Federação Paulista de Volleyball

FPV

Pinheiros e Minas se enfrentam nesta quinta-feira

19 dez 2007

Rio de Janeiro – Pinheiros/Blausiegel (SP) e Fiat/Minas (MG) realizarão um tradicional confronto nesta quinta-feira (20.12), às 19h30, no ginásio Henrique Villaboin, em São Paulo, no encerramento da quinta rodada do primeiro torneio da Superliga feminina de vôlei 07/08. A partida terá atrações à parte, como o duelo das jovens Joycinha e Fernanda Garay, respectivamente, oposto do time paulista e ponteira da equipe mineira.

Na temporada passada, elas atuaram juntas pelo Fiat/Minas e pela Seleção Brasileira adulta, tendo conquistado, inclusive, a Copa Pan-Americana, em Porto Rico, em 2006. Na atual Superliga, Joycinha, de 23 anos e 1,91m, terminou a rodada passada como a maior pontuadora, com 41 acertos, cinco a mais que Fernanda Garay, de 21 anos e 1,82m.

“A Joycinha tem um histórico de ser boa pontuadora. Aqui no Fiat/Minas foi assim também. É jovem e está crescendo em vários aspectos. Isso é fruto do trabalho dela”, diz Fernanda Garay, campeã mundial juvenil (2005) e sul-americana infanto-juvenil (2002), além de ser medalhista de bronze no Campeonato Mundial Infanto-Juvenil (2003).

Versátil, Fernanda Garay figura entre as melhores jogadoras da competição em cinco dos seis fundamentos – exceto no levantamento. Além de liderar o ranking de recepção (60,00%), é segunda colocada na defesa (63,64%), quarta mais bem posicionada no ataque (26,15%) e no bloqueio (30,77%), e 10ª no saque (8,11%).

Sobre a boa performance nos números, a ponteira se diz surpresa e acredita na evolução do Fiat/Minas, que derrotou Mackenzie Cia do Terno (MG), por 3 sets a 1, e Sport/Maurício de Nassau (PE), por 3 a 0. “Vencemos as duas partidas, mas poderíamos ter atuado um pouco melhor. Por isso, eu não sabia que estava tão bem nas estatísticas. Fico feliz com os números individuais, mas nunca me dou por satisfeita. Afinal, quero sempre melhorar e a meta é manter esse nível até o fim da Superliga. Nesta temporada, chegaram jogadoras importantes, como a levantadora Fabíola, e o nosso time está se entrosando. A cada jogo, evoluiremos na variação de jogadas, as atletas ganharão mais segurança e minimizaremos os erros”, ressalta.

Por equipes, o Fiat/Minas lidera as estatísticas de defesa (50,67%), levantamento (27,62%) e recepção (55,93%), além de ter o segundo melhor ataque (26,79%). Já o Pinheiros/Blausiegel, terceiro colocado no saque (5,99%), é o vice-líder no bloqueio (23,46%) e na recepção
(51,11%).

O time paulista, que estreou com vitória sobre o Sport/Maurício de Nassau (3 sets a 0), foi superado na última rodada pelo Finasa/Osasco (SP), de virada (3 a 1). Apesar do resultado, o Pinheiros/Blausiegel teve dois destaques na rodada: Joycinha foi a melhor atacante e Arlene, a principal líbero e dona da recepção mais eficiente.

“Será uma partida muito importante, pois quem vencer deverá ficar em terceiro lugar na classificação geral. O Fiat/Minas, adversário direto da nossa equipe na competição, é forte e tem várias qualidades. Já o grupo do Pinheiros/Blausiegel ainda está se conhecendo. O primeiro treino com todas as atletas presentes foi somente na véspera da estréia na Superliga, contra o Sport/Maurício de Nassau. Ou seja, há cerca de duas semanas. Eu estava na Seleção Brasileira, enquanto algumas jogadoras se recuperavam de lesões”, explica Joycinha, campeã mundial juvenil (2003) e vice infanto-juvenil (2001), e que este ano foi campeã sul-americana com a Seleção Brasileira adulta.

“A Fernanda Garay é a jogadora mais completa do Fiat/Minas. Ela faz tudo. Ataca, defende, passa, bloqueia… temos de tentar pará-la. Amigas, amigas, negócios à parte”, diz a oposto Joycinha, rindo e divertindo-se com o confronto com a amiga.

EQUIPES

PINHEIROS/BLAUSIEGEL – Estela, Joycinha, Juliana, Nikolle, Ângela Moraes e Dani Oliveira. Líbero – Arlene.
Técnico – Marcos Kwiek

FIAT/MINAS – Fabíola, Thais, Fernanda Garay, Juliana, Natália e Marina. Líbero – Michelle. Técnico – Carlos Alberto Villar Castanheira, o Cebola

Fonte: CBV

Veja também:

Rua Dr. Rafael de Barros, 596
CEP: 04003-043 - São Paulo, SP
(11) 3053-9560