Federação Paulista de Volleyball

FPV

Restam oito times na luta pelo título feminino

09 mar 2009

 


 


Fonte: CBV


 


Rio de Janeiro – Nos embalos de sábado à noite, a Superliga feminina de vôlei 08/09 conheceu os confrontos que agitarão as quartas-de-final. Na quinta e última rodada do quarto turno, seis jogos no mesmo horário apontaram os confrontos que definirão os semifinalistas da 15ª edição do campeonato.


 


A próxima fase será disputada no sistema de melhor de três partidas. O Rexona-Ades (RJ) enfrentará o Minas Tênis Clube (MG), o Finasa/Osasco (SP) medirá forças com a Medley/Banespa (SP), o São Caetano/Blausiegel (SP) terá pela frente o Mackenzie/Cia. do Terno (MG) e o Pinheiros/Mackenzie (SP) duelará com a Brasil Telecom (SC).


 


A primeira rodada das quartas-de-final está prevista para o dia 21 (sábado). A segunda rodada acontecerá no dia 26 (quinta-feira) e, se necessário, os jogos que definirão os semifinalistas estão previsto para o dia 28 (sábado). A tabela da próxima fase será divulgada pela Unidade de Competições Nacionais (UCN) da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) nos próximos dias.


 


Finasa/Osasco e Rexona-Ades disputam mais uma final de turno


 


No clássico paulista da rodada, o Finasa/Osasco (SP) – mesmo sem poder contar ainda com a ponteira Paula Pequeno (recuperada de uma lesão no joelho, mas ainda sem condição física de jogo) – superou o Pinheiros/Mackenzie (SP), no ginásio Henrique Villaboin, em São Paulo. O time de Osasco venceu por 3 sets a 1, parciais de 25/20, 25/16, 21/25 e 25/17, em 1h46 de jogo. A ponteira Natália, do Finasa/Osasco, foi a maior pontuadora do confronto, com 20 pontos. Com a vitória, o Finasa/Osasco disputará a final do quarto e último turno da fase classificatória da Superliga Feminina 08/09.


 


O adversário da equipe treinada por Luizomar de Moura será o Rexona-Ades (RJ), campeão dos três primeiros turnos da Superliga. O time carioca superou a Brasil Telecom (SC), por 3 sets a 0 (25/17, 25/20 e 25/20), em 1h34 de jogo, na Arena Multiuso, em Brusque. A final do quarto turno será disputada na próxima sexta-feira (13.03), a partir das 21h, no ginásio José Liberatti, em Osasco (SP).


 


A ponteira Sassá, do Finasa/Osasco, foi escolhida a melhor jogadora da partida e recebeu o Troféu VivaVôlei. “Estamos em mais uma final e, mais uma vez, contra o Rexona-Ades. Vamos com tudo para tentarmos ser campeãs deste quarto torneio”, disse Sassá, que enalteceu a qualidade do elenco. “O time está sabendo suprir bem a falta da Paula. A equipe é formada por 12 jogadoras e mesmo quando uma se machuca dentro de quadra, outra entra e dá conta do recado”, sentenciou.


 


Em Brusque, os destaques foram as campeãs olímpicas do Rexona-Ades. A líbero Fabi, que completou 29 anos neste sábado, foi eleita a melhor da partida e ganhou o Troféu VivaVôlei de aniversário. A central Fabiana empatou também com a meio-de-rede Juciely, da Brasil Telecom, e foi uma das maiores pontuadoras do confronto, com 13 acertos.


 


O JOGO – O Pinheiros/Mackenzie começou na frente e abriu 5/3, mas o time do Finasa/Osasco entrou rapidamente no ritmo do jogo e empatou (5/5). As donas da casa vacilaram e deixaram o time do Osasco chegar à frente no primeiro tempo técnico (8/6).


 


As visitantes mostraram um volume de jogo maior. A levantadora Carol Albuquerque, campeã olímpica, surpreendeu e, no ataque, marcou 16/13 para o Finasa/Osasco. O técnico Paulo Cocco ainda colocou Raquel no lugar de Tandara, mas o time da casa não conseguiu impedir a vitória da equipe de Osasco, que assinalou 25/20.


 


O técnico Paulo Cocco deixou a oposto Raquel na formação da equipe que começou o segundo set. Mas o Pinheiros/Mackenzie não conseguiu superar a força do ataque do Finasa/Osasco. Já no primeiro tempo técnico, a vantagem da equipe visitante era de cinco pontos (8/3).


