Federação Paulista de Volleyball

FPV

Medalhistas olímpicas buscam primeiro título paulista

22 ago 2006

Osasco (SP) – As atacantes Elisangela e Raquel, que chegaram nesta temporada ao Finasa, já ganharam quase tudo o que uma atleta de vôlei pode almejar. Com a seleção brasileira feminina, por exemplo, venceram o Grand Prix na Ásia, o ouro no Pan-Americano de Winnipeg, em 1999, e ainda a medalha de bronze na Olimpíada de Sydney, em 2000. No que se refere a clubes, ambas têm no currículo títulos da Superliga, o mais importante campeonato do Brasil, além de estaduais no Rio e no Paraná.

As duas, porém, ainda não conquistaram o mais importante torneio regional do país: o Campeonato Paulista. Tanto Raquel como Elisangela disputaram a competição apenas uma vez, defendendo então as cores do Minas, mas em anos diferentes. A coincidência é que as duas ficaram em terceiro lugar. Além delas, do time atual do Finasa, apenas a meio-de-rede Juciely também não ganhou o Paulista.

Agora defendendo o clube de Osasco, as atacantes querem seguir os passos da levantadora Fabiana Berto, que ganhou seu primeiro Paulista com o Finasa em 2005. “Para mim é uma coisa bacana jogar o Paulista, que é um campeonato forte e com bastante tradição. Vai servir de espelho para o que a gente pode fazer no resto da temporada”, diz a ponteira Raquel, de 28 anos.

E, mesmo com toda a experiência, Raquel admite a ansiedade pela aproximação da estréia, ainda mais com a responsabilidade de manter o atual pentacampeão no topo do estadual. “Acho que pela estrutura e os profissionais que aqui estão, é normal que as pessoas nos vejam como favoritos, mas a gente tem de provar isso na quadra e alcançar o nosso objetivo, que é ganhar o Paulista”, comenta a jogadora, que já atuou na Rússia e no Japão.

Tão experiente quanto Raquel e com um currículo igualmente recheado de conquistas, a oposto Elisangela também quer incluir o Paulista na sua galeria particular. “É um campeonato que vai ter grandes equipes, muitas já se preparando para a Superliga, e por isso fazer um bom paulista é bem importante”, explica a atacante de 27 anos.

Celebrada como um das contratações mais importante do clube na temporada, Lili, como é chamada pelas colegas de time, comenta que é essencial a equipe ter metas o tempo inteiro. “Agora o objetivo é vencer o Paulista. Isso motivo para vir treinar todos os dias, e melhora a performance de cada uma de nós”, diz a jogadora, que na última temporada defendeu o Oi/Macaé.

O Finasa, atual campeão, estréia no Campeonato Paulista de 2006 nesta quinta-feira, às 18 horas, quando enfrenta o Vôlei Futuro/Araçatuba no primeiro Grand Prix, que reúne ainda as equipes do Fiat/Paulistano e São Caetano/Mon Bijou. Os jogos, sempre em rodada dupla, serão disputados no Ginásio Lauro Gomes, em São Caetano do Sul.

Fonte: ZDL

Veja também:

Rua Dr. Rafael de Barros, 596
CEP: 04003-043 - São Paulo, SP
(11) 3053-9560