Federação Paulista de Volleyball

FPV

Paulo Coco ajusta o Finasa para a primeira decisão

14 mar 2006

Osasco (SP) – O Finasa trabalha duro para a “primeira decisão” da temporada na Superliga Feminina de Vôlei 2005/2006. O tricampeão brasileiro enfrenta às 20h desta quinta-feira o Fiat/Minas, em Osasco, no segundo jogo da série melhor-de-três das quartas-de-final da competição. Liderando o confronto por um triunfo, obtido em Belo Horizonte, a equipe comandada por Paulo Coco precisa de um novo resultado positivo para passar para as semifinais da competição.

O treinador intensificou os treinamentos com bola nesta semana. As jogadoras estão fazendo treinos específicos para o time ganhar volume de jogo e sacar melhor. “Estamos trabalhando para melhorar algumas situações, tentando diminuir o número de erros e dando ênfase em alguns fundamentos”, comenta Paulo Coco.

Para ele, alguns setores da equipe estão evoluindo a passos largos. “A nossa relação de bloqueio e defesa está boa, mas ainda há o que evoluir, como posicionamento. Já o entrosamento do ataque, ainda há necessidade de ajustes entre as ponteiras com a Carol”, diz o técnico, em referência ao retorno da levantadora ao time titular.

Com o aumento da intensidade de treinos em quadra, a equipe vai diminuir a quantidade de volume na parte física. “A prioridade agora é a bola, mesmo porque o time chega fisicamente muito bem a esta fase final”, comentou o preparador físico José Elias de Proença sobre um dos pontos fortes do time na conquista do tricampeonato, na temporada passada: o time disputou cinco sets em três dos últimos quatros jogos da competição e saiu inteiro de quadra em todas as ocasiões.

Zé Elias diz que o objetivo agora é que as jogadoras mantenham a força e a potência conquistadas ao longo dos treinamentos físicos da primeira fase, por um lado, mas evitem lesões e controlem a alimentação, por outro. “Vamos manter o controle sobre a maior vilã da potência e da velocidade, que é gordura”, acrescenta.

Para isso, Zé Elias conta com a ajuda da nutricionista Mirtes Stancanelli, que faz avaliações quinzenais com as atletas. “Temos uma preocupação muito grande com o percentual de gordura e o peso, mas, felizmente neste grupo, praticamente todas estão dentro dos parâmetros estabelecidos”, explica a nutricionista do Finasa.

Se vencer o jogo da desta quinta-feira, e passar às semifinais, o Finasa pega o vencedor do confronto entre Brasil Telecom e Oi/Macaé, liderado neste momento pela equipe de Brasília, que venceu o primeiro encontro fora de casa.

Fonte: ZDL

Veja também:

Rua Dr. Rafael de Barros, 596
CEP: 04003-043 - São Paulo, SP
(11) 3053-9560