Federação Paulista de Volleyball

FPV

Finasa tenta abrir vantagem na final, em Niterói

21 abr 2006

Osasco (SP) – Com a série empatada com uma vitória para cada lado, Finasa e Rexona-Ades se enfrentam mais uma vez neste sábado, às 15 horas, no Ginásio Caio Martins, em Niterói, no terceiro jogo do playoff final da Superliga Feminina de Vôlei de 2005/2006. A equipe que vencer dá um grande passo rumo ao título, ficando a apenas uma vitória de conquistar o campeonato. O jogo terá transmissão pelo SporTV.

O encontro, na realidade, deveria ter acontecido na quarta-feira. As fortes chuvas que atingiram a cidade fluminense no início da semana, porém, alagaram o ginásio e impediram a realização da tão aguarda partida.

Após acabar com a invencibilidade de 22 jogos da equipe carioca na Superliga, vencendo o adversário em sua própria casa e depois de estar perdendo por 11/14 no tie-break, o Finasa espera em Niterói mais um confronto duro e de muitas dificuldades, mas o objetivo do grupo é claro: conquistar mais uma vitória.

“A vitória no Tijuca nos deixou motivadas, porque provamos que podemos fazer uma final equilibrada”, diz a levantadora Fabiana Berto, para quem o longo tempo sem disputar um jogo oficial foi fundamental para recarregar as baterias e deixar o time ainda mais entrosado. “Zeramos para encarar o resto da batalha, mas agora estamos com fome de bola.”

O ginásio Caio Martins traz ótimas lembranças à torcida do clube de Osasco, que comemorou ali a conquista da Superliga 2004/2005. “Traz mesmo boas recordações pela conquista do tricampeonato no ano passado e particularmente para mim que estarei em casa”, explica a capitã Valeskinha, que nasceu em Niterói.

Um dos destaques do Finasa nas finais tem sido a ponteira Soninha. “Acredito que vou ser mais marcada nesta partida, mas atacante tem que se virar mesmo, bater para cima e jogar sem medo”, comenta a jogadora, que marcou 21 pontos na última partida.

Soninha diz que para se chegar à nova vitória não há muito segredo, mas que o time precisa, isso sim, errar menos, e ser mais obediente e consciente taticamente. “Vamos procurar ter mais equilíbrio, entrando focadas, concentradas e seguindo as orientações do Paulo Coco”, acrescenta a jogadora, que não se esquece de que um bom saque também é fundamental.

O técnico, por sua vez, fica satisfeito em ouvir as palavras das atletas, em uma clara demonstração da maturidade alcançada pela equipe nesta fase da competição. “A ênfase do nosso trabalho nestes dias foi exatamente esse, a diminuição do número de erros, equilibrando o passe e corrigindo algumas falhas do sistema defensivo”, afirma o treinador do Finasa.

Coco diz ainda que espera ver a equipe mais regular em quadra, em um crescimento natural que já ocorreu do primeiro para o segundo jogo. “Vamos entrar cada vez menos ansiosos, já que são situações com as quais você vai se acostumando. De qualquer forma vamos continuar arriscando, mas com lucidez”, explica o técnico, que ressalta o brio e a garra demonstrados pela equipe.

O técnico Paulo Coco, que dirigiu treino nesta sexta no ginásio de jogo, não revela a equipe que colocará em quadra neste sábado. Na vitória sobre o Rexona-Ades, na semana passada, o time que começou jogando tinha Carol Albuquerque, Bia, Mari, Soninha, Carol Gattaz, Valeskinha e a líbero Arlene.

O quarto jogo da série melhor-de-cinco da final está marcado para quarta-feira, às 19h30, só que desta vez no Ginásio José Corrêa, na cidade de Barueri, na Grande São Paulo. O quinto confronto, se necessário, será novamente no ginásio do Caio Martins, no dia 29 abril.

Fonte: ZDL

Veja também: