Federação Paulista de Volleyball

FPV

Finasa vence Brasil Telecom e conquista primeiro torneio

31 dez 2007

Em jogo emocionante, time paulista garantiu o título no tie-break, em Brusque

Brusque (SC) – O Finasa conquistou na manhã deste domingo o título do primeiro torneio da Superliga Feminina de Vôlei de 2007/2008 ao derrotar o Brasil Telecom por 3 a 2, com parciais de 25/21, 25/23, 21/25, 19/25 e 15/10, em 2h33 de partida, na Arena Multiuso de Brusque, em Santa Catarina. Com o resultado, o time paulista ganhou dois pontos na classificação geral da competição. O Finasa estréia no segundo torneio da Superliga no dia 10 justamente contra o Brasil Telecom, em Brusque.

Finasa e Brasil Telecom chegaram invictos à primeira decisão das quatro previstas para a fase classificatória e fizeram um jogo cheio de emoções, digno de uma final. A equipe paulista começou melhor, mostrando principalmente a força de seu ataque, o seu melhor fundamento na partida.

Com muita vibração e apoiado por mais de 4.000 torcedores, o Brasil Telecom encontrou força para reagir depois de estar perdendo por 2 a 0. Levou o jogo para o tie-break e exigiu muito do Finasa, que teve maior tranqüilidade no set desempate, fechando a partida por 15/10.

A levantadora Carol Albuquerque, que substituiu Ana Tiemi na metade do segundo set, foi eleita a melhor jogadora da decisão, ganhando o Troféu VivaVôlei, destinado pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) ao destaque dos jogos da Superliga. Muito feliz, a atleta gaúcha elogiou a superação da equipe depois de ter mostrado alguma oscilação em quadra. “A partida mostrou que o Finasa pode contar com todas as jogadoras do elenco. A vitória foi muito importante para dar mais confiança ao grupo, que está em ascensão técnica. Ganhamos um belo presente de réveillon”, disse a levantadora, que ofereceu o troféu ao filho Mateus, de 4 anos.

Outro destaque do jogo foi a atacante Paula Pequeno, a maior pontuadora da final com 21 acertos. “Essa conquista é importante porque dará, certamente, tranqüilidade para o segundo torneio. Apesar de termos errado muito em determinados momentos da partida, mostramos força psicológica no tie-break”, comentou Paula, a principal atacante da Superliga, segundo as estatísticas da CBV. “Agora, é começar tudo de novo, pensando no próximo torneio.”

Companheirismo – Satisfeito com a conquista, o técnico Luizomar de Moura lamentou a oscilação apresentada pelo time. “Assim como havia ocorrido diante do Fiat/Minas, perdemos um pouco a concentração e deixamos de impor o nosso ritmo. Contra um adversário forte como o Brasil Telecom isso foi muito complicado. A força interior das atletas e o companheirismo demonstrado foram as maiores qualidades do Finasa.”

A equipe paulista, que manteve os 100% de aproveitamento, é agora a única invicta no torneio, vencendo os cinco jogos disputados: 3 a 0 diante do Sport/Maurício de Nassau, em Recife; 3 a 1 contra o Pinheiros/Blausiegel, em São Paulo; 3 a 0 no Mackenzie/Cia do Terno, em Osasco; 3 a 2 diante do Fiat/Minas, também em Osasco; e 3 a 2 na decisão contra o Brasil Telecom, em Brusque.

Tricampeão da Superliga (temporadas 02/03, 03/04 e 04/05), o Finasa busca disputar a sétima final consecutiva do mais importante torneio do calendário nacional. Dono de nove títulos paulistas (94, 96, 01, 02, 03, 04, 05, 06 e 07), a equipe foi vice-campeã brasileira em 93/94, 94/95, 95/96, 01/02, 05/06 e 06/07.

O Finasa começou a partida com Ana Tiemi, Elisangela, Danielle Scott, Adenízia, Paula Pequeno, Natália e Marcelinha como líbero. Também entraram Suelle, Carol Albuquerque, Tandara e Silvana. Já o Brasil Telecom, orientado pelo técnico Maurício Thomas, contou com Fabiana Berto, Lia, Renata, Edna, Érika, Verônica e Verê como líbero. Jogaram também Kika, Luciana, Betina, Karin e Juzinha.

Fonte: ZDL

Veja também: