Federação Paulista de Volleyball

FPV

Finasa/Osasco vence Rexona-Ades de virada: 3 a 2

08 abr 2007

Niterói (RJ) – Um jogo de tirar o fôlego. Rexona-Ades (RJ) e Finasa/Osasco (SP) fizeram uma partida equilibradíssima até o quarto set da terceira partida da série melhor de cinco das finais da Superliga Feminina de vôlei 06/07. Após estar perdendo por 2 sets a 0, o Finasa/Osasco superou o Rexona-Ades no tie-break, parciais de 32/34, 25/27, 26/24, 25/19 e 15/9, em 2h39m de jogo, diante de um público de 4.800 pessoas. A maior pontuadora e Troféu VivaVôlei do confronto foi a ponteira do time paulista Paula Pequeno, com 24 acertos. Pela equipe carioca, a meio-de-rede Fabiana somou 22.

A partida foi realizada neste sábado (07.04), no ginásio Caio Martins, em Niterói (RJ), e o time paulista abriu vantagem de 2 jogos a 1 na série melhor de cinco jogos. Desta forma, conquistará o título caso vença novamente no dia 15.04 (domingo), às 12h30, no ginásio Municipal de Barueri, em Barueri (SP).

O jogo começou equilibrado, disputado ponto a ponto até o placar marcar 5/5. Após um ataque para fora de Elisângela, o Rexona-Ades abriu três pontos de vantagem (8/5). Depois de uma conversa do técnico Luizomar de Moura com as jogadoras, o Finasa/Osasco contou com a agressividade de Natalia e a categoria de Paula Pequeno no ataque, chegando novamente à igualdade no marcador (8/8). A partir daí, o time paulista abriu quatro pontos de diferença pela primeira vez na partida (14/10). Um ace de Raquel levou o Finasa/Osasco abrir em 18/14.

Mas a levantadora Dani Lins, do time carioca, voltou a ter a bola nas mãos e, num ataque de Sassá, a igualdade no placar: 20/20. O Finasa/Osasco, no entanto, conseguiu fazer 23/20, com o Rexona-Ades obtendo nova reação na seqüência (23/23). Quando o time paulista teve o set point (24/23), Valeskinha sacou na rede. E aí o que se viu foi pura emoção, que só terminou com 40 minutos de disputa e no 34º ponto do Rexona-Ades, alcançado depois de um ace da meio-de-rede Thaisa, maior pontuadora da equipe no set: 34/32. Nesta parcial, o Rexona-Ades conseguiu 10 pontos em erros do adversário, enquanto o Finasa/Osasco somou cinco.

As equipes voltaram para o segundo set com a mesma formação do início da partida. O Finasa/Osasco chegou a abrir 5/2, mas a igualdade no placar (5/5) aconteceu após um ataque de Sassá. Em nova cortada de Sassá, o Rexona-Ades abriu uma diferença de dois pontos (10/8). Aproveitando o passe e a recepção irregulares das paulistas, o time comandado por Bernardinho fez 14/10. O Finasa/Osasco trocou a levantadora Fabiana Berto por Fernandinha e reagiu (13/14).

Quando o placar marcava 17/13 para o Rexona-Ades, um dos momentos mais bonitos do jogo ficou por conta da líbero Fabi, que fez três defesas num mesmo rali, e arrancou aplausos de todo o ginásio.

Após o Rexona-Ades abrir 19/14, a passagem de Carol Gattaz no saque desestabilizou a recepção adversária. Eficiente no bloqueio, o Finasa/Osasco ainda diminuiu a diferença 18/19 e virou: 22/20. Assim como na primeira parcial, o time paulista chegou primeiro ao set point (24/23). Ponto para um lado, ponto para o outro… Até que bem marcada por Fabiana e Dani Lins, a ponteira Paula Pequeno foi bloqueada e o Rexona-Ades fechou em 27/25.

No terceiro set, o Rexona-Ades repetiu a sua formação inicial, enquanto o Finasa/Osasco começou com a levantadora Fernandinha no time titular. As cariocas aproveitaram um pequeno momento de desconcentração das adversárias e abriram três pontos de vantagem (5/2). Mas os saques forçados, principalmente os de Elisângela e Natalia, e a rápida distribuição de Fernandinha reequilibraram a partida.

Após chegar ao empate (6/6), o Finasa/Osasco virou o placar (14/11). O técnico Bernardinho fez a inversão do cinco em um: pôs em quadra a levantadora Camilla Adão no lugar de Renatinha e a atacante Amanda no de Dani Lins. No Finasa/Osasco, o treinador Luizomar de Moura colocou Adenizia na vaga de Carol Gattaz. Explorando as cortadas de Sassá e Regiane, o Rexona-Ades reagiu e chegou ao empate (19/19). Quando Renatinha e Dani Lins voltaram à quadra, as cariocas viraram o marcador: 21/20.

