Federação Paulista de Volleyball

FPV

Medley/Banespa sai na frente, mas cai em São Caetano

16 mar 2008

Time do ABC vence de virada o “amistoso de luxo” em sua quadra

São Paulo – Em jogo que nada mudou a situação das equipes em relação à próxima fase, o Medley/Banespa caiu diante do São Caetano/Detur por 3 a 1 (23/25, 15/25/16/25 e 24/26) na rodada de encerramento do quarto torneio classificatório da Superliga Feminina de Voleibol. Em seu ginásio do complexo Lauro Gomes, a equipe do ABC consolidou a quarta posição e enfrentará o Pinheiros/Blausiegel nas quartas-de-final, enquanto o sétimo colocado Medley/Banespa ainda dependeria da definição do resultado de Rexona-Ades e Brasil Telecom/Brusque para conhecer seu adversário na fase do “mata-mata”, que poderia ser o clube carioca ou o Finasa/Osasco.

O Medley/Banespa não tomou conhecimento do favoritismo das donas da casa e no início mostrou que poderia enfrentar o São Caetano/Detur de igual para igual. O primeiro set foi equilibrado, com alternância permanente no marcador, apesar das dificuldades encontradas pela ponta Elis, de 1m72, para ultrapassar o paredão de 1m90 da central Bárbara. O empate em 23 foi quebrado por um ace de Luciane e um bloqueio de Paula Barros sobre Joyce, decretando o final do primeiro set.

No segundo, no entanto, o São Caetano/Detur voltou mais determinado e abriu rapidamente uma vantagem de cinco pontos. Depois, contando com a subida de produção da líbero Camila e os inúmeros erros de recepção do Medley/Banespa, a equipe do ABC foi ampliando a diferença e fechou a parcial sem maiores dificuldades.

O panorama não se alterou no terceiro set. O São Caetano/Detur continuou impondo seu ritmo e quebrando o passe do Medley/Banespa. Sem força ofensiva, o jovem time do técnico Alexandre Rivetti continuou desperdiçando ataques, inseguro no bloqueio, e viu o adversário disparar no marcador. Na última parcial, o treinador voltou com a formação original – a ponteira Jéssica no lugar de Ana Paula – e o time voltou a crescer, a ponto de salvar um match point e quase levar a partida para o tie-break.

Rivetti não escondeu o desapontamento com a atuação do seu grupo. “Não podemos erar da maneira que erramos. Jogamos o tempo todo com o passe longe das mãos da levantadora, e assim fica tudo mais difícil. O espírito também não estava legal”, comentou, negando que a situação confortável do Medley/Banespa tenha influenciado na atitude das jogadoras. “Isso iria contra tudo o que procuramos passar, que é sempre buscar a vitória. Perdemos também porque o São Caetano/Detur, embora não tenha feito uma grande exibição, é um time mais rodado e experiente, que soube usar isso a seu favor nos momentos decisivos”, afirmou. A líbero Tica concordou com o diagnóstico do técnico. “Faltou mais determinação. Muitas de nós não estavam bem na partida.”

As equipes jogaram assim:

São Caetano/Detur: Bárbara, Ana Cristina, Dayse, Joyce, Natasha, Clarisse e Camila (líbero). Entraram: Claudinha, Danielle, Mariana e Renata. Técnico: Chicão.

Medley/Banespa: Luciana, Neneca, Paula Barros, Luciane, Jéssica, Elis e Tica (líbero). Entraram: Ana Paula, Simone, Érica e Tia. Técnico: Alexandre Rivetti.

Fonte: MF2

Veja também:

Rua Dr. Rafael de Barros, 596
CEP: 04003-043 - São Paulo, SP
(11) 3053-9560