05 dez 2010
Fonte: Vôlei Futuro
Araçatuba (SP) – Nesta terça-feira, dia 05 de janeiro de
O espaço localizado na Avenida Pompeu de Toledo, n.869, é uma parceria realizada entre o Vôlei Futuro/Basquete Clube e a empresa Physicus que forneceu os equipamentos para o desenvolvimento físico dos atletas.
“A parceria da Physicus com o Vôlei Futuro ao lado da empresa de transportes Reunidas Paulista, de Araçatuba, mostra que ambos acreditam no esporte de alto rendimento como meio de divulgação de suas marcas e também como o meio de estímulo às novas gerações que buscam no desporto uma profissão e qualidade de vida. Todos ganham com as parcerias e com certeza no ano de 2010 outras serão consolidadas.
A Physicus emprega 300 funcionários diretos e os mais de 2 mil produtos que produz na sua sede chegam a todo o Brasil e a outros 10 países. Instalada na rodovia Feliciano Sales Cunha, em Auriflama, no interior paulista, a Physicus ocupa uma área de mais de 300 mil metros quadrados. Em 25 mil metros quadrados de área construída, além da fábrica de equipamentos, há auditório e restaurante para os funcionários. Perto dali, a empresa mantém um condomínio de casas para os seus colaboradores.
Há algum tempo, a Physicus começou a trilhar o caminho das parcerias, sejam com pessoas físicas ou jurídicas, na figura de atletas amadores, atletas de alto nível, clubes, agremiações, universidades, laboratórios, entre outros. No ano de
Para o diretor da empresa, Maurício José Teixeira, trabalhar em benefício do ser humano é um dever gratificante. “Cada conquista nossa é também a conquista de muitos que alcançaram seus méritos por meio do esporte, do bem estar e da saúde. Nossos equipamentos são produzidos com enorme cuidado em relação à segurança, pois valorizar a vida e oferecer condições para aumentar a qualidade com que vivemos é nossa principal expectativa. Nosso plano é prosperar com dignidade e com a confiabilidade de nossos parceiros e clientes.”
Maurício José Teixeira – Presidente
O espaço conta com os Professores:
– Alex Luiz Raimundo
– Cezar Douglas Silva
– Glaison Luis Raimundo
– Wagner Gusmã Tinto
– William Carvalho
Além da fisioterapeuta Maria Carolina Correa Paoliello e sua equipe:
– Carla Fernandes Rovida (Fisioterapeuta)
– Juliana Pinheiro Nunes Rondão Adas (Fisioterapeuta)
– Giovana Moraes (Massagista)
Depoimento dos preparadores físicos das equipes do Vôlei Futuro:
“O projeto é inovador em Araçatuba e vem atender vários objetivos como:
1. Profiláticos/terapêuticos: Pilates, Fisioterapia, recuperação de lesões e correção de desvios posturais, etc.
2. Sociais: relaxar as tensões do dia a dia, lazer e higiene mental.
3. Estéticos: homens procuram músculos mais fortes e aparentes e mulheres querem um corpo esguio, firme e músculos definidos, drenagem linfática e massagem.
4. Condicionamento Físico: o uso da musculação como parte integrante de seu programa de treinamento.
5. Competitivos: Culturismo, levantamento olímpico, levantamento básico, etc.
UNIPREFE é um sonho realizado e uma referência nacional no futuro.”
Wagner Gusmã Tinto – Preparador Físico do Vôlei Futuro Feminino
“Um ato inovador e tão importante que hoje passa a ser um dos principais diferenciais da estrutura física do VÔLEI FUTURO. Um centro onde se pode treinar e reabilitar nossos atletas da nossa maneira, com nossas preferências e o mais importante ‘’ao nosso tempo’’. Somos diferentes, com isso temos prioridades singulares. Enquanto a maioria dorme, nós treinamos, enquanto a maioria descansa nós nos recuperamos, então a necessidade de criarmos o nosso centro de saúde era cada dia mais eminente. A UNIPREFE para nós que um dia foi um sonho, hoje é uma realidade que nos dá a oportunidade de acreditar que em um futuro próximo, com muito trabalho, ajudaremos a referenciar o desempenho e a saúde do esporte brasileiro e quem sabe mundial, já que tudo nasce dos nossos sonhos.”
Alex Luiz Raimundo- Preparador Físico do Vôlei Futuro Masculino
A importância da academia para os atletas
Quando você assiste aquele saque “viagem ao fundo do mar”, aquele bloqueio eficientemente realizado, aquela cortada fulminante, o levantamento preciso durante uma partida do Vôlei Futuro no “Plácido Rocha”, não imagina a preparação que os jogadores tiveram e tem diariamente até chegar a hora H. Além dos treinamentos de quadra visando a preparação física, tática e repetição do gesto esportivo, uma parcela importantíssima se dá na academia. É lá que os atletas desenvolvem a força e potência muscular, flexibilidade, resistência cardiorrespiratória, equilíbrio e tempo de reação. Profissionais competentes ministram a preparação e manutenção física ao longo do campeonato, visando obter o máximo do rendimento próximo das finais.
Por outro lado, a academia é uma importante aliada da equipe médica, na recuperação de atletas contundidos. Contratura muscular, distensão, entorses, tendinites e contusões são ocorrências na vida do atleta de alto rendimento, seja em partida ou treinamentos. Seu tratamento inclui o atendimento médico, fisioterapia e a preparação física, com exercícios específicos para grupos musculares antes do retorno às quadras.
Alguns casos de sucesso no futebol demonstram a importância da fisiologia e preparação física no atleta. O primeiro que lembramos é o do Zico. Garoto de raro talento no Flamengo, porém, franzino. Seu apelido era Galinho de Quintino. Após trabalho meticuloso de fisiologistas e preparadores físicos, resultaram no grande jogador que foi Zico. Outro caso, mais recente, é o do Kaká. Revelado no São Paulo Futebol Clube, bastante talentoso, inteligente, porém não tinha o porte físico para enfrentar zagueiros não muito habilidosos. O resultado que se viu após trabalho de fisiologistas e preparadores físicos foi de um jogador brilhante, com porte físico e o mais importante: sem perder a velocidade.
Por tudo isso, os clubes que investem em espaço, aparelhos e profissionais ligados à preparação física, acompanhando o que há de mais novo na ciência do esporte, tendem a sobressair nos campeonatos.
Dr. Célio S. Mori
Ortopedista da Artroclinica de Araçatuba
Membro do Comitê de Traumatologia Desportiva da
Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
© 2024 Federação Paulista de Volleyball