Federação Paulista de Volleyball

FPV

Guarujá será sede da etapa nacional do Circuito Mundial 2008

27 jun 2008

Enseada receberá evento entre os dias 15 e 21 de setembro

São Paulo – Berço da modalidade no Brasil, a cidade do Guarujá, no litoral de São Paulo, será a sede da etapa brasileira do Circuito Mundial de Vôlei de Praia de 2008 – SWATCH FIVB World Tour. Sessenta e quatro duplas (32 masculinas e 32 femininas) estarão na chave principal da competição, que acontece entre os dias 15 e 21 de setembro, na praia da Enseada.

O acordo para a realização da etapa foi fechado em outubro passado, quando a CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) anunciou as empresas RB2 e ReUnion Sports & Marketing como promotoras oficiais do evento no país. A competição irá distribuir mais de 800 mil reais em prêmios e benefícios para os atletas.

“Nos últimos quatro anos, os eventos internacionais de vôlei de praia distribuíram mais de 27 milhões de dólares em prêmios; sendo 8,7 milhões somente em 2007”, declarou Ricardo Bernd, diretor geral da RB2, atestando o potencial do esporte.

Geraldo Rodrigues, presidente da ReUnion, lembra ainda a força dos atletas brasileiros e o interesse do público pela modalidade. “De acordo com pesquisas da CBV, 70% dos jovens brasileiros acompanham o voleibol e grande parte dos torcedores considera o esporte o melhor nacional. Nos Jogos Pan-americanos de 2007, no Rio de Janeiro, das quatro medalhas de ouro em disputa, conquistamos três (categorias masculina e feminina de vôlei de praia e masculina do indoor) e ainda uma de prata no indoor com o feminino. É o esporte que mais conquista medalhas para o país atualmente”, destacou.

A escolha pelo Guarujá tem como um dos principais fatores a firme disposição da Prefeitura da cidade em associar sua imagem ao esporte. Além de assumir parte dos investimentos necessários à realização do evento, a administração local está contribuindo com todo o apoio logístico.

A Prefeitura disponibilizou a área onde o complexo do Circuito Mundial será montado. O espaço contará com uma arena para mais de 3 mil torcedores, oito quadras, sendo duas centrais, centro de imprensa, áreas VIPs, praça de alimentação, centro de entretenimento e mini-shopping, entre outras atrações.

Em parceria com a CBV, a Prefeitura também já implantou na cidade o projeto de responsabilidade social VivaVôlei. Presente em 13 estados brasileiros, ele auxilia crianças na iniciação ao voleibol. Atualmente, existem mais de 80 centros em atividade, atendendo à cerca de vinte e cinco mil crianças e adolescentes de comunidades carentes.

O VivaVôlei tem a chancela e o apoio institucional da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – e tem como missão ajudar a formar, educar e socializar crianças e jovens de 07 a 14 anos, trabalhando o esporte como meio de educação.

Berço das competições da modalidade no Brasil – Em 1985, no Guarujá, aconteceu o primeiro evento de destaque do vôlei de praia no Brasil, o Hollywood Volley, que contou com oito atletas das seleções de vôlei indoor – William, Renan, Badá e Montanaro (masculino) e Isabel, Vera Mossa, Jacqueline e Regina Uchôa (feminino). A idéia era transferir o prestígio dos jogadores para a praia e o resultado ficou além das expectativas.

Já o Circuito Mundial foi realizado pela última vez no Guarujá em 2000 e teve como vencedora a dupla brasileira Márcio Araújo / Benjamin. A competição feminina acontecerá pela primeira vez na praia paulista.

No ano passado, a etapa brasileira foi disputada em Fortaleza (CE).

?Fonte: Reunion Press/Crédito: Mauricio Kaye

Veja também:

Rua Dr. Rafael de Barros, 596
CEP: 04003-043 - São Paulo, SP
(11) 3053-9560