Federação Paulista de Volleyball

FPV

Medley/Banespa prepara surpresa para Finasa/Osasco

30 jul 2008

Semifinal apontará segunda equipe na decisão da Copa São Paulo

São Paulo – Embora reconhecendo o poderio do adversário, mesmo reduzido pela ausência das estrelas que defenderão a Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de Pequim, o Medley/Banespa está pronto para desbancar o favoritismo do Finasa/Osasco na segunda semifinal da Copa São Paulo de vôlei. “Temos algumas surpresas preparadas”, anunciou o técnico Ale Rivetti, que deixou para a última hora a definição da central que estará ao lado de Paula Barros no meio da rede. O jogo de fundo da rodada dupla desta quinta-feira começará às 18 horas, no Ginásio José Liberatti (Osasco), com transmissão ao vivo pelo SporTV. São Caetano/Blausiegel e Pinheiros/Mackenzie fazem a preliminar, a partir das 16 horas.

“O Finasa/Osasco continua com uma equipe muito boa, mesmo sem Paula Pequeno, Carol Albuquerque, Sassá e Thaísa, que estão na China. Para superá-las, vamos precisar usar a criatividade. Testamos algumas novidades nos treinos e gostei dos resultados. Além de sacar bem, precisamos surpreender e sair do lugar-comum. Já temos uma boa idéia do que precisamos fazer para derrotá-las. Será um jogo difícil, mas nossas chances não são poucas”, continuou.

O Medley/Banespa terminou na segunda colocação o Grupo B da Copa São Paulo, torneio-início do Campeonato Paulista. Cruzará com o vencedor do Grupo A em busca de uma vaga na decisão. Rivetti espera ver a confirmação do crescimento da equipe. “Estamos melhores que no início do torneio. A oposto Neneca recuperou o condicionamento físico, depois do período que passou em tratamento da contusão no tornozelo esquerdo, e a Ciça voltou a jogar na sua verdadeira função, a de ponta”, explicou.

Nesta semana, Rivetti priorizou o treinamento de defesa e saída para o contra-ataque. Mesmo respeitando o potencial e a tradição do rival, acredita que o Medley/Banespa tem uma oportunidade rara pela frente. “Se há um momento favorável para uma vitória contra o Finasa/Osasco, não há dúvida que é este”, apontou, acrescentando outros fatores que podem fazer o ponteiro da balança pender para seu lado. “Nosso time é até um pouco mais experiente. O Finasa/Osasco tem um banco de reservas composto basicamente de juvenis. Temos de criar uma situação em que as reservas sejam chamadas. Forçar o saque será uma delas.”

A dúvida de Rivetti para confirmar a escalação decorre das diferentes características das jogadoras que brigam pela posição. “Com a Renata Maggioni, melhoramos a eficiência do bloqueio; a Luciane, em compensação, dá mais força ao ataque”, comparou. Independentemente da opção, o treinador do Medley/Banespa acha que a sorte de suas comandadas poderá estar atrelada ao comportamento no primeiro set. “Será fundamental sair ganhando, mas também não deixar cair o ritmo depois.”

As prováveis formações iniciais:

Finasa/Osasco – Ana Tiemi, Lia, Bárbara, Adenízia, Suelle, Natália e Camila Brait (líbero). Técnico: Jefferson Arosti.

Medley/Banespa – Luciana, Neneca, Ciça, Ingrid, Paula, Renata (Luciane) e Tica (líbero). Técnico: Alê Rivetti.

Fonte: MF2

Veja também: