Federação Paulista de Volleyball

FPV

Lupo/Náutico é campeão

31 ago 2008

 

Fonte: CBV

 

Fortaleza – O destino quis que o ponto da vitória do Lupo/Náutico (SP) sobre a UPIS/Brasil Telecom (DF) na final da Liga Nacional de Vôlei, na noite deste sábado (30/08), fosse do jovem Guilherme, 19 anos. Logo ele, que ainda criança, se acostumou a acompanhar as partidas de alguns de seus atuais companheiros no time de Araraquara. A equipe paulista assegurou o título da sétima edição da Liga Nacional, realizada em Fortaleza, vencendo por 3 sets a 0, com parciais de 25/20, 25/23 e 25/14, em 1h23 de jogo. Willian, do Lupo/Náutico, foi eleito o melhor jogador da decisão e ganhou o Troféu Jangadas do Ceará.

 

“Muitos desses caras me inspiraram. Para nós, os mais novos, é muito importante aprender com os mais experientes. Naquela última bola a única coisa que eu pensei foi atacar com tudo. Dá uma grande emoção. Queríamos muito este título”, assegurou Guilherme, que nasceu em Araraquara.

 

Dos 12 atletas da equipe paulista, seis já jogam juntos há mais de nove anos: Balu, Bressa, André, Kibe, William e Aimar. Isso faz com que o grupo seja praticamente uma família, e torna o grupo ainda mais coeso.

 

“O entendimento sai naturalmente, e essa Liga Nacional foi muito prazerosa de jogar”, admitiu o capitão do Lupo/Náutico, Balu. “Este resultado é muito legal porque o vôlei de Araraquara está de volta à elite nacional. Esse título pode dar ainda mais força para o crescimento de um projeto que está sendo iniciado pelo clube. É um prazer poder contribuir ainda mais para isso”, completou Balu.

 

A campanha do Lupo/Náutico na fase final da Liga Nacional foi irretocável. De terça-feira até hoje foram cinco jogos, cinco vitórias, e apenas um set perdido. Um dos principais destaques da equipe paulista foi Kalé, brasileiro com dupla nacionalidade que joga pela seleção do Japão.

 

“Foi uma pressão todo dia ter de jogar bem, e sempre contra adversários difíceis. Ainda mais no calor de Fortaleza. O Lupo/Náutico tem uma motivação impressionante. E para essa espontaneidade não existe treinamento. Nossa equipe não tem talentos individuais. Tentamos minimizar os erros que cometemos no Campeonato Paulista, e deu tudo certo”, disse Kalé, que só não disputou os Jogos Olímpicos de Pequim pela seleção do Japão porque retirou um parafuso do joelho direito, e não se recuperou a tempo de integrar o selecionado.

 

Outro jogador experiente do Lupo/Náutico que fez hoje sua melhor partida nesta reta decisiva da Liga Nacional foi o líbero Aimar.

“A experiência de alguns dos jogadores da nossa equipe ajuda e se une à juventude de outros atletas. Chegamos na Liga Nacional com um bom ritmo de jogo do Paulista”, disse Aimar.

 

Eleito o melhor jogador da decisão Willian fez questão de dividir o Troféu Jangadas do Ceará com o restante do grupo.

 

“Viemos com a determinação de sairmos daqui como campeões. Nosso time foi formado há três meses, e mantivemos o foco nessa Liga Nacional desde o início. Esse título é o resultado de um trabalho sério. Quero oferecer essa vitória à minha esposa, Nilce. Ela sabe tudo o que passamos para que eu estivesse aqui hoje”, ressaltou Willian.

 

O técnico Romeu Beltramelli Filho também fez elogios aos jogadores da sua equipe.

 

“Viemos com o objetivo de voltar para a Superliga, e conseguimos. Fizemos um campeonato muito positivo, e na final mais ainda. O time passou todo o dia concentrado para essa decisão”, adiantou o treinador.

 

As duas equipes de melhor campanha nesta sétima edição da Liga Nacional fizeram u m primeiro set equilibrado até o placar de 20/19 a favor do Lupo/Náutico. O saque foi um fundamento importante, e o último ponto veio em um erro de recepção da equipe de Brasília. A bola voltou para a quadra do time de Araraquara, e Balu não desperdiçou o contra-ataque: 25/20, em 27 minutos.

 

O segundo set foi praticamente igual. O equilíbrio manteve-se até o fim, e o ponto da vitória veio em um contra-ataque do Lupo/Náutico, após 30 minutos Já no terceiro set, a UPIS/Brasil Telecom chegou a estar na frente no marcador: 4/3 e 5/4, com pontos obtidos através de um bloqueio e de um erro do adversário. Mas durou pouco. O time paulista logo voltou a mandar na partida, para chegar à vitória por 25 a 14, em 26 minutos.

 

Neste domingo (31/08), às 13 horas, o Lupo/Náutico jogará contra a Cimed, atual campeã da Superliga, no Desafio dos Campeões. O canal SporTV transmite o amistoso ao vivo. Na próxima terça-feira (02/09), a equipe de Araraquara já estará em quadra novamente pelo Campeonato Paulista.

 

O Lupo/Náutico jogou com Bressa, Guilherme, Balu, Kalé, Flávio e Willian. Líbero – Aimar. Entrou Athos.

 

A UPIS/Brasil Telecom entrou em quadra com Cris, Santana, Fabiano, Rafic e Everaldo. Líbero – Antonio. Entraram também Humberto, Ceará, Deivid e Samuel.

 

Neste domingo, às 18 horas, no ginásio Marista da Faculdade Católica do Ceará, será conhecida a equipe feminina campeã da Liga Nacional 2008. Cativa/Pomerode-ADP (SC) enfrentará o Pitágoras/Praia Clube/Futel (MG). Às 16 horas, haverá a decisão de terceiro lugar, entre FURB/FMD/BluVôlei (SC) e Clube Fênix de Rio Verde (GO).

Veja também:

Rua Dr. Rafael de Barros, 596
CEP: 04003-043 - São Paulo, SP
(11) 3053-9560