O set prosseguiu de forma eletrizante e o Finasa/Osasco recuperou a vantagem no placar após um bloqueio de Paula Pequeno sobre Renatinha (22/21). Numa cortada de Renatinha na rede, mais uma vez a equipe paulista chegou primeiro ao set point (24/22). E por pouco não permitiu a virada das adversárias, que empataram depois de um ataque de Sassá (24/24). Desta vez, a experiência de Paula Pequeno no momento decisivo foi fundamental e o Finasa/Osasco fechou o terceiro set em 26/24.

No quarto set, a ponteira Paula Pequeno continuou atacando com eficiência e, após um bloqueio de Natalia sobre Renatinha, o Finasa/Osasco fez 8/5. O ritmo continuou o mesmo até o tempo técnico (16/13 a favor das paulistas). Num ace de Elisângela, a diferença aumentou para seis pontos: 19/13. Na passagem de Thaisa pelo saque, o Finasa/Osasco perdeu um pouco da eficiência no ataque e as cariocas fizeram três pontos seguidos, diminuindo a diferença (22/19). O time de Luizomar de Moura levou a partida para o tie-break, após um bloqueio de Valeskinha sobre Regiane: 25/19.

No quinto set, o Rexona-Ades manteve a sua formação inicial, enquanto o Finasa/Osasco começou mais uma vez com Adenizia e Fernandinha. O bom aproveitamento no bloqueio e no ataque de Adenizia, assim como o saque eficiente de Elisângela, ajudaram o time paulista a abrir vantagem no placar: 12/4. Até que, num ataque de Natalia, o Finasa/Osasco fechou em 15/9.

ANÁLISE DA PARTIDA

Fabi, líbero do Rexona-Ades – “Nossa equipe começou bem, imprimindo o ritmo. O jogo foi bastante disputado, mas o tie-break não diz o que foi a partida”.

Helio Griner, assistente técnico do Rexona-Ades – “O jogo foi de alto nível técnico. Ganhamos os dois primeiros sets e tivemos chances de fechar o jogo. Mas deixamos o Finasa/Osasco ganhar confiança e, infelizmente, fomos derrotados”.

Regiane, ponta do Rexona-Ades – “Sabíamos que hoje a partida com certeza seria difícil, equilibrada, com os dois times lutando muito para ganhar. A próxima partida vai ser assim também. Precisamos ter calma lá (em Barueri) para sairmos com a vitória”.

Adenizia, meio-de-rede do Finasa/Osasco – “Estou muito feliz, me sentindo útil. Acho que apresentei um bom bloqueio e ajudei o grupo com bastante vibração. Em Barueri, temos que manter essa vibração e ter mais vontade ainda para fecharmos essa série”.

Fernandinha, levantadora do Finasa/Osasco – “Começamos a partida bem, mas acabamos perdendo os dois primeiro sets. Com muita garra, buscamos o resultado. Todas as jogadoras estão de parabéns. Esta partida mostrou o quanto cada jogadora confia uma na outra. Isso é a prova da força que este grupo tem”, que recebeu de presente de Paula Pequeno o Troféu VivaVôlei. “Recebi este troféu porque, segundo a Paula, eu merecia por ter ajudado o time”.

Luizomar de Moura, técnico do Finasa/Osasco – “Esta partida foi atípica. Jogamos bem os dois primeiros sets e podíamos ter saído daqui perdendo de 3 a 0. A partir do terceiro set, conseguimos impor o nosso jogo e vencemos. No entanto, ainda não ganhamos nada. A série está 2 jogos a 1, mas temos que ter os pés no chão. O Rexona-Ades mostrou durante toda esta Superliga que é um grande time. Mesmo jogando fora de casa, nossas adversárias não irão entregar uma derrota de bandeja. Para sair com o título na próxima partida, temos de nos superar ainda mais”.

EQUIPES

REXONA-ADES – Dani Lins, Renatinha, Sassá, Regiane, Thaisa e Fabiana. Líbero : Fabi. Entraram: Marcelinha, Camilla Adão e Amanda. Técnico : Bernardinho

FINASA/OSASCO – Fabiana Berto, Elisângela, Natália, Paula, Valeskinha e Carol Gattaz. Líbero : Arlene. Entraram: Raquel, Adenizia, Fernandinha e Silvana. Técnico : Luizomar de Moura

Fonte: CBV

Veja também: