Federação Paulista de Volleyball

FPV

Finasa/Osasco supera Brasil Telecom

06 abr 2008

Rio de Janeiro – O Finasa/Osasco (SP) saiu na frente nas semifinais da Superliga feminina de vôlei 07/08 ao derrotar, na tarde deste domingo (06.04), o Brasil Telecom (SC) por 3 sets a 2, com parciais de 23/25, 25/16, 25/10, 21/25 e 15/11. O jogo, realizado na cidade catarinense de Brusque, teve a duração de 2h17. A maior pontuadora da partida foi Lia, da equipe catarinense, com 27 pontos, cinco a mais que Paula Pequeno, do time paulista, considerada a melhor jogadora em quadra, levando o Troféu VivaVôlei.

Finasa/Osasco e Brasil Telecom voltarão a se enfrentar no próximo sábado (12.04), no ginásio José Correia, em Barueri (SP), às 10 horas, com transmissão ao vivo pela TV Globo e pelo canal Sportv. Em caso de nova vitória, o elenco de Osasco estará na decisão do título da Superliga 07/08.

A outra semifinal, reúne Rexona-Ades (RJ) e Pinheiros/Blausiegel (SP). A segunda partida da série de melhor de três entre estas duas equipes, será disputada na próxima sexta-feira (11.04), no ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, a partir das 20h30. No primeiro confronto, em São Paulo, ontem (sábado), o Rexona-Ades venceu por 3 a 1.

O Brasil Telecom, vice-campeão do primeiro torneio da fase classificatória da Superliga 07/08, ganhou o set inicial em uma excelente virada. Após estar perdendo por seis pontos – o marcador chegou a 2/8, 3/9 e 4/10 –, o sistema defensivo do time catarinense funcionou, enquanto Lia passou a definir todas as finalizações com muita precisão.

No set seguinte, o saque e o bloqueio do Finasa/Osasco foram mais eficientes. Além disso, a equipe paulista, campeã do primeiro e terceiro torneios da fase classificatória desta Superliga 07/08, conseguiu anular as jogadas de ataque de Lia. Já o terceiro set, foi o mais tranqüilo para o time paulista. Seu sistema defensivo funcionou muito bem, e apenas nos contra-ataques, marcou 11 pontos.

O equilíbrio marcou o início do quarto set. O placar esteve empatado até 5/5. A partir daí, o que se viu foi uma superioridade do Brasil Telecom, incentivado pela sua torcida. Com dois pontos de bloqueio, dois ataques de Érika, outro no saque de Fabi Berto, e um erro de finalização de Elisângela, a equipe catarinense abriu 11/5 no marcador. Uma diferença que conseguiu administrar até o fim, mostrando boas defesas e eficiência nos contra-ataques.

No quinto e decisivo set, os três primeiros pontos do Finasa/Osasco foram marcados por Natália, sendo um de ataque e dois consecutivos de bloqueio. A diferença aumentou com Dani Scott bloqueando a finalização adversária, e em uma bola para fora do Brasil Telecom. O time catarinense ainda tentou uma reação. O Finasa/Osasco vencia por 13 a 6, e a equipe da cidade de Brusque marcou cinco pontos seguidos – dois de bloqueio, dois em contra-ataques, e outro em um erro de finalização de Elisângela. Mas a vitória da equipe de Osasco veio em um ataque desperdiçado pelo Brasil Telecom: 15/11.

O Finasa/Osasco assinalou na partida 15 pontos de bloqueio, cinco de saque, 63 de ataque e ganhou 26 pontos em erros do adversário. O Brasil Telecom marcou 10 no bloqueio, um no saque, 51 nas finalizações e 25 em falhas do time paulista.

Após esta primeira rodada das semifinais da Superliga feminina 07/08, Paula Pequeno segue líder no ranking das estatísticas no ataque, com um aproveitamento de 26.54%. Sua companheira no Finasa/Osasco, Adenízia, lidera no bloqueio (34.97%).

Thaisa, do Rexona, é dona do melhor saque (9.26%). Sua companheira de equipe, Dani Lins, é a melhor defensora (54.68%) e levantadora (30.24%). Na recepção, de acordo com as estatísticas da Superliga 07/08, Camila, do São Caetano/Detur, lidera com 56.21% de aproveitamento.

Joycinha, do Pinheiros/Blausiegel, continua sendo a maior pontuadora desta Superliga 07/08, com 354 pontos (307 de ataque, 28 de bloqueio e 19 de saque). Joycinha tem um ponto a mais que Lia, do Brasil Telecom, que aparece em segundo lugar.

No ranking por equipes, o Rexona-Ades lidera as estatísticas em cinco fundamentos: ataque, saque, levantamento, recepção e defesa. Já o Finasa/Osasco é o primeiro colocado no bloqueio.

EQUIPES

Brasil Telecom – Fabi Berto, Juzinha, Renata, Edna, Lia e Érika. Líber Verê. Entraram: Kika, Luciana, Karin Rodrigues e Betina. Técnico: Maurício Thomas.

Finasa/Osasco – Carol Albuquerque, Elisângela, Paula Pequeno, Adenízia, Danielle Scott e Natália. Líber Marcela.Entraram: Suelle, Silvana, Tandara e Ana Tiemi. Técnico: Luizomar de Moura.

Fonte: CBV

Veja também:

Rua Dr. Rafael de Barros, 596
CEP: 04003-043 - São Paulo, SP
(11) 3053-9560