Federação Paulista de Volleyball

FPV

Pinheiros/Mackenzie enfrenta estreante Praia Clube/Futel

05 nov 2008

 


 


Fonte: CBV


 


Rio de Janeiro – A Superliga Feminina de Vôlei 08/09 tem duas equipes que estréiam em casa na competição nesta quinta-feira (06.11): a Cativa/Pomerode (SC) e o Praia Clube/Futel (MG). O time mineiro da cidade de Uberlândia receberá a tradicional equipe do Pinheiros/Mackenzie (SP) que participou de todas as edições da competição até o momento. O confronto entre os grupos mineiro e o paulista será realizado no ginásio do Praia Clube, em Uberlândia, a partir das 19h, e válido pela terceira rodada do primeiro turno.


 


A outra equipe estreante, a Cativa/Pomerode também fará o primeiro jogo diante dos seus torcedores nesta quinta-feira. A equipe catarinense receberá a Brasil Telecom (SC), no ginásio Ralf Knaesel, em Pomerode (SC), às 20h.


 


O duelo entre Praia Clube/Futel e Pinheiros/Mackenzie terá um confronto particular. A equipe paulista ocupa a segunda colocação nas estatísticas do saque, com 7,34% de sucesso. Para conter a força deste fundamento do adversário, o time mineiro está na segunda posição da recepção, com 50,37% de eficiência.


 


O Pinheiros/Mackenzie também conta com a força do ataque. Três jogadoras da equipe paulista estão entre as 10 maiores pontuadoras da competição. A oposto Tandara é a terceira colocada, com 34 acertos, seguida pela companheira de equipe, a ponteira Thaís Souza, com 31 pontos. Fernanda Garay, outra atacante de ponta do time comandado por Paulo Coco, está na sétima posição, com 28 pontos.


 


E para conter a força do ataque paulista, o Praia Clube Futel conta com a levantadora Claudinha. A jogadora é a primeira colocada nas estatísticas da defesa, com 85,71% de eficiência.


 


Depois de perder na estréia da Superliga para o Minas Tênis Clube, o Pinheiros/Mackenzie espera nas próximas partidas ser mais regular. “Este jogo contra o Praia Clube/Futel, e o próximo diante do Sport/Maurício de Nassau servirão para ganharmos mais regularidade na competição. Queremos alcançar duas vitórias, para o time se firmar e ir em busca da classificação para a final deste primeiro turno. Temos de recuperar o prejuízo da derrota para o Minas Tênis Clube na primeira rodada”, conta Paulo Coco, técnico do Pinheiros/Mackenzie.


 


Apesar de o time estar treinando há bastante tempo junto, o treinador lembra que a equipe ainda precisa evoluir. “Ainda temos que melhorar nosso conjunto. O grupo tem uma base de jogadoras experientes. No entanto, mais da metade do grupo é formado por juvenis ou então atletas que estão em seu primeiro ano do time adulto. O grupo precisa se ajustar com a levantadora Fabiana Berto, que chegou para esta temporada. Temos que melhorar no bloqueio e ter um saque mais efetivo. Não temos um grupo com estatura alta, por isso nosso volume de jogo é grande”, completa Paulo Coco.


 


Para esta partida, a única dúvida é a central Lígia. A atacante não treinou nos últimos dias devido a um problema de saúde de sua mãe. Se não puder atuar, Dani entrará em seu lugar.


 


O Pinheiros/Mackenzie ocupa a terceira colocação do grupo B, com três pontos (uma vitória e uma derrota). A Medley/Banespa (SP) tem o mesmo número de pontos, mas está em quarto lugar devido ao primeiro critério de desempate: o set average (1,667 contra 1,000). Já o Praia Clube/Futel é o quinto colocado no grupo, com dois pontos.


 


A cidade de Uberlândia vive um momento especial com a estréia da equipe do Praia Clube em casa. “A expectativa e a ansiedade para este primeiro jogo em casa são grandes. Nosso time foi formado muito recentemente para esta Superliga, mas está coeso e motivado para esta disputa. Sabemos que é um dos momentos mais importantes da história do Praia Clube”, conta Spencer.


 


Sobre o adversário, Spencer Lee é só elogios. “É um excelente time. Mescla jogadoras mais velhas com jovens promessas do voleibol brasileiro. Tem um grande potencial de ataque e está embalado porque jogou o Campeonato Paulista. O Pinheiros/Mackenzie tem uma experiente levantadora, a Fabiana Berto, e uma das melhores passadoras do Brasil, que é a Arlene. Também conta com duas jovens revelações, a Tandara e a Thais. Além da Fernanda Garay que é uma excelente atacante”, destaca o treinador.


 


EQUIPES


 


PRAIA CLUBE/FUTEL – O técnico Spencer Lee não definiu a equipe que começará o jogo. Na última partida, o time inicial foi Claudinha, Keka, Sara, Jú Maranhão, Danielle e Nayara. Líbero – Camilinha.


 


PINHEIROS/MACKENZIE – Fabiana Berto, Tandara, Fernanda Garay, Thais, Lígia (Dani) e Angela. Líbero – Arlene


Técnico – Paulo Coco


 

Veja também:

Rua Dr. Rafael de Barros, 596
CEP: 04003-043 - São Paulo, SP
(11) 3053-9560