Federação Paulista de Volleyball

FPV

Rexona-Ades supera Finasa e fica a uma vitória do título

23 abr 2006

NITERÓI (RJ) – O Rexona-Ades (RJ) está a uma vitória do título da Superliga Feminina de Vôlei 05/06. Neste sábado (22.04), o time carioca superou o Finasa/Osasco (SP), atual tricampeão da competição, por 3 sets a 1, parciais de 25/23, 24/26, 25/20 e 25/19, em 1h50 de jogo, no ginásio do Caio Martins, em Niterói (RJ). Com este resultado, o Rexona-Ades marcou 2 jogos a 1 na série final melhor de cinco confrontos. Se vencer a próxima partida, na quarta-feira (26.04), às 19h30, no ginásio Municipal, em Barueri (SP), conquistará pela terceira vez o título brasileiro.
A meio-de-rede Thaisa, do Rexona-Ades, apontada como a melhor em quadra, recebeu o Troféu VivaVôlei. As maiores pontuadoras da partida foram Thaisa e a oposto Bia, do Finasa/Osasco. Ambas marcaram 16 vezes na partida.

Antes da partida, o Rexona-Ades teve dois desfalques importantes. A ponteira Jaqueline, com febre, foi substituída por Estefânia. No banco, o técnico da equipe foi Hélio Griner, que assumiu o time no lugar de Bernardinho. O treinador da seleção brasileira masculina rompeu o tendão de Aquiles do pé direito e assistiu à partida ao lado do banco de reservas, em uma cadeira de rodas, e em vários momentos do confronto trocou informações com os seus auxiliares.

O Rexona-Ades dificultou a recepção do Finasa/Osasco no início do set. Na primeira parada técnica, as donas da casa tinham quatro pontos de vantagem (8/4). O técnico Paulo Coco, do Finasa/Osasco, colocou a levantadora Fabiana Berto e a ponteira Soninha. O time paulista reagiu e empatou em 19/19. Na reta final, o Rexona-Ades dominou e fechou a parcial em 25/23, no erro da ponteira Monique Adams.

No segundo set, o bloqueio foi o fundamento mais bem sucedido pelas equipes. O Rexona-Ades, com destaque para a meio-de-rede Fabiana, logo abriu: 5/2. Mas o Finasa/Osasco conseguiu empatar em 7/7 e virar para 10/8 após dois erros do time carioca. No entanto, o Rexona-Ades equilibrou-se rapidamente e voltou a dificultar o passe adversário. Assim, a equipe chegou no segundo tempo técnico à frente: 16/13.

Após dois pontos da capitã e a meio-de-rede Valeskinha, o Finasa/Osasco reagiu e virou para 20/19. No momento decisivo, a equipe paulista foi mais eficiente no bloqueio e fechou em 26/24. E foi exatamente neste fundamento que o Finasa/Osasco fechou a porta para Estefânia.

O Rexona-Ades dominou o terceiro set do início ao fim. A levantadora Fernanda Venturini distribuiu bem as jogadas para driblar o bloqueio do Finasa/Osasco. Apesar da boa atuação da líbero Arlene, que completou o seu 300o jogo neste sábado, o time paulista não conseguiu impedir a vitória da equipe carioca por 25/20, no bloqueio de Fernanda sobre a oposto Bia.

Equilíbrio é a palavra que resume o quarto set. As equipes revezaram-se à frente do marcador. No entanto, depois do ataque da oposto Renatinha e de um bloqueio da meio-de-rede Fabiana, o Rexona-Ades marcou 8/6. O Finasa/Osasco não deixou o Rexona-Ades deslanchar no marcador e no segundo tempo técnico a equipe carioca continuava com dois pontos de vantagem (16/14). Com o apoio da torcida, as donas da casa venceram por 25/19, no ataque na diagonal da ponteira Sassá.

Hélio Griner frisou a liberdade que teve para dirigir o time. “Vivi uma situação inusitada, tendo que substituir o Bernardinho. Ele me deu liberdade para fazer o que eu achasse melhor. Conversou com a comissão e algumas vezes orientou as jogadoras separadamente. O técnico é ele. Tentei passar para as jogadoras o que a comissão pensou. É difícil substituir o Bernardo. Ele é o melhor do mundo”.

Paulo Coco não gostou da atuação do Finasa/Osasco.”Estrategicamente, não conseguimos parar as maiores pontuadoras: Renatinha, Thaisa e Fabiana. Poderíamos nos igualar no sistema defensivo, mas o que fez a diferença contra nós nesse jogo foi a enormidade de contra-ataques que perdemos. Precisamos ajustar praticamente todos os fundamentos. Nossas ponteiras estiveram com rendimento abaixo do que podem mostrar. Quando parte do grupo não joga tão bem, o jogo fica mais difícil e previsível”.

EQUIPES

REXONA-ADES – Fernanda Venturini, Renatinha, Sassá, Estefânia, Fabiana e Thaisa. Líbero: Fabi.Entraram: Amanda e Camilla. Técnico: Hélio Griner

FINASA/OSASCO – Carol, Bia, Soninha, Mari, Valeskinha e Carol Gattaz. Líbero: Arlene. Entraram: Monique, Luciana e Mariana. Técnico: Paulo Coco

Fonte: CBV

Veja também: