16 ago 2007
São Paulo – Principal torneio regional de voleibol do país, o Campeonato Paulista da Divisão Especial volta a ser atração a partir deste final de semana. Até meados de dezembro, oito equipes no masculino e sete no feminino brigarão pelo título da competição, que inicia mais uma edição com times renovados e a perspectiva de muito equilíbrio ao longo dos próximos meses. Finasa/Osasco, que busca o nono título no feminino, e Pinheiros/Telemig, bicampeão no masculino, surgem como destaques, mas deverão lutar muito para seguirem nessa condição. A rodada de abertura prevê no sábado, dia 18, dois jogos pelo feminino a partir das 17 horas: em Franca, Carmen Steffens/Franca x São Caetano; e em São Paulo, E.C.Banespa x Pinheiros/Blaüsiegel; e três no masculino: 17h00, em São Caetano do Sul, Tamoyo/São Caetano x Ulbra/Suzano/Up Time; 17h30, em Santo André, Shopping ABC/Santo André x Pinheiros/Telemig; e 18h00, em Araçatuba, Vôlei Futuro x Big/Climed/Atibaia.
Pinheiros/Telemig, Santander/São Bernardo, São Paulo/Cimed, Shopping ABC/Santo André, Vôlei Futuro/Araçatuba, Tamoyo/São Caetano, Big/Climed/Atibaia e Ulbra/Suzano/Up Time são as equipes que disputam o torneio masculino nesta temporada. O sistema de disputa prevê grupo único com turno e returno, passando as quatro mais bem colocadas para as semifinais, que terão 1º x 4º e 2º x 3º em um playoff melhor-de-três jogos. Os vencedores farão a final, também em melhor-de-três partidas.
O torneio masculino mostra sua força mais uma vez ao contar com a presença de equipes de outros estados. Pinheiros/Telemig, São Paulo/Cimed e Ulbra/Suzano/Up Time são exemplos de parcerias de sucesso entre os clubes e as cidades. Comandado pelo técnico Mauro Grasso, o Pinheiros/Telemig busca mais um título em terras paulistas e traz como atração o experiente Nalbert. O Santander/São Bernardo, do técnico Rubinho, vice-campeão em 2006 e uma das principais equipes do estado, também se junta ao grupo de fortes candidatos ao título paulista.
Shopping ABC/Santo André, do técnico Marcelo Madera, Tamoyo/São Caetano, comandado por Tonico Gonçalves; Big/Climed/Atibaia, de José Ferro, e Vôlei Futuro/Araçatuba completam a relação, mas querem ser mais do que coadjuvantes. Para isso, também apostaram em grupos jovens em sua maioria, reforçados por alguns atletas mais experientes para chegar à segunda fase da competição.
Feminino
No feminino, a briga pelo título terá sete candidatos: Finasa/Osasco, Pinheiros/Blaüsiegel, E.C. Banespa, São Caetano E.C., Carmen Steffens/Franca, Vôlei Futuro/Araçatuba e Orion/Fadenp/PAC. O torneio terá uma chave (A) com todas as equipes se enfrentando em turno e returno. As duas primeiras passam diretamente para a semifinal, enquanto as quatro seguintes jogarão as quartas-de-final: 3º x 6º (Grupo B) e 4º x 5º (Grupo C). As semifinais reunirão 1º de A x 1º de C e 2º de A x 1º de B.
Grande “bicho papão” dos últimos anos, o Finasa/Osasco quer mais um título para sua coleção. A equipe comandada pelo técnico Luizomar de Moura manteve sua base e possui um grupo que mescla juventude e experiência, com destaque para atletas como Elisângela, Nathália, Adenizia e Ana Tiemi. O principal adversário deverá ser o Pinheiros/Blaüsiegel, do técnico Marcos Kwiek, que também usou a mesma fórmula reunindo atletas como Ângela Moraes, Fofinha, Kátia e Dani Suco. As duas equipes têm jogadoras na seleção, o que faz prever um crescimento ainda melhor. No único confronto entre ambos neste ano, na final da Copa São Paulo, o time paulistano levou a melhor, impedindo o tricampeonato do tradicional rival.
Outros times também prometem boas campanhas em 2007 no feminino. O Vôlei Futuro/Araçatuba, do técnico Marco Antônio Di Bonifácio, e o estreante Carmen Steffens/Franca, treinado por Paulo Silveira, também jogaram a Copa São Paulo e impressionaram. Banespa, São Caetano e Orion/Fadenp/PAC, por sua vez, terão grupos jovens o que, pelo menos, garante muita garra e força de vontade.
No ano passado, Finasa/Osasco e Pinheiros/Telemig ficaram com os títulos. O time de Osasco garantiu a oitava conquista do estadual ao bater o São Caetano-Mon Bijou. Já o representante de São Paulo derrotou o Banespa/Santander e conseguiu o bicampeonato no Paulista.
Consultoria de Comunicação da FPV:
MBraga Comunicação – Marcelo Eduardo Braga – Mtb 18324
Fones: (11) 3053-9584/8266-6086 E-mail: imprensa@fpv.com.br
© 2024 Federação Paulista de Volleyball