18 nov 2008
Fonte: CBV
Rio de Janeiro – Uma vitória por qualquer placar nesta quarta (19.11) assegurará o Finasa/Osasco (SP) como segundo finalista do primeiro turno da Superliga Feminina de Vôlei 08/09 – o Rexona-Ades (RJ) já está classificado para a decisão no próximo domingo (23.11). Pelo grupo B, o Finasa/Osasco receberá o Pinheiros/Mackenzie (SP) no ginásio José Liberatti, em Osasco, às 19h30.
A quinta rodada será complementada com mais três partidas. Pelo grupo A, o Vôlei Futuro (SP) enfrentará o São Caetano/Blausiegel (SP), às 20 horas, no ginásio Plácido Rocha, em Araçatuba (SP). Na chave B, além de Finasa/Osasco (SP) e Pinheiros/Mackenzie (SP), o Sport/Mauricio de Nassau (PE) receberá o Praia Clube/Futel (MG), no ginásio Marcelino Lopes, no Recife, às 20h30 (horário de Brasília).
O técnico do Finasa/Osasco, Luizomar de Moura, ressaltou que as jogadoras da sua equipe estão conscientes de que a vaga para a decisão do primeiro turno depende apenas delas.
“A equipe está vindo de uma semana importante com a conquista dos Jogos Abertos do Interior em uma final bem disputada contra o São Caetano/Blausiegel. As jogadoras sabem das dificuldades que encontrarão na partida, mas estão concentradas e determinadas para buscar a vaga para a final. O Pinheiros/Mackenzie não começou bem a Superliga, porém é um grande adversário. Dentro do nosso planejamento, desde o início, estava traçado que esta partida seria decisiva para o Finasa/Osasco neste primeiro turno”, diz Luizomar, que contará com o grupo completo, inclusive, com a levantadora Ana Tiemi, já recuperada de contusão.
Nas estatísticas da Superliga 08/09, o Finasa/Osasco tem duas jogadoras na liderança. Lia é a melhor atacante, com 40% de aproveitamento, e defesa, com 68,97%. No bloqueio, a primeira colocação é de Thaísa, com 41,30% de eficiência-. Paula Pequeno se destaca como segunda defensora (68,89%) e terceira atleta mais bem posicionada no ataque (32%). Na recepção, Sassá está em segundo lugar, com 56,60%, e a levantadora Carol Albuquerque aparece em terceiro na posição.
Pelo lado do Pinheiros/Mackenzie, o saque é o principal fundamento, e Lígia é a terceira colocada nas estatísticas da competição, com 11,27% de aproveitamento. E é nisso que o técnico Paulo Coco está apostando diante do Finasa/Osasco.
“Temos que correr risco e sacar bem para dificultar que a bola chegue boa para a Carol. O Finasa/Osasco erra pouco e por isso temos que jogar bem taticamente”, adianta Paulo Coco. O Pinheiros/Mackenzie perdeu duas partidas, ambas por 3 sets a 2, neste primeiro turno da Superliga 08/09: para o Praia Clube/Futel (MG) e o Minas Tênis Clube (MG).
“Tivemos pouco tempo para recuperar fisicamente as jogadoras depois que disputamos duas competições seguidas. Mas, agora, o grupo está retornando ao seu melhor”, completa o técnico do Pinheiros/Mackenzie.
Na semana passada, pelo grupo A, o Rexona-Ades garantiu a vaga na final do primeiro turno da Superliga 08/09 ao derrotar o Brasil Telecom por 3 sets a 1, no Rio de Janeiro. A equipe carioca é a única invicta na competição, com apenas um set perdido. O Finasa/Osasco ocupa o quarto lugar – com um jogo a menos – na classificação geral, com uma derrota. Seu adversário desta QUARTA, o Pinheiros/Mackenzie está na sétima posição, com duas vitórias e duas derrotas.
A final do primeiro turno da Superliga 08/09 ainda não tem local e horário definidos. Time de melhor campanha, o Rexona-Ades terá a vantagem de jogar no Rio de Janeiro.
EQUIPES
FINASA/OSASCO – Carol Albuquerque, Lia, Paula Pequeno, Sassá, Thaisa e Adenízia. Líbero – Camila Brait. Técnico – Luizomar de Moura.
PINHEIROS/MACKENZIE – Na última partida o time começou com Fabiana Berto, Tandara, Fernanda Garay, Thais, Lígia e Angela. Líbero – Arlene. Técnico – Paulo Coco
© 2024 Federação Paulista de Volleyball