Federação Paulista de Volleyball

FPV

MOTIVADO, FINASA ESTRÉIA NAS QUARTAS-DE-FINAL DA SUPERLIGA

25 fev 2005

Osasco (SP) – Diante de sua vibrante e barulhenta torcida, a equipe do Finasa estréia nas quartas-de-final da Superliga Feminina de Vôlei 2004/2005 neste sábado, às 17 horas, quando recebe no Ginásio Professor José Liberatti, em Osasco, a equipe do São Caetano/Detur. É o confronto entre o segundo colocado na fase de classificação, o Finasa, contra o sétimo, o time do ABC. A partida, mais uma vez, terá entrada gratuita para o público.

Considerada uma das favoritas ao título, a equipe do técnico José Roberto Guimarães chega aos playoffs motivada e confiante pelas últimas atuações na Superliga. Mas sabe que do outro lado da rede terá pela frente uma equipe jovem, muito talentosa e que não tem nada a perder.

Para a meio-de-rede Carol Gattaz, que já defendeu o São Caetano, as adversárias vão tentar surpreender nesta primeira partida vindo com tudo para cima do Finasa. “A juventude pode ser um fator a favor delas. Por isso, temos de entrar mais concentradas do que contra qualquer outra equipe até agora”, comenta a atleta, de 1,92m e 23 anos.

Para ela, os jogos desta fase serão muito mais intensos, já que a chance e o tempo de recuperação de uma equipe são menores. “Estamos em um bom estágio, mas sempre podemos evoluir um pouco mais, dar um pouco mais. E o preparo físico também vai nos ajudar, porque nesse aspecto o time está ótimo”, lembra a meio-de-rede.

Já para a atacante Érika, uma das mais experientes do grupo, a melhor forma de não deixar o São Caetano jogar é impondo ritmo forte desde o início. “Elas são talentosas, mas jogam muito na base da empolgação. Por isso, temos de inibi-las desde o início, jogando bem, ainda mais que vamos estar em casa”, diz a ponta, que vem se destacando na equipe nas últimas partidas.

Para a levantadora Ana Cristina, que já atuou sob o comando de Antônio Rizola, que hoje dirige o São Caetano, o técnico deve colocar em quadra um time solto, sem a obrigação de vencer. “Quando estávamos para enfrentar um adversário teoricamente superior, ele sempre falava que o jogo era como se fosse uma festa, quando colocaríamos em prática tudo o que aprendemos no treinos”, lembra a levantadora.

O time de Osasco já enfrentou duas vezes o time do ABC paulista nesta edição da Superliga, e em ambas saiu vitorioso. Jogando em Osasco, venceu por 3 sets a 0, enquanto fora de casa o time de Zé Roberto bateu o rival por 3 sets a 1, de virada.

Mesmo com o retrospecto favorável, Zé Roberto acredita que o Finasa deve encontrar dificuldades para chegar às semifinais. “Temos de respeitar o time deles, sabendo da qualidade do saque, do bloqueio e das jogadoras”, observa.

Números – O Finasa leva vantagem sobre o adversário em quase todos os fundamentos avaliados pelo departamento de estatística da Superliga. Por equipes, o Finasa é o primeiro colocado no ranking de bloqueio, enquanto o São Caetano está em terceiro. O time de Osasco é o segundo no ataque e na defesa, contra o nono e o sexto lugares, respectivamente, da equipe do ABC.

Nas estatísticas individuais, Valeskinha e Bia são os destaques do Finasa. Valeskinha lidera o ranking de bloqueio e ocupa o segundo lugar na defesa. Já Bia é a segunda melhor atacante e a terceira maior pontuadora (245) da competição. Pelo São Caetano, a líbero Nine aparece na segunda colocação na recepção e na décima na defesa.

O segundo jogo da melhor-de-três está marcado para quarta-feira, às 21h30, no Ginásio Lauro Gomes, em São Caetano. Se passar pela equipe do ABC, o Finasa vai enfrentar nas semifinais o vencedor do confronto entre Pinheiros/Blue Life e MRV/Minas. Já do outro lado, a semifinal será entre os ganhadores das séries entre Rexona/Ades e Sesi Esporte, de Uberlândia, e Brasil Telecom, de Brasília, e Oi/Campos, do Rio de Janeiro.

O técnico José Roberto Guimarães só vai definir o time-base no treino da manhã deste sábado. No último jogo, contra o Rexona-Ades, a equipe começou jogando com Ana Cristina, Bia, Valeskinha, Carol, Érika, Mari e Arlene como líbero. Já o São Caetano/Detur, dirigido pelo técnico Antonio Rizola, deve começar com Fabíola, Dayse, Juliana, Fernanda Gritzbch, Ciça, Fernanda Berti e a líbero Nine.

Fonte: ZDL

Veja também: