Federação Paulista de Volleyball

FPV

NA DEFESA DO TÍTULO, BRASIL PEGA CORÉIA NA ESTRÉIA DO GP

22 jun 2005

TÓQUIO – Na defesa do título e na luta pelo pentacampeonato. Esta é a seleção brasileira feminina de vôlei, campeã em 94, 96, 98 e 2004, que estréia no Grand Prix contra a Coréia nesta sexta-feira (24.06), às 2h (horário de Brasília), no Yoyogi National Stadium, em Tóquio. O Brasil está no Grupo A, que ainda conta com Polônia e Japão. O jogo terá transmissão ao vivo da TV Globo.

Dois títulos e duas baixas no renovado elenco do técnico José Roberto Guimarães marcaram a caminhada do grupo até aqui. Após sagrar-se campeão do Torneio de Courmayeur, na Itália, e da Montreux Volley Masters, na Suíça, a equipe perdeu a ponta Mari, com um problema crônico no ombro direito, e a meio-de-rede Fabiana, que fraturou o quinto metatarso do pé direito já na Ásia.

Mas é em cima também das adversidades que o Brasil ganha mais forças para comprovar seu valor. “Temos que usar isso a nosso favor. A Mari e a Fabiana fazem parte desse grupo e estarão sempre com a gente. Vamos buscar o título, que também será delas. Essa equipe é jovem, sabe que precisa remar muito, e tem a consciência, também, de que uma depende da outra”, diz a capitã Valeskinha.

As coreanas são o primeiro obstáculo nesse Grand Prix. Pelo menos no ano passado, elas não conseguiram ser páreo para o Brasil. Em quatro partidas, quatro vitórias brasileiras, todas por 3 sets a 0 – três pelo Grand Prix e uma nos Jogos Olímpicos de Atenas. “A Coréia, porém, tem um time perigoso. É o estilo asiático de se jogar, de muita velocidade e variações táticas”, avalia Zé Roberto.

Nesta quarta-feira (22.06), antes do treino da tarde, o técnico reuniu as jogadoras para assistir ao vídeo de um dos jogos entre Brasil e Coréia no Grand Prix 2004. “Conferi a listagem oficial da equipe delas e até já vi pelo menos umas cinco grandes jogadoras coreanas aqui no hotel. Será uma estréia complicada”, diz Zé Roberto. “Precisamos ficar um pouco mais atentos na defesa”.

No sábado (25.06), a seleção brasileira enfrentará a Polônia e, no DOMINGO (26.06), será a vez de encarar o Japão. Em seguida, a delegação seguirá para Macau, onde jogará a segunda etapa pelo Grupo E, que ainda tem China, Polônia e Alemanha. Na terceira semana, a cidade-sede do Grupo H, o do Brasil, é Taipei e os adversários, Cuba, Coréia e Holanda. A fase final será disputada em Sendai, no Japão, de 13 a 18 de julho.

Fonte: CBV

Veja também:

Rua Dr. Rafael de Barros, 596
CEP: 04003-043 - São Paulo, SP
(11) 3053-9560