Vôlei de Quadra
Publicado 02 de setembro de 2008
CompartilharFonte: ReUnion Press
Duplas masculinas e femininas estarão na disputa na Praça Horácio Lafer, na praia da Enseada
São Paulo – A montagem da arena que receberá a etapa brasileira do Mundial de Vôlei de Praia / SWATCH FIVB World Tour, a partir do dia 15, na Praça Horácio Lafer, na praia da Enseada, em Guarujá (SP), segue em ritmo acelerado. Sessenta e quadro duplas (32 masculinas e 32 femininas) participarão da disputa no local, que terá capacidade para receber até 4 mil pessoas, com entrada gratuita.
Entre os destaques da competição, estão os medalhistas olímpicos Marcio e Fábio Luiz (prata) e Emanuel e Ricardo (bronze). No feminino, Renata e Talita (dupla quarta colocada em Pequim) também estão confirmadas. Serão montadas oito quadras, sendo cinco na praça (inclusive a central) e três na praia. Nos próximos dias, a FIVB (Federação Internacional de Voleibol) divulga a lista final dos atletas inscritos para a etapa de Guarujá.
Além da disputa em quadra, o evento vai ter várias atrações, entre elas:
– Preocupação ambiental: plantio de 1.456 mudas de árvores em parceira com a SOS Mata Atlântica e KeyAssociados. Toda a etapa terá suas emissões de GEE (Gases do Efeito Estufa) neutralizadas. O público também poderá participar “calculando” suas próprias emissões e adquirindo as mudas no estande da SOS Mata Atlântica.
Outras ações: utilização de papel com origem controlada (certificada) nos impressos, como revista oficial e press releases; uso de lâmpadas fluorescentes e de biodiesel nos geradores, além de coleta seletiva e destino para os resíduos gerados na arena durante a semana do evento, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos de Guarujá.
– Cultura: no sábado, dia 20, uma apresentação do maestro João Carlos Martins com a orquestra Bachianas promete emocionar os presentes, a partir das 19 horas, com entrada gratuita.
– Inclusão: além do compromisso ambiental, o evento também dá exemplo na área social. Por meio das empresas ReUnion Sports & Marketing e RB2 Eventos, organizadoras da etapa, o projeto VivaVôlei foi levado a Guarujá e será uma das principais sementes que ficará na cidade após o evento. Criado em 1999 pela CBV (Confederação Brasileira de Voleibol), o projeto visa educar e socializar crianças e adolescentes através do esporte. Mais de 200 crianças já aderiram ao VivaVôlei
– Questões sociais: Em parceria com o Banco do Brasil, um dos patrocinadores master do evento, entre os dias 16 e 19, quem trouxer
A etapa brasileira é uma realização das empresas RB2 Eventos e ReUnion Sports & Marketing, em parceria com a CBV e a Cidade de Guarujá.
Único evento da modalidade a tomar medidas efetivas para a redução de GEE (Gases do Efeito Estufa), o Circuito Mundial de Vôlei de Praia em Guarujá tem o patrocínio master de Banco do Brasil e Kia Motors do Brasil, e patrocínio de Telefônica, Vivo e TAM.
Confira algumas regras do evento:
– A chave principal de cada categoria – masculina e feminina – é composta por 32 duplas: 22 entram direto pelo ranking mundial da FIVB (Federação Internacional de Voleibol); oito pelo torneio qualificatório que acontece um dia antes da competição principal, e duas recebem convite da FIVB. O número máximo de equipes brasileiras na chave principal do torneio é de seis, enquanto dos demais países, é de 4;
– o torneio qualificatório é jogado no sistema de eliminatória simples – quem perde o jogo está fora;
– a chave principal é disputada no sistema eliminatória dupla: depois de perder um jogo, a dupla vai para a chave dos perdedores e continua na competição até que tenha duas derrotas, quando então é eliminada. Duas duplas da chave de vencedores e duas da chave dos perdedores avançam para semifinal do torneio. Quem perder, disputa o 3º lugar e quem vencer as semifinais briga pelo título da competição.
Gostou do conteúdo? compartilhe com seus amigos.
CompartilharVôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
© 2024 Federação Paulista de Volleyball