 


A levantadora Roberta e a ponteira Fernanda Thomé entraram no lugar de Fabi Berto e Thaís, respectivamente, e deram um animo a mais para a equipe do Pinheiros/Mackenzie, que empatou em 8/8. Mas a reação ficou por aí. O Finasa/Osasco voltou a ditar o ritmo e jogou sem ser pressionado, até fechar a parcial em 25/16, no contra-ataque da ponteira Sassá, também campeã olímpica, pelo fundo.


 


O Pinheiros/Mackenzie voltou apático para o terceiro set e o Finasa/Osasco não teve dificuldades para marcar 5/3. Mas contando com os erros do adversário, o time da casa reagiu e chegou pela primeira vez na partida à frente do primeiro tempo técnico (8/5).


 


O time de Osasco perdeu um pouco da concentração e, na segunda parada técnica, continuava atrás do marcado (16/14). O Pinheiros/Mackenzie ganhou confiança e forçou os erros do adversário. No contra-ataque de Fernanda Garay, o time da casa fechou em 25/21.


 


O Finasa/Osasco retomou a concentração e voltou a jogar com garra no quarto set. Sem desperdiçar tantos ataques, principalmente com a ponteira Natália, as visitantes dominaram a parcial. Diferente dos dois primeiros sets, o Pinheiros/Mackenzie não deixou o Finasa/Osasco deslanchar no marcador até o 16º ponto.


 


Com uma boa passagem da ponteira Stephany, que saiu do banco de reservas, o Finasa/Osasco marcou 22/15. No erro de ataque da central Dani, o Finasa/Osasco fechou em 25/17.


 


Satisfeito com mais uma final alcançada, Luizomar de Moura, técnico do Finasa/Osasco, admitiu que, independentemente do resultado da decisão, espera uma boa atuação da equipe. “Estamos devendo uma boa atuação contra o Rexona-Ades numa decisão de turno. Precisamos jogar acima do nível que este clássico merece. O importante desta decisão será crescermos e melhorarmos nosso jogo”, disse.


 


“Nos momentos em que esteve concentrada, a equipe foi muito bem. O terceiro set deve servir de alerta. Cometemos 12 erros e temos de continuar em nossa busca constante para diminuí-los. Estou feliz por termos conquistado mais um título de grupo e por estarmos em mais uma final. Vamos treinar e se preparar da melhor forma possível para a decisão e depois para os playoffs”, completou Luizomar de Moura.


 


Medley/Banespa e Minas Tênis Clube garantem as últimas vagas


 


Os times entraram em quadra em busca das duas últimas vagas restantes para as quartas-de-final, e conseguiram. Em Belo Horizonte, na Arena Vivo, a Medley/Banespa não se intimidou em jogar na cada do adversário e bateu o Minas Tênis Clube por 3 sets a 0 (25/17, 27/25 e 25/22), em 1h29 de jogo. Com a vitória, o time paulista assegurou a classificação e roubou a sétima colocação do time da casa.


 


A central Renata foi o nome da partida. A atacante da Medley/Banespa foi a maior pontuadora do confronto, com 18 certos, e também recebeu o Troféu VivaVôlei como melhor jogadora do duelo.


 


Apesar da derrota, o Minas Tênis Clube contou com a colaboração do São Caetano/Blausiegel. O time do ABC paulista manteve o favoritismo e superou o Vôlei Futuro, por 3 sets a 0, parciais de 25/18, 25/19 e 25/16, em 1h14 de jogo, no ginásio Lauro Gomes, em São Caetano do Sul. O resultado classificou o Minas Tênis Clube na oitava colocação da classificação geral.


 


EQUIPES


 


PINHEIROS/MACKENZIE – Fabi Berto, Tandara, Fernanda Garay,Thaís, Lígia e Dani. Líbero – Arlene.


Entraram – Raquel, Fernanda Thomé, Roberta, Patrícia e Ângela Moraes.


Técnico – Paulo Cocco


 


FINASA/OSASCO – Carol Albuquerque, Lia, Natália, Sassá, Thaisa e Adenízia. Líbero – Camila Brait


Entraram – Suellen e Stephany.


Técnico – Luizomar de Moura


 


CONFRONTOS DAS QUARTAS-DE-FINAL


 


REXONA-ADES (1º) X MINAS TÊNIS CLUBE (8º)


FINASA/OSASCO (2º) X MEDLEY/BANESPA (7º)


SÃO CAETANO/BLAUSIEGEL (3º) X MACKENZIE/CIA. DO TERNO (6º)


PINHEIROS/MACKENZIE (4º) X BRASIL TELECOM (5º)


 

Veja também: