13 out 2005
Osasco (SP) – O Finasa aproveita esta semana sem jogos pelo Campeonato Paulista Feminino de Vôlei para aumentar o ritmo de treinamento. Líder invicto do Estadual, o time se concentra para disputar os Jogos Abertos do Interior, em Botucatu (SP). O primeiro confronto, neste domingo, será contra o Brasil Telecom/São Bernardo. O torneio terá duelos diários até quinta-feira e, para enfrentar a maratona, a comissão técnica cumpre à risca o plano de aprimoramento técnico, tático e físico da equipe.
“Com o trabalho de ganho de força e de qualidade de movimentos, as jogadoras apresentam uma melhoria geral no desempenho”, garante o preparador físico José Elias de Proença. “A execução mais ampla desses movimentos, incluindo as articulações, contribui ainda mais para isso.”
As jogadoras sentem a diferença no esquema de treinamento. “Diminuímos a carga na musculação e aumentamos a amplitude dos movimentos. A sensação é de que faço mais força”, descreve a levantadora Dani Lins.
A partir do aprimoramento, é possível trabalhar situações mais específicas, como, por exemplo, o salto. “Esse tipo de avaliação diferenciada monitora a evolução do trabalho das jogadoras durante todas as etapas de treinamento do Finasa”, diz o preparador, que também integra a comissão técnica da seleção brasileira feminina de vôlei.
Nesta semana, as jogadoras foram analisadas individualmente em uma plataforma de salto computadorizada que mede o tempo de contato, a rapidez e os segundos em que as atletas se mantêm no ar, mostrando a impulsão. “Esse instrumento, que foi criado por um italiano, ainda não é muito comum nos times brasileiros”, explica Proença, que está à frente da preparação física do time há quatro temporadas.
Fonte: ZDL
© 2024 Federação Paulista de Volleyball