28 jul 2007
Gstaad, Suíça – Uma semana após a conquista do título dos Jogos Pan-Americanos, no Rio, Larissa e Juliana garantiram na manhã deste sábado, em Gstaad, na Suíça, a medalha de bronze no VI Campeonato Mundial de Vôlei de Praia. O resultado foi obtido após a vitória, de virada, sobre as chinesas Chen Xue e Zhang Xi por 2 sets a 1, com parciais de 19/21, 21/19 e 18/16, em 1h03 minutos de jogo.
As norte-americanas Kerri Walsh e Misty May, campeãs olímpicas em Atenas, asseguraram o tricampeonato mundial. Na decisão, ganharam das chinesas Tian Jia e Wang Jie, líderes do ranking, por fáceis 2 a 0 (21/16 e 21/10), em apenas 39 minutos.
Larissa e Juliana estiveram bem próximas de disputar a decisão do Mundial. Nas semifinais, depois de estarem dominando a partida contra Tian Jia e Wang Jie, elas acabaram perdendo por 2 a 1 (25/23, 19/21 e 11/15), em 1h04 de partida. As campeãs pan-americanas chegaram a ter uma vantagem de três pontos no segundo set, mas desperdiçaram um contra-ataque. Em seguida, o time da China acertou um saque no meio das duas brasileiras e cresceu no jogo. No último ponto, Larissa atacou, e a bola resvalou na mão da adversária, mas o árbitro deu fora.
Com a medalha de bronze, Larissa e Juliana somaram mais 800 pontos no ranking mundial, e reassumiram a terceira posição, com 4.500 pontos, formando a dupla brasileira mais bem colocada na corrida para os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Renata e Talita, que terminaram em nono lugar na Suíça, aparecem em seguida, na quarta colocação no ranking, com 4.300 pontos. O Brasil terá duas equipes femininas nas Olimpíadas e a classificação se estende até julho do ano que vem.
“A Larissa e a Juliana estão jogando muito bem. Somamos pontos no ranking mundial agora que irão nos ajudar a ter uma tranqüilidade maior daqui para a frente na disputa por uma vaga nas Olimpíadas. É importante também manter a regularidade nesse momento, porque os jogos estão sendo decididos em detalhes”, afirmou o técnico da dupla Reis Castro.
O Campeonato Mundial é realizado de dois em dois anos, e na última edição da competição, em 2005, na Alemanha, Larissa e Juliana também obtiveram a melhor colocação do Brasil, terminando com a medalha de prata.
Na próxima semana, as duplas retornarão ás quadras. Dessa vez, para o quarto e último Grand Slam da temporada no Circuito Mundial. A competição também conta mais pontos para o ranking e será disputada em Klagenfurt, na Áustria. Larissa/Juliana, Adriana Behar/Shelda, Ana Paula/Leila e Renata/Talita são as quatro duplas do Brasil com vagas asseguradas no torneio principal. Maria Clara/Carolina e Ágatha/Shaylyn enfrentam-se no country-cota já nesta terça-feira.
Fonte: CBV
© 2024 Federação Paulista de Volleyball