cruzamento, obedecendo ao seguinte ordenamento: 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º.
Cimed e Telemig Celular/Minas jogarão em casa, respectivamente, contra Unisul/Nexxera, já garantida na quarta posição, e Sada/Betim, que tenta subir do sexto para o quinto lugar. A Cimed depende das suas próprias forças no ginásio Capoeirão, em Florianópolis, para terminar a fase classificatória com a melhor campanha. Já o Telemig Celular/Minas, que atuará na Arena Telemig, em Belo Horizonte, precisa vencer e torcer por uma derrota da Cimed para recuperar a primeira colocação.

A última derrota da Cimed em Superligas no ginásio Capoeirão foi no dia 4 de março de 2006: 3 sets a 1 para a On Line. Como mandante, porém, a sua última derrota foi no dia 22 de março do mesmo ano: 3 a 0 para o Telemig Celular/Minas, pelo quarto jogo das finais da Superliga 05/06 (na ocasião, a Cimed optou por jogar no ginásio Multiuso, em São José/SC).

OUTROS JOGOS

O Santander/Banespa receberá o Shopping ABC/Santo André (SP), no ginásio Adib Moyses Dib, em São Bernardo do Campo (SP), tentando confirmar a quinta colocação. Caso o Santander/Banespa perca por 3 sets a 0 e a Sada/Betim derrote o Telemig Celular/Minas por 3 a 0, o time de Betim terminará a fase classificatória em quinto lugar.

No ginásio C. E. Ulbra, em Canoas (RS), a terceira colocada Ulbra/UPTIME medirá forças com a On Line/São Leopoldo, que precisa vencer um set para assegurar a classificação em oitavo lugar.

No ginásio Gigantão, em Araraquara (SP), o Vôlei Futuro precisa ganhar por 3 sets a 0 do Lupo/Náutico (SP). Se isto acontecer e a On Line/São Leopoldo perder por 3 a 0 para a Ulbra/UPTIME, a oitava colocação ficará com o Vôlei Futuro.

No ginásio Municipal, em Bento Gonçalves (RS), a sétima colocada Fátima/UCS terá pela frente o Bento Vôlei (RS). No ginásio Centro de Treinamento do Est. Espírito Santo, em Vitória, o Ingá/Álvares (ES) receberá o São Caetano/Tamoyo (SP).

ANÁLISE DAS PARTIDAS

Fábio, oposto da On Line/São Leopoldo, 10º maior pontuador da Superliga, com 336 acertos – “A boa fase é do grupo, que está unido. O fato de eu ser o principal pontuador da equipe reflete o que estamos vivendo. O Kid e o Lucas estão muito eficientes no passe. Além disso, melhoramos em todos os fundamentos. O jogo com a Ulbra/UPTIME é sempre difícil e servirá para comprovar a nossa boa fase. A Ulbra/UPTIME conta com um elenco de qualidade, com 15 jogadores em condições de entrar a qualquer momento. E como a equipe tem feito esse rodízio, a partida se torna ainda mais complicada, já que os atletas estão com ritmo de jogo. No ano passado, atuei com o argentino Darraidou, um atacante muito técnico. É preciso marcar com atenção o Theo, que ataca as bolas de segurança da Ulbra/UPTIME. Já atuei também com o Bob, o Ualas e o Rodriguinho. Enfim, são grandes jogadores”.

Contreras, ponteiro dominicano da Sada/Betim, 12º maior pontuador da Superliga, com 326 acertos – “Minha adaptação ao Brasil está sendo boa, até melhor do que o esperado. Uma das razões foi o fato de eu ter sido bem recebido em Betim (MG). A Superliga é um campeonato muito forte, com grandes equipes. E a Sada/Betim tem qualidade. Estou entre os principais pontuadores da competição, mas o meu pensamento é só na equipe. O meu desempenho é resultado do trabalho de todo grupo. No nosso time, destaco a recepção e o ataque como pontos fortes. E estamos melhorando a defesa. Para o duelo com o Telemig Celular/Minas, acredito que o importante é forçar o saque para tentar quebrar o passe do adversário. Na partida válida pela primeira fase classificatória, perdemos por 3 sets a 1, de virada. E, desta vez, a partida será novamente bem difícil”.

Denis, ponteiro do Vôlei Futuro, sétimo maior pontuador da Superliga, com 359 acertos – “Sempre treinamos bastante todos os fundamentos. O fato de a equipe contar com dois atacantes entre os principais pontuadores da Superliga (o oposto Boi é o primeiro colocado, com 489 acertos) é uma prova de que o trabalho do grupo está aparecendo. A partida contra o Lupo/Náutico, meu ex-clube, será muito difícil. Quando estive em Araraquara atuei ao lado dos meios-de-rede Flavio, Nivaldo e Victor; do líbero Andrezinho; do levantador Bressa; e dos atacantes Robertão e Aimar. E todos estarão em quadra contra a nossa equipe. O Lupo/Náutico tem um time alto e bom no bloqueio. O segredo é passar bem e estarmos preocupados em acertar a nossa saída de jogo, a fim de encaixarmos os contra-ataques”.

Pedrinho, oposto do Shopping ABC/Santo André, terceiro maior pontuador da Superliga, com 444 acertos – “Nossa equipe ficou quase toda a Superliga entre as oito primeiras colocadas, mas deixou escapar a classificação após a derrota na última rodada. No jogo válido pela primeira fase classificatória contra o Santander/Banespa (SP), conseguimos vencer no tie-break. O segredo para a próxima partida é sacar bem e ter o passe nas mãos. De lá para cá, eles cresceram bastante na competição e acredito que podem brigar pelo título. O ponteiro Bozkinho é habilidoso, um craque. Os meios-de-rede Douglas e Silêncio bloqueiam muito bem. O Santander/Banespa abriu as portas para mim em 2006, quando voltei ao Brasil após ficar quatro anos na Universidade de Honolulu, no Havaí, onde me formei em Jornalismo e joguei voleibol. Na ocasião, o treinador Paulo Cocco deixou eu treinar com a equipe durante um mês e consegui me manter em forma. De lá, ganhei a chance de atuar pelo Shopping ABC/Santo André”.

Leozão, oposto da Fátima/UCS, segundo maior pontuador da Superliga, com 469 acertos – “A vitória sobre o Vôlei Futuro nos classificou para as quartas-de-final. O primeiro objetivo foi alcançado. Depois, tentaríamos fugir de um confronto com Cimed ou Telemig Celular/Minas. Até porque conhecemos bem a equipe da Ulbra/UPTIME e seria interessante enfrentá-la. Mas não foi possível. Acredito na Fátima/UCS, que deu uma arrancada boa na fase classificatória e superou alguns problemas, entre eles a contusão do levantador Rodrigo, que era o cérebro do time. Os outros dois levantadores (Felipinho e Fejão) são juvenis, o que aumentou a minha responsabilidade. A pressão fez bem, tanto que tenho pontuado bastante nas últimas rodadas”.

Fonte: CBV

Veja também: