Federação Paulista de Volleyball

FPV

Finasa tenta conquistar o inédito tetracampeonato

13 abr 2007

Barueri (SP) – Em vantagem por 2 a 1 na série melhor-de-cinco jogos do playoff final da Superliga Feminina de Vôlei de 2006/2007, o Finasa pode conquistar neste sábado o inédito título de tetracampeão do torneio. O campeão paulista faz a quarta partida da decisão diante do Rexona-Ades, a partir das 9h30, no Ginásio José Corrêa, em Barueri, com transmissão ao vivo pela Rede Globo e SporTV. Caso o time carioca vença, a decisão ocorrerá no quinto e último jogo, previsto para o dia 21, em Niterói.

O Finasa fez dois treinos nesta sexta-feira no ginásio do jogo, encerrando a preparação para o difícil confronto. A expectativa é de mais uma partida muito equilibrada, a exemplo do que ocorreu no sábado, em Niterói, quando o time paulista venceu por 3 a 2, de virada, em 2h39, no jogo mais demorado de toda a competição.

A capitã Elisangela, por exemplo, espera um grande clássico. “Vamos tentar fechar a série para conquistar o tetracampeonato. Em contrapartida, o Rexona fará de tudo para adiar a nossa vitória”, lembra a atacante. “A expectativa em torno desse jogo é muito forte, pois as duas equipes farão um grande clássico do vôlei brasileiro. Uma final de Superliga envolve muitos fatores. Por isso, pretendemos manter a calma e o foco na disputa.”

Para a meio-de-rede Carol Gattaz, o Finasa deve apresentar seriedade. “Vamos entrar preparadas, já que estamos conscientes de que teremos mais uma partida difícil. Durante a semana aproveitamos bem os treinamentos. Agora, iremos concentrar e pensar como fazer para vencer o Rexona”, diz a atleta paulista de 1,92m. “O nosso time sabe que está a um passo do tetracampeonato. Isso vai nos servir de motivação.”

O técnico Luizomar Moura lembra que o clima de decisão no Finasa começou no início dos playoffs. “Desde as quartas-de-final, cada jogo é uma decisão. Para este confronto, vamos manter a atitude de jogar sempre como se fosse a última partida. A orientação é saber que o primeiro ponto é tão importante como o 25º.”, observa o treinador. “Sabemos das dificuldades que encontraremos e, por isso, quero as jogadoras com fome de bola.”

O Finasa disputa a oitava final e a sexta consecutiva do torneio, recorde absoluto. Esta é a terceira decisão seguida diante do Rexona-Ades. Em 2004/2005, o time paulista foi o campeão ao vencer o confronto por 3 jogos a 0. Já em 2005/2006, a equipe carioca levou a melhor ao fechar o playoff por 3 a 2.

Para chegar à final, o Finasa terminou em segundo lugar na fase de classificação. A equipe eliminou o Brasil Telecom e o Fiat/Minas por 3 a 1 nas quartas-de-final e nas semifinais, respectivamente. Em todo o torneio foram 25 partidas, com 20 vitórias e cinco derrotas.

Finasa e Rexona-Ades, que também tenta o inédito tetracampeonato, fizeram cinco jogos até agora na competição, com três vitórias do time paulista.

Tabela das finais

Dia 01/04 – Finasa 3 x 0 Rexona-Ades (31/29, 25/23 e 25/21), em Osasco

Dia 04/04 – Rexona-Ades 3 x 0 Finasa (25/19, 25/16 e 25/23), no Rio de Janeiro

Dia 07/04 – Rexona-Ades 2 x 3 Finasa (34/36, 25/27, 26/24, 25/19 e 15/9), em Niterói

Dia 14/04 – Finasa x Rexona-Ades, às 9h30, em Barueri (SP) – Globo/SporTV

Dia 21/04 – RexonaAdes x Finasa, às 18 horas, em Caio Martins, em Niterói (RJ) – Se necessário

Fonte: ZDL

Veja também: