Federação Paulista de Volleyball

FPV

Montanaro se prepara para o Desafio de Vôlei de Praia

10 jan 2008

São Bernardo do Campo (SP) – José Montanaro Jr. tem dividido seu tempo entre as atividades como gerente do departamento de vôlei do Santander / São Bernardo e a preparação para o Desafio Brasil x Estados Unidos, que acontecerá neste final de semana, dias 12 e 13, na praia do Guarujá (SP). O evento reunirá grandes nomes do voleibol brasileiro como Ricardo, Emanuel, Loiola, Anjinho e Badá, além de Montanaro, que enfrentarão Sinjin Smith, Randy Stoklos, Mike Lambert, Tim Houland, Mike Dodd e Stein Metzger.

br>O objetivo do encontro é comemorar os 23 anos do primeiro evento de vôlei de praia no Brasil, quando Montanaro também estava em quadra. “Isso contraria a história de que o brasileiro não tem memória. Tudo o que ajudamos a construir há 23 anos está sendo relembrado agora e vai ser uma grande festa, principalmente para o público, pois nós, que vamos estar em quadra, queremos a vitória” – garantiu Montanaro, antes parceiro de Renan e que dessa vez formará dupla com Badá.

Para se apresentar bem nas areias do Guarujá, Montanaro, um dos principais nomes do vôlei de quadra brasileiro, vem se preparando há quatro semanas. “Tenho feito uma musculação mais intensiva nesse período e também estou fazendo treinamento na areia, específico para esse jogo. O Fábio Correia, preparador físico do Santander / São Bernardo, tem feito o trabalho comigo na preparação física, e o meu irmão, Montinha, que tem uma arena na casa dele, está me ajudando no treinamento na areia”, contou o medalhista de prata nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984.

A fase está sendo de muito trabalho. “Como eu estava parado no vôlei, tudo está sendo muito puxado. Embora esteja sempre praticando alguma atividade física, a preparação visando uma competição é bem diferente de quando a gente visa apenas a saúde”, explicou Montanaro. “Também estou enfrentando a dificuldade da falta de tempo. Tive um curto período para me preparar e ainda tenho muito envolvimento com o trabalho do dia-a-dia”.

Apesar dos empecilhos, Montanaro fez questão de aceitar o convite. “Fiquei muito orgulhoso por lembrarem de mim e me convidarem para este evento. Comecei a treinar assim que fui convidado e tenho me cobrado bastante. Sou rigoroso comigo mesmo e não aceito fazer nada sem ter me preparado para aquilo. Então, espero fazer bonito, apesar de saber que poderia ter treinado mais se tivesse tido mais tempo”, garantiu.

Segundo o ex-jogador, os adversários do desafio são de alto nível. “Os americanos são fortíssimos, foram profissionais como nós e estão até mais acostumados com o vôlei de praia do que os atletas aqui no Brasil. Nos Estados Unidos, eles nascem no vôlei de praia. Lá, a modalidade é muito popular e há uma migração muito grande da areia para quadra”, explicou Montanaro.

Atualmente, o vôlei de praia é apenas diversão para Montanaro, que se une às filhas Gabriela e Marcela para algumas partidas. “As minhas filhas jogam na quadra e adoram vôlei de praia. De vez em quando brinco com elas para incentivá-las, mas nada muito sério” – contou o dirigente, que afirma estar curtindo essa fase de treinos e pré-jogo. “Estou bastante animado e participar desse evento vai ser realmente um desafio para mim”, se diverte Montanaro.

Fonte: Photo&Grafia Comunicação

Veja também:

Rua Dr. Rafael de Barros, 596
CEP: 04003-043 - São Paulo, SP
(11) 3053-9560