Federação Paulista de Volleyball

FPV

Rexona-Ades supera Finasa e empata a série decisiva

15 abr 2007

Barueri (SP) – O primeiro tetracampeão da história da Superliga será conhecido apenas no próximo final de semana. Em mais uma partida eletrizante, o Rexona-Ades (RJ) venceu o Finasa/Osasco (SP), por 3 sets a 2 (25/18, 21/25, 25/23, 19/25 e 15/13), e empatou a série melhor de cinco da final da Superliga feminina de vôlei 06/07: 2 jogos a 2. A partida, realizada neste sábado no ginásio Municipal, em Barueri (SP), teve duração de 2h15. Assim, o quinto e último duelo da temporada será no próximo final de semana, no ginásio Caio Martins, em Niterói (RJ).

Ponta do Rexona-Ades, Sassá foi a maior pontuadora da partida, com 23 acertos, enquanto sua companheira de equipe Regiane (ponteira/oposto) foi eleita a melhor do jogo e ganhou o Troféu VivaVôlei.

Para o auxiliar técnico Helio Griner, que substituiu Bernardinho, suspenso, a determinação da equipe na terceira parcial foi essencial para a vitória. “A vitória no terceiro set foi muito importante. A reação nessa etapa acabou dando moral para a equipe conseguir o resultado. A entrada de várias jogadoras foi muito importante. Os times tiveram bons e maus momentos na partida, mas, nas horas decisivas, tivemos mais tranqüilidade que o adversário e fechamos o jogo”, afirma Helio Griner.

No Finasa/Osasco, o treinador Luizomar de Moura também apontou a terceira parcial como ponto-chave do jogo. “As duas equipes estiveram bem na quadra. No primeiro set, não conseguimos quebrar a recepção das adversárias e elas acabaram fechando facilmente. Pressionamos e fomos buscar o empate na segunda parcial. No entanto, o terceiro set marcou a partida. Acredito que a recuperação do Rexona-Ades nesta parcial foi decisiva para a vitória. Ainda buscamos o empate novamente, no quarto set, mas não conseguimos impor nosso jogo no tie-break e perdemos. Essa série final está mostrando que os detalhes estão fazendo a diferença”, avalia o técnico.

No primeiro set, o Rexona-Ades entrou concentrado para buscar a vitória. Com uma boa recepção e acionando os ataques de ponta, a equipe carioca impôs seu jogo. A oposto Renatinha e a ponteira Regiane, com seis pontos cada, foram os destaques. Depois de abrir uma vantagem de seis pontos, o time do Rio de Janeiro fechou em 25/18, num erro de saque da oposto Elisangela.

A segunda parcial começou mais equilibrada. As equipes viravam seus ataques sem maiores problemas e o vencedor do set despontou apenas nos últimos pontos. Após dois erros, o Finasa/Osasco parecia não ter forças para vencer. No entanto, quando o placar estava 21/20 para o Rexona-Ades, a situação se inverteu. Com três bloqueios e dois erros do adversário, a equipe paulista fechou em 25/21.

A vitória no segundo set empolgou o Finasa/Osasco, que abriu cinco pontos de vantagem logo no início da terceira parcial (6/1). No entanto, com muitas modificações no time que iniciou o jogo, o Rexona-Ades encostou no placar. Distribuindo bem as bolas, a levantadora Camila Adão deu novo ritmo à equipe carioca, que fechou o set em 25/23, num ataque da ponteira Sassá.

Depois de reagir na terceira parcial, o time do Rexona-Ades parou no início da seguinte. Enquanto isso, o Finasa/Osasco apresentou a defesa como seu grande trunfo e abriu oito pontos de vantagem (10/2). O técnico Helio Griner tentou mais uma vez mudar o jogo com substituições, mas nada funcionava para o time carioca. O Finasa/Osasco manteve o aproveitamento e fechou em 25/19.

No tie-break, o equilíbrio das equipes estava claro no placar. Durante todo o set final as equipes se alternavam à frente. No entanto, quando o Finasa/Osasco abriu dois pontos (9/7), o Rexona-Ades se recuperou. O time carioca fez cinco pontos seguidos, abriu três de vantagem e fechou a parcial em 15/13 e o jogo em 3 sets a 2.

As duas equipes voltam a se enfrentar na quinta partida da série final da Superliga feminina 06/07, que será realizada no próximo final de semana, no ginásio Caio Martins, em Niterói (RJ).

ANÁLISE DA PARTIDA

REGIANE, ponteira/oposto do Rexona-Ades – “Foi um jogo bem disputado. Não esperávamos um jogo fácil. O Finasa/Osasco veio para cima o tempo todo. Nosso time conseguiu fazer um bom jogo e levar a decisão da série para a quinta partida. O que prevaleceu foi a alegria com que jogamos esta partida. Todas as jogadoras tiveram vontade de vencer o tempo inteiro”.

RENATINHA, oposto do Rexona-Ades – “Foi um jogo nervoso. Mas acreditamos em tudo o tempo inteiro. Em momento algum houve bola perdida. As doze jogadoras tiveram importância nesta partida. Não foram somente as seis titulares ou a Renatinha. O grande vencedor deste jogo foi o grupo. O próximo jogo será o último desta Superliga e, com certeza, mais nervoso ainda. Tanto o Rexona-Ades quanto o Finasa/Osasco irão jogar tudo o que sabem e mais um pouco. Vamos com muita fé na vitória e no título”.

CAMILA ADÃO, levantadora do Rexona-Ades – “O Rexona-Ades mostrou que tem um excelente grupo. Todas as jogadoras contribuíram. Temos um excelente conjunto. Todas as jogadoras que entraram tiveram sua importância no resultado desta partida. O time jogou bem o primeiro set e venceu com certa tranqüilidade. Depois, demos uma relaxada e soubemos reverter situações adversas. Para a próxima partida, temos de ir com tudo. O mais importante será o lado psicológico, mais até do que a parte técnica”.

CAROL GATTAZ, meio-de-rede do Finasa/Osasco – “Mais uma vez o duelo Finasa/Osasco x Rexona-Ades foi equilibrado. Acredito que o terceiro set tenha sido fundamental para a nossa derrota nessa partida. Afinal, conseguimos abrir boa vantagem, mas cometemos algumas falhas que contribuíram para o resultado. Esses erros não poderão acontecer no próximo jogo”.

EQUIPES

FINASA/OSASCO –Fernandinha, Elisangela, Paula Pequeno, Natália, Carol Gattaz e Valeskinha. Líbero: Arlene. Entraram: Raquel, Silvana, Adenízia e Fabiana Berto. Técnico: Luizomar de Moura

REXONA-ADES –Dani Lins, Renatinha, Sassá, Regiane, Thaisa e Fabiana. Líbero : Fabi. Entraram: Camila Adão, Estefânia, Dani Vieira e Amanda.
Técnico: Helio Griner – substituindo Bernardinho, que, nesta partida, estava suspenso

Fonte: CBV

Veja também: